Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos do Rio do Grande do Sul estão em Capítulo

14/10/2013

Notícias

capit

capitulo2Os frades franciscanos da Província de São Francisco de Assis, que abrange todo o Rio Grande do Sul, estão em Capítulo Provincial, no Convento São Boaventura da cidade de Imigrante. O visitador Frei Valmir Ramos, da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, de Franca (SP), presidiu a celebração de abertura neste domingo (13/10), às 20h30.

O Capítulo, como se chama nas Ordens religiosas, é uma assembleia dos frades e pretende ser um momento de revisão e reorganização da vida e missão dos frades no Rio Grande do Sul e nas suas frentes de missão. A previsão é que termine no próximo dia 18.

Este Capítulo tem como tema “Viver a Vocação Franciscano no Mundo” e, como lema, “Irmãos, vamos recomeçar!” e vai eleger um novo governo provincial. Ele marca a despedida de Frei João Inácio Müller, atual Provincial, que foi nomeado recentemente bispo da Diocese de Lorena.

localSegundo Frei Albano Bohn e Frei Tiago Frey, da equipe de Comunicação, a partir da homologação do Definitório Geral da Ordem, os frades candidatos à eleição do novo governo são: Frei Inácio Dellazari, Frei Olávio José Dotto, Frei Arno Frelich, Frei Armando Mariani e Frei Nelson Mülller.

A história da Província de São Francisco de Assis está ligada à Província de Santa Cruz, com sede em Minas Gerais. No dia 7 de maio de 1900, chegava ao Rio de Janeiro os fundadores do comissariado da Santa Cruz, hoje Província: os holandeses Frei Burges (1º comissário provincial) e Frei Frederico Voorvelt. Em 1926, este Comissariado estende-se ao Rio Grande do Sul (Bela Vista do Fão).

Em 1949, o Comissariado Santa Cruz se torna Província independente. Em 1966, no dia 22 de fevereiro, a Custódia São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul, é desmembrada da Província da Santa Cruz, tendo como sede a capital Porto Alegre. Em 1976, no dia 4 de outubro, torna-se Província.