Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Documento mostra como é a estrutura da Ordem dos Frades Menores através de suas Conferências

14/02/2024

Notícias

Foi publicado em versão digital o documento “As Conferências na OFM: evolução histórico-jurídica e novos desafios para o futuro”, que oferece uma visão geral das Conferências dos Ministros Provinciais da Ordem.

O Capítulo Geral de 2021 formulou um mandato (nº 31) que diz o seguinte:

O Ministro Geral e o seu Definitório devem realizar uma revisão completa da atual estrutura da Conferência e, onde seja necessário, fazer ajustes na configuração da estrutura da Conferência, incentivando o diálogo e o intercâmbio entre o Definitório Geral, as Entidades e as Conferências.

Para cumprir este mandato, o Definitório Geral, no final de 2022, nomeou uma Comissão para realizar um estudo sobre as Conferências da Ordem, formada por Frei Claudio Durighetto, Frei Francisco Gómez Vargas, Frei César Kulkamp, ​​​​Frei Cesare Vaiani.

A Comissão elaborou um documento que visa oferecer alguns elementos para uma melhor compreensão da história passada e da realidade atual das Conferências de Ministros Provinciais da Ordem dos Irmãos Menores.

O texto é composto por quatro capítulos, não tão longos: no primeiro, propõe-se uma breve história “institucional” das próprias Conferências e, no segundo, uma leitura da evolução das normas jurídicas da Ordem que as regulou; o terceiro capítulo oferece uma avaliação qualitativa das estruturas de governo da Ordem que emergiram do Capítulo Geral de 2021, e o quarto tenta elaborar algumas reflexões germinais para o futuro.

Baixe o documento na versão em espanhol.