Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maio: mês intenso no Pró-Vocações e Missões Franciscanas

06/06/2019

Notícias

São Paulo (SP) – O mês de maio é marcado por uma comemoração muito especial, o dia das mães. Também tempo de muitas devoções marianas: terço, ladainhas e no final do mês, a Coroação de Nossa Senhora. Em muitas de nossas fraternidades, foram momentos ímpares de profunda manifestação do sagrado na vida das pessoas e das comunidades de fé.

Para esta frente, dedicada a divulgar o carisma e a espiritualidade de Francisco de Assis e também motivar os nossos paroquianos a corresponsabilidade na ajuda na formação e missões franciscanas, foram dias de visitas e encontros nas fraternidades, em quatro cidades do estado de Santa Catarina.

A primeira cidade visitada foi Santo Amaro da Imperatriz. Os frades, como sempre, acolheram-nos muito bem. Foram dias de agradável convívio, partilha e experiências junto ao povo daquela linda cidade catarinense. Destacamos as lindas celebrações pela passagem do dia das mães e novenas em preparação à Festa do Divino. O povo, como sempre, muito atento e generoso ao convite para ser um benfeitor franciscano. Agradecemos a todos os corações generosos e na próxima visita queremos passar também por algumas comunidades dos bairros e arredores do centro da cidade.

Em seguida, nosso GPS estava programado para visitar a cidade de Rodeio. Para nós, franciscanos, um lugar especial, pois ali recebemos pela primeira vez o hábito franciscano. Fomos fraternalmente acolhidos entre os dias 16 e 19 de maio pelos frades da fraternidade do noviciado, pelos noviços e pelos frades da Paróquia São Francisco. Ao povo desta linda cidade catarinense, incrustada ente as montanhas no vale do Itajaí, nosso fraterno abraço.

De lá, fomos à serra catarinense e descemos ao famoso Vale das Graças, a conhecida cidade de Angelina. Chegamos numa manhã chuvosa e fria, mas a acolhida carinhosa e fraterna dos confrades aqueceu o coração. Ali permanecemos vários dias para preparar o Encontro Regional de Benfeitores, que foi realizado no dia 26. Muitos agradecimentos aos frades e colaboradores da paróquia, também aos corações generosos que se dispuseram a nos ajudar.

Nos últimos dias de maio e primeiros dias de junho, visitamos a Fraternidade Santo Antônio e o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Blumenau. Fomos acolhidos pelos frades e pelo povo de Deus que se demostrou muito cortês e interessado em ajudar na formação dos jovens frades franciscanos. Frei Nelson José Hillesheim apresentou à comunidade os cinco jovens que estão se preparando e explicou que do noviciado em diante, a formação é custeada pela Província. Ele afirmou que graças à generosidade e partilha do povo de Deus, é possível oferecer uma boa formação aos candidatos à vida religiosa franciscana.

À fraternidade e aos blumenauenses, catarinenses e gente de toda a federação que lá residem, o nosso fraterno abraço e muito obrigado.

Nossas próximas visitas estão agendadas para o mês de julho em Lages, Curitibanos, Xaxim e Coronel Freitas e em Vila Velha (ES). Rezemos sempre pelas vocações e Missões Franciscanas, para que possamos, em fraternidade, crescer na minoridade evangélica e no serviço ao Reino de Deus.

Frei Alexandre Rohling
Pró-Vocações e Missões Franciscanas

Seja você também um benfeitor franciscano