Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Live inicia comemorações do centenário de Dom Paulo Evaristo Arns

14/09/2020

Notícias

Neste dia 14 de setembro, segunda-feira, dia de aniversário de Dom Paulo Evaristo Arns, uma live iniciará as comemorações do centenário do cardeal, que completaria cem anos em 2021. Repleta de ilustres participantes que conviveram com dom Paulo, a live acontecerá às 20h, pelo Facebook do Juca Kfouri, em @BlogdoJucaKfouri

O cardeal dom Paulo Evaristo Arns, um dos mais importantes humanistas brasileiros do século XX, será homenageado em uma live dedicada a debater o seu legado e a atualidade de suas reflexões. O encontro virtual, que comemora o aniversário de seu nascimento, dia 14 de setembro, será transmitido pelo Facebook, às 20h, abrindo o calendário festivo do centenário do cardeal, celebrado em 2021. A ocasião também marca o início da divulgação da grandiosa exposição sobre o cardeal que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a partir de março do próximo ano.

A live sobre dom Paulo, um dos grandes protagonistas da redemocratização do país, será transmitida pelo Facebook do jornalista Juca Kfouri (@BlogdoJucaKfouri) e contará com as seguintes participações: ex-ministro José Gregori; os deputados estaduais Enio Tatto e Carlão Pignatari (anfitriões da exposição na Alesp); a socióloga Maria Victoria Benevides; o cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer; os jornalistas Juca Kfouri e Jan Rocha, e os cientistas políticos Anivaldo Padilha e Maria Hermínia Tavares. O encontro virtual será mediado pela jornalista, biógrafa e curadora da exposição que homenageia dom Paulo, Evanize Sydow.

Cardeal da liberdade e guardião dos direitos humanos, dom Paulo Evaristo Arns foi figura central no processo de redemocratização do país. Sua trajetória foi constantemente marcada pela justiça social, defesa dos excluídos e dos trabalhadores. Tudo isso o credencia para a alcunha pela qual escolheu ser lembrado, segundo suas próprias palavras, como “cardeal do povo”. Em março deste ano, foi aberta a Exposição Dom Paulo Evaristo Arns, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, interrompida pela pandemia do novo coronavírus. Mas o tão aguardado retorno da série de exposições sobre Dm Paulo, que vêm se realizando desde 2018, vai acontecer em março do próximo ano, na Alesp, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sob curadoria das biógrafas do cardeal e jornalistas Evanize Sydow e Marilda Ferri, em dimensões ampliadas e com diversos recursos imersivos e digitais.

Live Dom Paulo Evaristo Arns – 100 anos

Local: @BlogdoJucaKfouri no Facebook

Dia e horário: Dia 14 de setembro, segunda-feira, às 20h