Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Linha de ônibus exclusiva e exposição sobre Santo Antônio são diferenciais

03/06/2014

Notícias

santos

onibus

A alternativa de transporte coletivo foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Santuário, a Prefeitura de Santos e a Viação Piracicabana 

Andar pelas ruas do Centro histórico no período noturno para ir ao Santuário de Santo Antônio do Valongo não é mais problema para aqueles que não têm o hábito de fazer o caminho. Desde o último domingo (1), os devotos do santo casamenteiro que vão participar da Trezena 2014 contam com uma linha de ônibus exclusiva para o evento, que deixa os fiéis na porta da festa.

O coletivo identificado com o logotipo da Trezena 2014 é gratuito e sai do Terminal Valongo diariamente em quatro horários: 18 e 18h30 (ida) e 22 e 23 horas (volta). Com esta facilidade, mais pessoas poderão participar das missas e quermesse, além de prestigiar a exposição do padroeiro do Santuário.

O serviço funcionará até 13 de junho, Dia de Santo Antônio, e encerramento da festa. A alternativa de transporte coletivo foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Santuário, a Prefeitura de Santos e a Viação Piracicabana

santo_anExposição sobre Santo Antônio – Imagens diversas de Santo Antônio, com as mais variadas origens, estão expostas dentro da Igreja, trazendo verdadeiras relíquias do catolicismo. Imagens centenárias, de vários tamanhos, nacionais e internacionais, em pano, barro ou resina compõem o cenário de fé e admiração. Todas as imagens do santo casamenteiro ou Doutor da Igreja, como também era conhecido, trazem o Menino Jesus no colo.

“Nossa festa está muito bonita e cheia de novidades. Aqui você celebra conosco e vive uma rica experiência de fé, participa do banquete Eucarístico, conhece um pouco mais da história do nosso Santo Antônio, padroeiro do Valongo, assim como pode se divertir na nossa quermesse, que a cada ano está mais bonita. Todos os trabalhadores são voluntários e integrantes da nossa comunidade. Eles preparam tudo com muito carinho para você, com o objetivo de evangelizar”, disse frei Rozântimo Antunes Costa.

Missas e quermesse – A festa é encerrada em 13 de junho, quando os fiéis celebram o padroeiro. Com o tema “Santo Antônio, mestre da vida” e o lema “Um convite a seguir os passos do mestre”, a Trezena conta com a participação de milhares de pessoas, com missas diárias a partir das 19 horas, seguidas pela quermesse com barracas de comidas e bebidas típicas, shows de artistas locais e brincadeiras,  numa área totalmente coberta para  melhor acolher a todos, graças  a generosidade  dos nossos patrocinadores e apoiadores , pois sozinhos jamais conseguiríamos executar tão grandioso evento.

A abertura aconteceu no sábado (31), com a coroação de Nossa Senhora, em missa celebrada por fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, a Matriz do Valongo. As celebrações litúrgicas são presididas por Frei Rozântimo Antunes Costa, Frei André Becker e Frei Hipólito Martendal, além de sacerdotes convidados de outras paróquias, que vêm com suas comunidades celebrar no Valongo até o dia 13.

História – Santo Antônio é um dos santos mais populares do catolicismo e a fé depositada nele é celebrada no Valongo desde 1640, quando os franciscanos fundaram o templo religioso. A comunidade eclesial conta com diversas pastorais e a Ordem Franciscana Secular (OFS), que realizam uma série de ações evangelizadoras e sociais, como o cursinho de pré-vestibular comunitário Educafro, a cooperativa de fábrica de vassouras a partir de garrafas pet, a Escola de Informática e Cidadania (EIC), entre outros.

O Santuário Santo Antônio do Valongo integra o patrimônio histórico e cultural da Região, compondo o Centro Histórico de Santos. O local é visitado por turistas de toda a parte e bastante procurado por noivos porque Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro. O bairro passa por um momento ímpar de revitalização, com a construção das torres da Petrobras atrás do Santuário e do Museu Pelé, à frente do templo religioso.