Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coral dos Canarinhos de Petrópolis recebe novos integrantes

25/02/2019

Notícias

Daniela Moreira

Petrópolis (RJ) – O último domingo (24) marcou o início de um novo ciclo para o Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Doze meninos participaram da cerimônia de Investidura e passaram a integrar o coro de meninos mais antigo do Brasil, que comemora em 2019, 77 anos de existência. A nova formação do coral passa a contar com 68 integrantes.

Para entrar nos Canarinhos, os doze meninos participaram de um processo de seleção e, durante um ano, passaram por uma etapa preparatória no Curso de Aprendizes. Neste período, tiveram aulas de técnica vocal, teoria musical, solfejo, ritmo e flauta doce.

A presença de coros na Igreja Católica é uma tradição milenar e o ritual de Investidura acontece anualmente, seguindo as normas da Federação dos Meninos Cantores do Brasil, filiada à Federação Internacional Pueri Cantores, com sede em Roma.

“Durante a cerimônia, os meninos dizem sim para um ministério milenar dentro da Igreja. Por isso, é um rito tão importante. Eles aceitam, publicamente, o compromisso e assumem uma responsabilidade de louvarem a Deus através da música. Esta é uma missão grandiosa, que exige despojamento e renúncia”, afirmou Frei Marcos Andrade.

A cerimônia começa com a Celebração Eucarística. Cada novo integrante escolhe previamente um padrinho ou madrinha, que participa do evento segurando as novas vestes e ajudando a colocá-las. Após recebê-las, eles cantam sozinhos uma das estrofes da canção “Onde o Amor e a Caridade”, para depois se juntarem ao grupo vocal. A Missa foi encerrada pelo Coral com sua nova formação, apresentando “Magnificat”, de Hendrik Andriessen.

Para o maestro do Coral dos Canarinhos e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Marco Aurélio Lischt, a investidura é um momento sempre muito feliz: “Há 77 anos, levamos a missão de cantar e formar estes meninos para um mundo melhor. A música faz com que a gente se enobreça”.

Ingressam no Coral dos Canarinhos de Petrópolis os sopranos Arthur Lopes dos Santos, Arthur Telle Silva de Paula, Bernard José F. de O. Moreira Mayworm, Caio Marques Pulga Gandara, Caique José de Oliveira Almeida, Cristian Correa Berlindo, Davi Nogueira Natario, Eric Carandina Vargas Freitas, Felipe Kronemberger Rodrigues, Gabriel Caetano Esteves, Guilherme Starck dos Santos, Rodolfo Muniz Walter.

Mais informações sobre as atividades do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser consultadas pelo telefone (24) 2104-4141, pelo Facebook http://fb.com/canarinhosdepetropolis ou pelo site www.canarinhos.com.br.