Leitorado na Paróquia Santo Antônio em Sorocaba
30/06/2022
Sorocaba (SP) – Na terça-feira, 28 de junho, na Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba (SP), Eduardo dos Santos recebeu o Ministério do Leitor em Celebração presidida pelo Bispo Dom Julio Endi Akamine, com a participação de Frei Gilberto Marcos S. Piscitelli (pároco), Frei Rozântimo A. Costa (vigário), diácono Antônio João Tamiozzo e Pe. José Edmilson Santos Silva (Paróquia São João Batista – Salto de Pirapora). Também participaram desta celebração, às 19 hors, os seminaristas Marcos Tassi, Bruno Henrique, Marcelo Alves e Ricardo Gonçalves
Esse rito é uma das etapas do processo formativo do futuro diácono ordenado da Arquidiocese de Sorocaba. Antes de serem ordenados diáconos, os candidatos recebem os ministérios do Leitorado e o Acolitado.
O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o Evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.
Privilégio com Responsabilidade
Em sua homilia, Dom Julio explicou aos fiéis sobre os ministérios extraordinários e os ministérios ordenados e suas funções não somente na paróquia, mas também na sociedade.
Partindo da Primeira Leitura da Profecia de Amós, Dom Julio falou sobre ser escolhido para servir a Deus e o privilégio que é ser instituído ou ordenado aos ministérios, mas que com o privilégio do ministério há também a responsabilidade que o escolhido deve ter diante de sua decisão.
Dom Julio refletiu também sobre o Evangelho do dia, o qual nos fala sobre a fé e a confiança que precisamos ter, não somente diante das adversidades, mas sim em todos os momentos que a vida nos coloca e que assim Ele cuidará de cada um.
Texto e Fotos: Pascom Paróquia Santo Antônio de Sorocaba