Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da Vozes para presentes de Natal

11/11/2019

Notícias

 

Sermões

Santo Antônio

Santo Antônio (1195-1231) é popularmente reconhecido como grande pregador. A Igreja, sabiamente, atribuiu ao frade menor o título de “doutor evangélico”, justamente pela relevância dos evangelhos em sua obra. Para Antônio a fundamentação bíblica é imprescindível para uma boa teologia e para uma boa pregação. Isso faz com que seus textos sejam, ainda hoje, ensinamentos pertinentes e de uma beleza poética.

É comum ao imaginário popular a cena do pregador, rodeado de ouvintes que, atentos, escutam seus ensinamentos. E por mais que cada discurso de Antônio seja chamado de sermão, trata-se de uma abordagem teológica acerca de um tema que não abdica de uma exímia fundamentação bíblica. A maioria dos sermões aqui apresentados era destinada a seus confrades, preparando-os teologicamente para que anunciassem o Evangelho.

A obra de Santo Antônio, seja pelo objetivo que se propôs, seja pelo método seguido, pode ser definida como um tratado de doutrina sagrada extraída da Escritura, e não uma simples série de homilias. Tem somente a estrutura exterior do sermão; esta é apenas um gênero literário, ou seja, um método para transmitir o ensinamento. É a Sagrada Escritura que fornece toda a estrutura interna e essencial.

As palavras de Antônio possibilitam ao leitor adentrar à Palavra, saciando o anseio por Deus. Sem nenhuma pretensão de substituir as Escrituras, mas de aproximá-las de seus ouvintes, os sermões de Antônio são palatáveis palavras que transmitem a literatura e a espiritualidade medieval.

O livro da felicidade

Joan Chittister

Joan Chittister é beneditina, autora best-seller e palestrante conhecida internacionalmente. Já participou de diversos programas, incluindo o da renomada apresentadora americana Oprah Winfrey. É defensora da justiça, paz e igualdade, especialmente para as mulheres do mundo todo, e é uma das mais influentes líderes sociais e religiosas do nosso tempo.

Escreveu vários livros que buscam entender o ser humano em perspectiva existencial e religiosa, com linguagem sempre atual e vivencial. Esta nova obra tem a felicidade como tema central.

Para Chittister, a felicidade não é um derivado da riqueza ou do sucesso, mas uma qualidade pessoal a ser aprendida, regida e destemidamente exercida. Porém, muitos, erroneamente, acreditam que a felicidade resulta de ter bastante dinheiro, fama, conforto, sucesso mundano ou até pura sorte.

Ao longo destas páginas, Chittister desenvolve “uma arqueologia da felicidade” enquanto conduz uma “escavação” através da sociologia, biologia, neurologia, psicologia, filosofia, história e religiões, oferecendo insights inspiradores que ajudarão peregrinos de todos os lugares a aprenderem a cultivar a verdadeira e duradoura felicidade dentro de si mesmo.

Joan Chittister é autora também de “Para tudo há um tempo” e “Entre a escuridão e a luz do dia”, ambos publicados pela Editora Vozes.

Este livro é uma ótima opção de presente para o Natal!!

Santa Clara de Assis
Época, carisma e espiritualidade

Fr. José António Correia Pereira

Quem conhece Santa Clara de Assis apenas através de respigadas biografias de São Francisco de Assis, como de alguém que só tivesse vida e movimento na órbita do Santo de Assis, ficará surpreendido ao encontrar neste livro o retrato de uma mulher de forte personalidade, pensamento autônomo e vontade própria que, pela sua vida e obra, marcou o seu tempo e  se  projetou  na  história.

Os resultados da investigação histórica mais recente e os numerosos estudos publicados sobre Santa Clara revelam a coragem e determinação de uma mulher que sempre soube lutar pelos seus ideais, e mostram claramente que ela é não apenas a fundadora de uma nova comunidade religiosa, mas a iniciadora de uma nova forma de pensar e viver a vida religiosa feminina, prenunciando, com muita antecedência, a problemática contemporânea sobre a importância e o lugar da mulher na Igreja e na sociedade.

Fr. José António Correia Pereira, sacerdote franciscano, é membro da Província Portuguesa da Ordem Franciscana. Além de Portugal, estudou e trabalhou na Alemanha, Guiné-Bissau e Moçambique. Em 1985 publicou a primeira edição dos Escritos de Santa Clara em português, cuja segundaedição saiu dez anos depois. Foi diretor do Centro de Franciscanismo da Família Franciscana Portuguesa durante três anos e diretor da Editorial Franciscana durante quinze anos.