Lançamentos da semana
09/04/2015
Anselm Grün
Autor reconhecido mundialmente por suas obras sobre espiritualidade e autoconhecimento, Anselm Grün trás nesta nova obra uma seleção de orações que são oriundas da tradição beneditina e outras, que estão próximas ao espírito beneditino. O autor escreveu também orações inspiradas na experiência das instituições monásticas. Para os monges, oração significa: oferecer a Deus sua vida inteira, sua verdade mais íntima, para que o Espírito de Deus possa permear tudo em nós, e nos transformar.
Segundo Grün: Na oração, ofereço a Deus os meus sentimentos, as minhas afeições, os meus medos, para que, através deles, eu possa sentir Deus como o fundo mais recôndito da minha alma e onde encontro tranquilidade. Bento significa: “o abençoado”. Orar, para São Bento, significa também, colocar tudo sob a bênção de Deus: a mim mesmo, as pessoas e a realidade deste mundo, para que possamos vivenciar que tudo pode vir a ser uma bênção para nós e que, nós mesmos, somos uma bênção para as pessoas. O objetivo de orar, pedir, louvar e abençoar é “que Deus seja glorificado em tudo”.
Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.
N º DE PÁGINAS: 272
Crescer em Comunhão – Catequese Crismal
Catequista e Catequizando – Volume 4
A coleção Crescer em Comunhão, revista e ampliada, procura oferecer um itinerário de educação da fé para catequistas, catequizandos e famílias, como caminho para o encontro com Jesus Cristo. Para isso, integra os elementos essenciais da iniciação à vida cristã, oferecendo encontros orantes e centrados na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja.
Esta edição revisada traz também subsídios destinados aos familiares, oferecendo-lhes reflexões para acompanhar seus filhos em sua formação cristã e assim atender a missão evangelizadora da Igreja para a família, compreendida como núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial.
Para desenvolver o processo de educação da fé, visando propor uma experiência de encontro íntimo e pessoal com Jesus Cristo, os temas de cada volume se constituem de reflexões orantes, fundamentadas na Palavra de Deus, para ajudar a família na tarefa de assumir e viver plenamente a proposta de Jesus Cristo.
Catequista – N º DE PÁGINAS: 152
Catequizando – N º DE PÁGINAS: 184
Gêneros textuais – práticas de leitura escrita e análise linguística
Vanilda Salton Köche e Adiane Fogali Marinello
Gêneros textuais: práticas de leitura escrita e análise linguística é uma obra relevante no ensino de Língua Portuguesa. É o resultado de uma pesquisa-ensino voltada para os gêneros textuais, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul – RS. A obra é indicada tanto para alunos e professores do Ensino Médio como do Ensino Superior.
O livro segue a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere ao aperfeiçoamento da competência comunicativa dos usuários da língua e propõe a leitura, a análise e a escrita de diferentes gêneros textuais, por meio de exercícios diversificados, inovando ao apresentar sugestões de atividades voltadas à prática de análise linguística.
Nesse sentido, a gramática está a serviço da leitura e produção de textos e esse enfoque colabora para a formação de usuários competentes da língua, uma vez que considera as diferentes situações comunicativas em que os gêneros são utilizados como instrumentos de interação social.
Vanilda Salton Köche tem graduação em Língua e Literatura de Língua Portuguesa e Francesa pela Universidade de Caxias do Sul e especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma instituição. Tem mestrado em Letras na área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora da Universidade de Caxias do Sul nas disciplinas vinculadas à leitura e escrita. É coautora dos livros Prática Textual: atividade de leitura e escrita; Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor e Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever, editados pela Vozes. Coordena pesquisa voltada para a leitura, produção textual e prática de análise lingüística a partir de gêneros textuais.
Adiane Fogali Marinello é licenciada em Letras e mestre Em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul. Atua em escola de rede pública do Estado d Rio Grande do Sul, e é professora da Universidade Caxias do Sul nas disciplinas vinculadas à leitura, escrita e supervisão de estágios. É coautora dos livros Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever, editado pela Vozes. Participa de pesquisa voltada para a leitura textual e prática de análise linguística a partir de gêneros textuais.
N º DE PÁGINAS: 152
Práticas de leitura e produção de texto
Rita de Cássia Santos Almeida
O ensino de leitura e produção de texto é um processo contínuo e por isso deve ser constante, estratégico e de responsabilidade de todas as áreas de todos os professores. Mas, como fazê-lo? Como ensinar a ler e a produzir textos?
A leitura deve ser ensinada, como se ensina a fazer cálculos: passo a passo, com verificação e correção de hipóteses levantadas durante o processo e contextualização. Isso deve acontecer por meio de ações sequenciais: antes de ler, durante a leitura e depois que se lê. Da mesma forma deve ocorrer com a produção textual. Esta precisa de tempo, conhecimento prévio, acompanhamento, autoavaliação. Além do mais, uma aprendizagem significativa depende tanto do aluno, motivado para tal, como da metodologia do professor.
Por isso, Práticas de Leitura e Produção de Textos tem o intuito de auxiliar o professor que trabalha na Educação Básica regular, Ensino Médio ou em Educação de Jovens e Adultos. Esse auxílio possibilitará ao professor privilegiar todo o processo de atuação do aluno, sua capacidade de por em prática a leitura compreensiva e interativa, bem como a produção de textos nas múltiplas áreas do ensino.
Rita de Cássia Santos Almeida nasceu em Itapeva/SP. Fez seu Magistério no Instituto Estadual de Educação Prof. Otávio Ferrari. Cursou Letras, Pedagogia, Psicopedagogia, e Mestrado em Educação Sociocomunitária. Foi professora efetiva no Ensino Fundamental, em Escolas Públicas e lecionou no Ensino Médio. Trabalha atualmente como professora e coordenadora do Curso de Pedagogia na FIEL – Faculdades Integradas Einstein de Limeira, interior de S. Paulo. É autora também de “Jogos nas Aulas de Português” (Vozes, 2010).
N º DE PÁGINAS: 112
Roberto S. Kahlmeyer-Mertens
A presença filosófica de Martin Heidegger (1889-1976) é sentida de modo significativo na filosofia contemporânea. Com um vasto legado de obras, Heidegger se tornou um pensador essencial aos séculos XX e XXI, de tal maneira que até seria possível contestar suas posições, mas não ignorá-las.
Conhecido como um pensador que edificou sua filosofia a partir de um diálogo fecundo com a tradição metafísica, Heidegger também é conhecido pela engenhosidade de um projeto filosófico que teve por propósito mais primordial a recolocação da pergunta pelo ser. O resultado é uma filosofia que nos apresenta um modo diferenciado de lidar com as questões metafísicas; que permite um diagnóstico da situação espiritual do pensamento de sua época; que nos ensina que é possível pensar filosoficamente a tradição sem precisar arrolar suas pré-concepções e que, ao fim, joga luz sobre a situação humana a partir de sua existência.
O caráter transformador da filosofia de Heidegger poderá ser conhecido através deste livro de introdução, no qual o Prof. Kahlmeyer-Mertens oportuniza, de modo o máximo uniforme possível, um encontro com os principais projetos filosóficos de Heidegger em conexão aos seus conceitos e questões mais fundamentais.
Roberto S. Kahlmeyer-Mertens é Doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na qual leciona e orienta dissertações para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado); Coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, da Filosofia na UNIOESTE (bolsista da Capes). Membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas e inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais. Entre seus principais livros estão: Filosofia Primeira – Estudos sobre Heidegger e outros autores (Papel Virtual, 2005); Linguagem e método (FGV, 2007) e Heidegger & a educação (Autêntica, 2008).
Nº DE PÁGINAS: 144