Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana – Editora Vozes

16/03/2015

Notícias

CARTAS-DE-ESPERANCACartas de esperança em tempos de ditadura

Frei Betto e Leonardo Boff escrevem a Alceu Amoroso Lima
Organização, introdução e notas de Leandro Garcia Rodrigues

As 25 cartas que compõem este epistolário não são apenas “cartas da prisão”, são cartas das “catacumbas pós-modernas”. Existenciais, circunstanciais, cuja noção de encarceramento não se reduz apenas às dimensões físicas da própria cela, da cadeia; barreiras estas transpostas pelas diversas cartas que circulavam, entrando ou saindo de tais masmorras, acenando com a liberdade vindoura – para alguns detentos; e/ou a despedida – para aqueles que de lá não saíram.
Mais do que cartas da prisão, são textos que evocam a liberdade, que clamam por este direito tão básico do ser humano. Neste sentido, Alceu Amoroso Lima foi o destinatário de Frei Betto e Leonardo Boff, cujas missivas não apenas denunciavam as torturas e os desmandos do Regime Civil-militar instaurado em 1964, mas também evocavam – e clamavam – por justiça e libertação, valores estes que Alceu defendeu veementemente nas inúmeras crônicas que publicou nos jornais brasileiros daquele momento. São “documentos para amanhã”, na expressão do próprio Alceu, documentos para se (re)avaliar a história contemporânea do Brasil.

Leandro Garcia Rodrigues é doutor e pós-doutor em Estudos Lietarários pela PUC-Rio. É autor de “Alceu Amoroso Lima: cultura, religião e vida literária” (Edusp, 2012) e organizou os seguintes epistolários recíprocos: “Correspondência Carlos Drummond de Andrade e Alceu Amoroso Lima” (UFMG, 2014) e “Correspondência Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima” (Edusp, 2014).

Nº DE PÁGINAS: 240

DOGMATICA-CATOLICADogmática católica

Gerhard Ludwig Müller

Dogmática católica é um manual didático compacto, escrito por um único autor, com uma clara diretriz e enfoque antropológico. Contém todos os tratados e foi desenvolvido sob o ponto de vista bíblico, histórico-teológico e sistemático.
O presente projeto sistemático leva em conta a situação específica e sempre cambiante em que o ser humano se aproxima dos temas da Teologia. Para além de uma divisão mecânica dos tratados, a “Dogmática Católica” é uma tentativa de esclarecer a coordenação interna e a compenetração recíproca dos eixos temáticos. Segundo Müller, a teologia nunca pode se dar apenas a partir de uma única perspectiva, mas deve sempre dirigir o olhar para a realidade inteira da aliança de Deus com o ser humano.
A ênfase deste manual de “Dogmática Católica” está em possibilitar uma orientação inicial e atender à necessidade de uma certificação sobre a origem, a direção e o futuro da fé cristã. E busca transmitir os fundamentos primeiros bem como propiciar os impulsos para o aprofundamento dos conhecimentos de fé.

Gerhard Ludwig Müller nasceu em 1947; até 2001 foi professor de Dogmática na Faculdade de Teologia da Universidade de Munique; desde novembro de 2002, é bispo da diocese de Ratisbona.

Nº DE PÁGINAS: 704

HISTORAIA-DA-REPUBLICAHistória da República Romana

Henrique Modanez de Sant’Anna

Situada entre a diplomacia e a violência, a história da República Romana testemunhou grandes realizações e infortúnios, oferecendo ao homem antigo material suficiente para o registro de suas percepções sobre o mundo no qual se via inserido. Atualmente historiadores enxergam essa realidade passada como parte de uma história mais ampla de Roma, tendo as fontes antigas como guia para o que pode ou não ser dito sobre ela. Em suas especificidades, a República romana apresenta-se ao historiador com a mesma importância histórica frequentemente atribuída ao Império, sendo não apenas a forma de governo que o antecedeu, mas também o que lhe possibilitou a existência.
Este livro representa um esforço de síntese e análise dos eventos mais importantes dessa história, de modo a levar o leitor a pensar criticamente sobre ela. A estratégia didática adotada passa pela apresentação de conteúdo factual suficiente para a reflexão sobre questões históricas fundamentais, sempre baseando os argumentos no que pode ou não ser extraído das fontes.
O propósito deste livro é o de oferecer ao leitor uma síntese histórica suficientemente densa, sem, no entanto, realizar um esforço de verticalização que a descaracterize. É destinado, portanto, aos que necessitam aprofundar seus conhecimentos em história antiga, ou àquele que queira iniciar de modo mais direcionado suas pesquisas sobre a história de Roma.

Henrique Modanez de Sant’Anna é Professor de História Antiga da Universidade de Brasília (UnB), atuando no curso de graduação oferecido pelo Departamento de História e no respectivo Programa de Pós-Graduação. Doutorou-se em 2011, na mesma universidade, após cumprir estágios de pesquisa na Fundação Hardt (Genebra, Suíça) e na Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). Entre 2012 e 2013, foi Fellow in Hellenic Studies do Harvard Center for Hellenic Studies, com um projeto de pesquisa sobre tipos de dominação legítima na monarquia helenística (323-278 a.C.). Autor de artigos em revistas especializadas e publicou, também, um estudo introdutório sobre Alexandre Magno pela Universidade de Coimbra (2011).

Nº DE PÁGINAS: 200

A-ESPIRITUALIDADE-DE-FRANCISCOA espiritualidade do Franciscano Secular

Exemplo e Proposta de Francisco de Assis
Frei Alberto Beckhäuser, OFM

A Espiritualidade do Franciscano Secular juntou num só volume duas obras de Frei Alberto Beckhäuser sobre a Regra e Vida dos Franciscanos Seculares ou a sua Forma de Vida, renovada a pedido do Concilio Vaticano II e aprovada pelo papa Paulo VI em 1978.
O primeiro desses livros foi o “Comentário Espiritual à Regra da Ordem Franciscana Secular”, publicado em sua 1ª edição em 1990 em coedição de Vozes e CEFEPAL. Faltando um Comentário ao Prólogo da Regra que consta da “Carta de São Francisco a Todos os Fiéis”, saiu em 2001 o livro “Meu Deus e meu Tudo – Mensagem de São Francisco de Assis aos Fiéis Penitentes” em coedição de FFB, Vozes e OFS.
São obras fundamentais tanto para a iniciação à vida franciscana secular como para o conhecimento da espiritualidade franciscana secular, sendo de proveito também para os cristãos em geral, simpatizantes dos ideais e da espiritualidade de São Francisco de Assis.

Frei Alberto Beckhäuser, OFM, é natural de Forquilhinha, SC. Doutorado em Teologia com Especialização em Liturgia defendeu tese sobre o Culto dos Santos. Desde 1967 acompanha de perto a grande caminhada pós-conciliar da reforma e da renovação litúrgicas no Brasil, da qual se tornou um dos protagonistas.Ao lado dessa intensa atividade, dedicou um tempo considerável à Assistência da Ordem Franciscana Secular. Exerceu a função de Assistente em todos os níveis, destacando-se sua atuação como Assistente Nacional durante 20 anos. Dedicou vários livros e inúmeros artigos ao aprofundamento do carisma e da espiritualidade do Franciscano Secular.Frei Alberto continua a escrever. Tem em torno de 30 livros sobre a Sagrada Liturgia publicados. Dá cursos e palestras. Leciona Liturgia em várias Escolas Teológicas como o Seminário Diocesano de Petrópolis, o Seminário de Caratinga, MG e o Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis. Atualmente é Assistente espiritual da Fraternidade Franciscana Secular de Nossa Senhora dos Anjos, em Petrópolis.

Nº DE PÁGINAS: 264

SERENIDADE-MENTALSerenidade Mental – Decida com lucidez

Miriam Subirana

Miriam Subirana combina a sabedoria do pensamento oriental com a inteligência espiritual, e utiliza a criatividade como técnica de coaching e de meditação. Nesta nova obra ela defende que a prática regular da meditação é o fundamento de sua serenidade mental, a chave para pensar e decidir com lucidez, uma vez que lhe permite entrar em contato com a essência imutável de seu ser, com o melhor de si, com a instância mais pura de sua natureza.
Segundo ela, é uma experiência de serenidade e concentração essencial para a construção de uma autêntica autoestima, de afirmar a segurança e confiança em si mesmo e nos outros. A meditação o ajuda a reconhecer e compreender sua identidade verdadeira, original e autêntica como uma energia metafísica, uma energia espiritual, que é a base do pensamento elevado.
Esta obra lhe ajudará a: Confiar que cada desafio aparece porque você é capaz de enfrentá-lo; Ser livre para ser feliz; Respeitar sua intuição; Ser forte; Ser autêntico e viver sua própria vida; Atrever-se a ser diferente e acreditar em você.

Miriam Subirana é doutora em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, artista, coach e diretora de YesOuiSi: Espaço Internacional de Criatividade, Espiritualidade e Coaching. Combina a sabedoria do pensamento oriental com a inteligência espiritual, habilidades de liderança e a Investigação Apreciativa, a criatividade como técnica de coaching e de meditação. Além das conferências e seminários em escolas de negócios, universidades e fundações do mundo inteiro, publicou inúmeros livros, traduzidos para vários idiomas. Colabora habitualmente com diversos meios de comunicação. info@miriamsubirana.com / www.miriamsubirana.com

Nº DE PÁGINAS: 152

PENSAR-BEMPensar bem nos faz bem! Vol. 3

Pequenas reflexões sobre grande temas

Mario Sergio Cortella

Fé, sabedoria, conhecimento e formação são temas bastante discutidos e relevantes para o ser humano na busca pela construção de um indivíduo. Pode não parecer, mas todos têm uma ligação entre si, pois é quase impossível discutir sobre fé sem falar sobre sabedoria, ou então sobre formação e não falar sobre conhecimento.
Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou o terceiro volume do “Pensar bem nos faz bem! – Pequenas reflexões sobre grandes temas”. Como os dois volumes anteriores, o livro é baseado nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano.
Pensar bem nos faz bem! Pensar de maneira nova o que vivemos, nos propõe a Filosofia, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico, ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo.

Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina (PR) em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV- SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida (capital paulista as terças e quintas-feiras). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio! (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere! (Vozes), Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes (Cortez), Ética e Vergonha na cara!, com Clóvis de Barros Filho (Papirus), Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Nº DE PÁGINAS: 136

LIDERANCA-NUALiderança Nua e Crua – decifrando o lado masculino e feminino de liderar

Livia Mandelli

O mundo dos negócios esta conhecendo na última década a atuação efetiva da mulher em postos de decisão nas organizações. Entender esta prática da liderança utilizando a lente feminina se torna essencial para todo profissional que busca de boas perspectivas neste mundo contemporâneo organizacional.

Este não é um livro sobre mulheres ou para mulheres, e sim uma visão sobre o lado feminino do comportamento organizacional refletido diretamente em todas as atitudes dentro das empresas e consequentemente na sua cultura.
Afinal, muito se sabe sobre as práticas e comportamentos masculinos ao exercer a liderança, mas cada dia mais percebem-se traços de comportamento femininos presentes nas lideranças de sucesso. A interposição dos comportamentos feminino e masculino é a melhor pratica para se obter sucesso como líder.

Os resultados de estudos realizados no Brasil e na Europa mostram que o impacto deste comportamento da liderança não está claramente definido nem para os líderes nem para seus seguidores, mas identificam diferenças substanciais entre a prática exercida pela liderança feminina e pela liderança masculina. Dados comprovam que certas particularidades, comprovadamente femininas, trazem grandes benefícios às equipes se usadas com a devida propriedade organizacional. Perceber, entender e aplicar estes conceitos trará grandes benefícios ao líder em busca de autoconhecimento e desenvolvimento de seus potenciais.

Livia Mandelli é Sócio – Consultora na área de gestão de pessoas na Mandelli & Loriggio Consultores Associados, de São Paulo, empresa de consultoria dedicada ao desenho e à condução de processos de mudança em organizações. Mestre em Liderança pela University of Gloucestershire na Inglaterra, Psicopedagoga Organizacional, MBTI Step I & II Practioner, Coach pela Graduate School of Master Coach/Sociedade Brasileira de Coaching e Administradora. Articulista da revista NRespostas, revista distribuída em Brasília. Atuou nos últimos 6 anos em formação de times de alto desempenho em empresas de porte médio na Inglaterra. Anteriormente, atuou na indústria de turismo e hotelaria brasileira desenvolvendo papéis de liderança tanto em gestão de pessoas como consultora na área de implantação e desenvolvimento.

Nº DE PÁGINAS: 192

OS-SETE-PILARESOs sete pilares da felicidade – Virtudes para a vida

Notker Wolf

Em meio a literatura espiritual que surgiu através dos tempos, há um clássico de 1.500 anos com ensinamentos em sua maioria caídos no esquecimento: a Regra de São Bento. Observando-a à luz da sabedoria das antigas virtudes, encontraremos coisas surpreendentes, apropriadas para nossa situação atual, para nossa vida pessoal.

O Abade-primaz Notker Wolf nos fala de suas experiências com as virtudes: coragem, justiça, prudência, temperança, fé, amor e esperança. Elas servem como “suportes” da felicidade. Estas sete atitudes contêm algo capaz de dar estabilidade individual e social. São como “colunas”, “pilares” que sustentem a felicidade, sobre as quais podemos construir a casa da nossa vida, uma casa sem muros escorregadios, um lugar onde os pássaros também podem se alojar, onde mora a leveza e a alegria de viver.

Notker Wolf, OSB, é doutor em Filosofia, nascido em 1940 em Bad Grönenbach im Allgäu. Estudou Filosofia, Teologia e Ciências Naturais em Roma e Munique. Em 1961 entrou para a Abadia Beneditina de St. Ottilien am Ammersee, sendo eleito arquiabade em 1977. Desde 2000 ele é, enquanto abade-primaz da Ordem dos Beneditinos, com sede em Roma, o representante máximo de mais de 800 mosteiros e abadias em todo o mundo. Especialmente importante para ele é a colaboração com países como China e Coreia do Norte e outras religiões. É autor e coeditor de muitas obras de grande sucesso sobre espiritualidade e liderança.

Nº DE PÁGINAS: 176

O Caminho – Subsídio para encontros de catequese de Primeira Eucaristia

Pe. Thiago Ap. Faccini Paro (organizador)

A coleção de catequese “O Caminho” surgiu da experiência de catequistas da Diocese de Barretos com a intenção de ajudar a fazer da catequese uma escola de iniciação cristã, um aprendizado dinâmico da vida cristã centrado na celebração e na vivência da Páscoa de Jesus, visando assim responder aos apelos da exigência da “nova evangelização”.

Na coleção “O Caminho” procura-se realizar a interação entre catequese e liturgia, compreendendo que as duas são funções da única missão evangelizadora e pastoral da Igreja: a catequese como educação da fé e a liturgia como celebração da fé.

A proposta metodológica da coleção está centrada em duas mesas: a Mesa da Palavra e a Mesa da Partilha, onde a Palavra de Deus se atualizará. É uma proposta de catequese orante e celebrativa que vivencia o Calendário Litúrgico como princípio básico para a educação e celebração da fé.

Neste sentido, propõe-se que os encontros de catequese aconteçam de acordo com o calendário litúrgico, iniciando a catequese na primeira semana do Advento e encerrando com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

O-CAMINHO-1-ETAPA-SUBSIDIOLIVRO 1ª ETAPA:

Nº DE PÁGINAS: 160

 

 

 

 

 

 

 

O-CAMINHO-1-ETAPADIÁRIO CATEQUÉTICO E ESPIRITUAL DO CATEQUIZANDO 1ª ETAPA:

Nº DE PÁGINAS: 224

 

 

 

 

 

 

 

 

O-CAMINHO-2-ETAPA-SUBSIDIOLIVRO 2ª ETAPA:

Nº DE PÁGINAS:: 152

 

 

 

 

 

 

 

O-CAMINHO-2-ETAPADIÁRIO CATEQUÉTICO E ESPIRITUAL DO CATEQUIZANDO 2ª ETAPA:

Nº DE PÁGINAS: 208