Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

06/11/2015

Notícias

lamento-dos-mortosLamento dos mortos
A psicologia depois de O Livro Vermelho de Jung

James Hillman e Sonu Shamdasani

O Lamento dos Mortos resulta dos diálogos de Sonu Shamdasani, historiador e editor do Livro Vermelho, com James Hillman, falecido em 2011, um dos grandes nomes da psicologia de C.G.Jung. Esses diálogos foram realizados para aprofundar as questões abordadas por Jung em seu Livro Vermelho que, por sua vez, dialoga com os espíritos dos ancestrais, os Mortos do passado e, todavia, presentes no inconsciente coletivo e cultural da civilização.
Shmadasani e Hillman aprofundam, portanto, e discutem as consequências da publicação desse importante experimento de Jung para a Psicologia, uma vez que os aspectos mais fortes e insuperáveis da obra de Jung teriam permanecido inexplorados e ocultados em prol de um tratamento mais sensacionalista e superficial dado pela imprensa mundial à publicação do livro e à figura do próprio Jung. Dedicam-se, portanto, os dois especialistas da Obra de Jung, a resgatar aspectos essenciais diante dos quais a Psicologia e os estudiosos da alma, dos arquétipos, da religião e da mitologia, não podem ficar indiferentes.

James Hillman foi um psicólogo americano, autor de muitos livros influentes, incluindo “O código do ser”, “Psicologia alquímica” e “Re-vendo a psicologia”. Foi o primeiro diretor de estudos do Instituto C.G. Jung em Zurique e o fundador da Psicologia Arquetípica. Ele morreu em sua casa em Connecticut, no outono de 2011.

Sonu Shamdasani é o Philemon Professor de História Junguiana no Center for the History of Psychological Disciplines da University College Londres, e é amplamente reconhecido como o principal historiador de Jung em atividade hoje. É autor de numerosos trabalhos, incluindo “C.G. Jung: uma biografia em livros”, além de editor e cotradutor de “O Livro Vermelho”. Mora em Londres.

Nº de páginas: 248

 

oracoes-de-louvorOrações de louvor, cura e libertação

Antônio Francisco Bohn

A oração consiste em elevar a alma até Deus ou em pedir bens conformes à sua vontade. Ela é sempre um dom de Deus que vem ao encontro de uma pessoa. A oração cristã é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o Pai de bondade, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo que habita em cada coração.

Orações de louvor, cura e libertação reúne preces, bênçãos, orações de adoração, petição, intercessão, ação de graças e louvor, súplicas elevadas com confiança ao Pai Misericordioso para louvar sua ternura, obter cura em nossas dores e sofrimentos e libertação das angústias que nos impedem de viver a cada dia de forma plena e completa a nossa condição de filhos e filhas de Deus.

Antônio Francisco Bohn é vigário paroquial em Luís Alves (SC). Autor de: Devocionário do Sagrado Coração de Jesus (2007), Orações para visita e atendimento aos enfermos (2012), Os Jovens rezam (2012), publicados pela Editora Vozes.

Nº de páginas: 56

 

pensar-bemPensar bem nos faz bem! Vol. 4
Pequenas reflexões sobre grandes temas

Mario Sergio Cortella

Vivência familiar, vivência profissional, vivência intelectual e vivência moral são temas bastante relevantes para o ser humano na busca pela construção de um indivíduo. Pode não parecer, mas todos têm uma ligação entre si.
Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou o quarto volume do “Pensar bem nos faz bem!”. Como os volumes anteriores, o livro é baseado nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano.

A Filosofia tem um lugar especial no campo dos nossos conhecimentos e saberes: serve para pensarmos melhor, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico, ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo. O professor e filósofo, Mario Sergio Cortella, conhecido pelas suas inúmeras palestras, participações em debates e em programas no radio e na TV, nesta obra faz este provocativo convite: pensar grandes temas a partir de pequenas reflexões.

Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina (PR) em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV- SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida (capital paulista as terças e quintas-feiras). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio! (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere! (Vozes), Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes (Cortez), Ética e Vergonha na cara!, com Clóvis de Barros Filho (Papirus), Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Nº de páginas: 136

 

vida-espiritualVida espiritual como caminho de realização

Eder Vasconcelos

O que é a vida espiritual? Hoje, muitas pessoas se fazem esta pergunta. E muitas vezes ela acaba ficando sem resposta. Pensando nisso, Eder Vasconcelos lançou o desafio de dar uma resposta a esta questão a partir da tradição cristã sem menosprezar outras tradições religiosas e assim surgiu este livro.
Segundo o autor, não existe vida espiritual quando negligenciamos nossa condição de seres humanos enraizados na terra. Quem esquece sua humanidade corre o risco de não fazer nenhuma experiência espiritual singular que dê sentido verdadeiro a sua existência. A vida espiritual é como uma árvore com suas raízes profundamente enraizadas no solo, mas com seus galhos e folhas voltadas para o alto. Jamais devemos esquecer que a vida espiritual é abertura de todo o nosso ser para Deus e enraizamento nas realidades emergentes que nos rodeiam.

Eder Vasconcelos é frade franciscano; licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e pós-graduado em Ciências Sociais da Religião. É terapeuta holístico e massoterapeuta. Colabora na Escola de Formação Teológico-Pastoral da Arquidiocese de Manaus e em diversas comunidades paróquias na animação espiritual e pastoral de seus agentes.

Nº de páginas: 120