Lançamentos da semana
06/04/2017
Jesus, Paulo e os Evangelhos
James D. G. Dunn
Esta obra, escrita por um pesquisador amplamente respeitado, oferece uma visão panorâmica harmônica e esclarecedora sobre as origens do movimento inicial de Jesus e do início da comunidade cristã.
Além disso, aborda uma variedade de questões básicas do estudo do Novo Testamento, como as seguintes: Onde, por que e como os Evangelhos foram escritos e o que deveríamos esperar deles; A confiabilidade e a historicidade dos relatos dos Evangelhos a respeito da vida e do ministério de Jesus; A significativa e perene importância do apóstolo Paulo e de sua mensagem; Pontos de continuidade e descontinuidade entre o ensinamento de Jesus e o de Paulo – e como interligar os dois.
James D. G. Dunn é professor de teologia aposentado, detentor da cátedra Lightfoot na Universidade de Durham na Inglaterra. Dentre seus muitos livros merecem destaque Jesus Remembered [Jesus recordado] e Beginning from Jerusalem [Começando em Jerusalém] (volumes 1 e 2 de Christianity in the Making [Cristianismo em construção]) e os comentários a Romanos, Gálatas, Colossenses e Filêmon.
Nº DE PÁGINAS: 256
São José de Anchieta
Invocado contra a violência, os assaltos e os seqüestros
Elam de Almeida Pimentel
São José de Anchieta é modelo de missionário e evangelizador que utilizou a poesia, o teatro e recursos próprios da época, levando em consideração a cultura dos índios ao catequizá-los.
São José de Anchieta, “O Apóstolo do Brasil”, é o santo que amou os índios, que fez milagres e alcançou graças para os nossos antepassados, segundo a tradição. Em situações difíceis, na iminência de assaltos e sequestros, muitos recorrem a São José de Anchieta em forma de oração: “Estende teu manto e protege nesta vida todos aqueles a quem amamos”.
Nº DE PÁGINAS: 32
O poder de uma boa conversa
Comunicação e empatia para líderes, gestores, coaches, educadores, pais e demais facilitadores
Alexandre Henrique Santos
Conversar nos alimenta. A ideia da boa conversa é permitir que as pessoas possam nutrir-se reciprocamente, e da melhor maneira possível. Um diálogo empático permite aos interlocutores se sentirem aceitos, espontâneos e fortalecidos. Ainda assim estamos nos primórdios do entendimento da profundidade e da abrangência da empatia. A descoberta do neurônio-espelho – apelidado “neurônio da empatia” –, mesmo sendo fato notável, representa apenas um passo na maratona que temos pela frente.
A alavanca que nos conduzirá a uma sociedade mais pacífica, solidária e humana, não será nenhuma grande variável, como a luta de classes, o embate republicano dos partidos políticos ou a globalização da economia – por mais ativos e relevantes que sejam. A força transformadora será a ressonância do diálogo empático entre as pessoas e os seus grupos. Essa é a tese que se apresenta aqui.
Inicialmente destinado aos facilitadores, ou seja, aos que queiram utilizar a conversa como meio de servir ao próximo, o conteúdo do texto será útil a qualquer pessoa que queira dar um salto quântico na qualidade dos seus diálogos e vínculos interpessoais.
Alexandre Henrique Santos vive no Brasil e na Espanha. Tem um perfil eclético: sociólogo, consultor de empresas, terapeuta e coach, com cursos de especialização obtidos nos Estados Unidos, México e Polônia. Criou e dirige a Acaiaca Consultoria, pela qual faz palestras, consultorias e workshops, no Brasil e no exterior, sobre comunicação interpessoal, liderança, coaching, empatia, teambuilding e diversidade. Participa de trabalhos voluntários e campanhas de solidariedade. Tem como hobby a composição musical. Publicou também pela Editora Vozes “Planejamento Pessoal – Guia para alcançar suas metas”. Contato: alexandre@acaiacaconsultoria.com.br
Nº DE PÁGINAS: 304
Como entender uma mulher num piscar de olhos
Morgan Tarditi
Homens e mulheres nem sempre falam a mesma língua. Muitas vezes parecem estar em mundos separados quando se comunicam, e o significado das palavras nem sempre é o mesmo para ambos. Com isso, as relações do casal costumam ter momentos em que um intérprete seria realmente muito bem-vindo!
O modo como entendem, veem, sentem e se expressam por meio de palavras, gestos e comportamentos é resultado do modo particular como ambos aprenderam a ser. A cultura impregnada em seu universo cria tipos muito diferentes com características femininas bastante difíceis de ser entendidas pelos homens, e vice-versa.
Com muita habilidade esta obra traça um panorama do universo feminino na linguagem dos homens, mostrando os tipos mais paradigmáticos de mulheres com suas características e sua forma de ser, pensar, agir, entender o mundo. Um manual de instruções indispensável, ou um kit de sobrevivência cheio de humor, bom senso e perspicácia para lidar – da melhor forma possível! – com sua parceira.
Morgan Tarditi é conhecido por sua assertividade e pela desenvoltura com que se movimenta entre o público das comunidades virtuais de que participa, por sua paixão pela música e por seu trabalho de programador e de ghostwriter.
Nº DE PÁGINAS: 96
Como entender um homem num piscar de olhos
Nuala Santini
Homens e mulheres nem sempre falam a mesma língua. Muitas vezes parecem estar em mundos separados quando se comunicam, e o significado das palavras nem sempre é o mesmo para ambos. Com isso, as relações do casal costumam ter momentos em que um intérprete seria realmente muito bem-vindo!
O modo como entendem, veem, sentem, e se expressam por meio de palavras, gestos e comportamentos é resultado do modo particular como ambos aprenderam a ser. A cultura impregnada em seu universo cria tipos muito diferentes com características masculinas bastante difíceis de ser entendidas pelas mulheres, e vice-versa.
Com muita habilidade esta obra traça um panorama do universo masculino na linguagem das mulheres, mostrando os tipos paradigmáticos de homens com suas características e sua forma de ser, pensar, agir, entender o mundo. Um manual de instruções indispensável, ou um kit de sobrevivência cheio de humor, bom-senso e perspicácia para lidar – da melhor forma possível! – com seu parceiro.
Nuala Santini é escritora entusiasmada sobre um vasto leque de assuntos. Dedica-se a compreender melhor o mundo dos homens e, no tempo livre, gosta de preparar receitas naturais e cultivar lavandas em seu jardim.
Nº DE PÁGINAS: 112
10 lições sobre Wittgenstein
Gerson Francisco de Arruda Júnior
Compreender Wittgenstein não é uma tarefa fácil, não só porque o escopo de sua filosofia é muito amplo, mas também porque as suas ideias exerceram uma forte influência sobre vários campos da filosofia e de outras áreas do saber humano. É, pois, com o intuito de minimizar a dificuldade dessa tarefa que as 10 lições aqui presentes objetivam expor, em seus traços essenciais, a filosofia de Wittgenstein, destacando os temas que mais significativamente marcaram cada uma das fases de seu pensamento.
Licenciado e Mestre em Filosofia, Gerson Francisco de Arruda Júnior está concluindo o seu doutorado em filosofia da linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, ele é professor de filosofia no Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e na Faculdade de Teologia Integrada (FATIN). Interessa-se, de um modo geral, pelos temas da filosofia da linguagem, da lógica e da mente, e dedica-se, de um modo particular, ao estudo do pensamento de Wittgenstein.
Nº DE PÁGINAS: 136