Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da Semana

18/08/2016

Notícias

sao-jeronimoSão Jerônimo
Invocado contra perigos e aflições
Novena e ladainha

Elam de Almeida Pimentel

São Jerônimo é considerado pela Igreja Católica como santo e doutor da Igreja. Popularmente é invocado contra raios e tempestades, assim como Santa Bárbara: “Valei-me, São Jerônimo e Santa Bárbara!” diz o povo quando o relâmpago surge no céu.

Nº DE PÁGINAS: 32

 

 

 

 

historia-do-rostoHistória do rosto
Exprimir e calar as emoções

Jean-Jacques Courtine e Claudine Haroche

O rosto fala. Os textos entre os séculos 16 e 19 dizem e repetem que nos traços do homem físico pode-se ler o homem psicológico.

Mas o rosto pode também dissimular e a fisionomia traduzir tanto autenticidade quanto conformismo. Cada vez mais sensível ao indivíduo, ao olhar e ao movimento dos traços, o século 16 vê crescer o império da expressão individual. Mas ao mesmo tempo há uma desconfiança de todo excesso e um desejo de silenciar o corpo.

No início do século 19, com o advento das sociedades de massa, os rostos tendem a se tornar anônimos, um medo do desconhecido se esboça, assim como divisões entre a fisionomia do homem honesto e a do homem perigoso, entre o físico popular e o físico burguês…

Nesta obra, os autores buscam os seus traços na observação do homem social e recorrem aos manuais de civilidade e de boas maneiras, às artes da conversação, aos tratados de retórica, mas também às memórias e correspondências para compreender os deslocamentos da sensibilidade para o rosto como expressão de si e elo entre os homens nas circunstâncias da vida social: o comércio, a conversação, o silêncio, as formas que a sociedade civil requer.

Jean-Jacques Courtine é professor de Antropologia Cultural na Sorbonne Nouvelle (Paris III), professor emérito da Universidade de Califórnia (Santa Bárbara). É autor da obra: Decifrar o corpo – pensar com Foucault (Vozes, 2013) e editou, notadamente, com Alain Corbin e Georges Vigarello, as obras: História do Corpo (3 vols.; Vozes, 2008) e Historia da Virilidade (3 vols.; Vozes, 2013).

Claudine Haroche é diretora de pesquisa no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França), é também pesquisadora no Centro de Estudos Interdisciplinares: Sociologia, Antropologia, História (CESTAH/EHESS).

Nº DE PÁGINAS: 256

 

senecaEdificar-se para a morte

Sêneca

O autor latino Lucius Annaeus Seneca (c.4 a.C.-65 d.C.) – Sêneca, o jovem, ou simplesmente Sêneca – redigiu no final de sua rica vida política e intelectual um conjunto de cartas, que supera a centena, numa suposta troca epistolar com um nobre cidadão romano de nome Lucílio, seu pupilo na formação moral segundo os preceitos do estoicismo, filosofia disseminada na vida imperial do século I.

As epístolas cobrem vasta área de interesses, mas certamente um tema preponderante é a aproximação da morte para Sêneca. Ele, que foi compelido ao suicídio pelo imperador Nero, seu antigo pupilo, se apresenta nas cartas como um espírito já pronto para enfrentar a morte depois de uma vida de preparação moral.

Sêneca propõe o desapego à vida se esta não for mais que a extensão de dias sem propósito. Por outro lado, ressalta o valor do tempo numa vida conduzida dentro da moral estoica. Segundo o autor, é preciso enfrentar a velhice com espírito vigoroso e manter o ânimo forte diante da morte: não há porque temê-la, já que a morte sempre acompanha a vida e acontece para todos.

Nº DE PÁGINAS: 160

 

crescer-em-comunhãoCrescer em Comunhão
Catequese de perseverança com adolescentes

Catequista e Catequizando

A coleção Crescer em Comunhão, revista e ampliada, procura oferecer um itinerário de educação da fé para catequistas, catequizandos e famílias, como caminho para o encontro com Jesus Cristo. Para isso, integra os elementos essenciais da iniciação à vida cristã, oferecendo encontros orantes e centrados na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja.

Este volume apresenta uma proposta renovadora e envolvente de catequese com adolescentes, os quais, nesta fase de suas vidas, estão em busca de consolidar a sua fé.

O livro traz diferentes temas pensados para os adolescentes com o objetivo de ajudá-los a expressar, com suas atitudes e palavras, o seu compromisso com Deus.

O intuito das autoras é colaborar para o amadurecimento dos adolescentes como cristãos e membros da comunidade de fé. Para isso, convidam os adolescentes a participar de diferentes reflexões e atividades para fortalecer a sua identidade como discípulos seguidores de Jesus Cristo.

Nº DE PÁGINAS: 128