Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

31/03/2016

Notícias

viver-com-saudeViver com saúde de corpo e alma

Anselm Grün

A saúde não é algo que alcançamos desenvolvendo um sistema de saúde eficiente, focado na cura da doença. Os gregos tinham consciência de que é, antes de mais nada, uma questão de se viver de forma saudável. A tarefa mais importante do médico era, para eles, a arte de ensinar a vida saudável. E de forma saudável só se vive quando se é justo para com seu corpo e sua alma, quando se toma consciência da responsabilidade social e da responsabilidade de cada um perante a Deus.

A voz de Deus não encontramos apenas na bíblia. Deus nos fala também, e muito mais, em nosso corpo e através do nosso corpo. Segundo esse modo de ver, faz portanto parte da vida espiritual ouvir ao corpo com sinceridade. Às vezes, nosso corpo nos mostra que estávamos surdos: não respeitamos a nossa medida. Trabalhamos para além de nossos limites naturais, exigimos de nosso corpo além da medida. Uma coisa é certa: é preciso também humildade para ouvir o corpo. Se o próprio Deus nos fala através de nosso corpo, então a saúde também é uma tarefa espiritual. E não há como não ouvirmos essa voz.

Esta obra faz uma associação entre os pensamentos dos médicos gregos, que desenvolveram a teoria da vida saudável, e os pensamentos da espiritualidade cristã, que unidas fazem surgir uma arte espiritual da vida saudável, a qual leva o corpo tão a sério quanto a alma.

Anselm Grün é um autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.

Nº DE PÁGINAS: 168

 

tecnicas-de-gestaltTécnicas em Gestalt
Aconselhamento e psicoterapia

Phill Joyce e Charlotte Sills

O objetivo deste livro é abordar os elementos essenciais bem como aspectos específicos da Gestalt terapia, tais como completar situações inacabadas, trabalhar com o processo corporal, “desfazer” uma retroflexão ou formar um diagnóstico de processo.

Observa-se o perigo que existe em uma abordagem baseada em técnicas. No setor público e profissional é um estereótipo frequente dizer que a Gestalt terapia é meramente uma coleção de técnicas, ou de apenas duas delas (destruição de almofadas e falar com uma cadeira vazia). Portanto, enfatiza-se aqui a crença de que o aconselhamento e a psicoterapia Gestalt estão baseados apropriadamente em uma filosofia de vida e uma prática holística na qual, secundariamente, existem certas técnicas e habilidades.

Esta edição inclui novos capítulos sobre trabalho com traumas e elaboração de recursos aos clientes, novo material sobre depressão e ansiedade, conteúdo aplicado para lidar com as questões mais desafiadoras do cliente e integração das ideias condutoras das terapias contemporâneas sobre trauma.

Phill Joyce vive em Londres e atua como instrutor, supervisor, psicoterapeuta e consultor. É orientador no curso de Mestrado em Psicoterapia Gestalt no Instituto Metanoia, em Londres, e orientador visitante no programa de psicoterapia integrativa daquele mesmo instituto.

Charlotte Sills é psicoterapeuta registrada no Conselho de Psicoterapia do Reino Unido (UKCP) e supervisora, instrutora e consultora em diversos âmbitos. Vem trabalhando no campo de terapias psicológicas desde 1979, como supervisora credenciada sênior na BACP (Associação Britânica de Conselheiros e Psicoterapeutas). Ensina e supervisiona Análise Transacional e também é professora visitante na Universidade de Middlesex. É autora de diversas obras nesta área.

Nº DE PÁGINAS: 408

 

sindrome-de-downSíndrome de Down e as práticas pedagógicas

Ana Cristina Dias Rocha Lima

Síndrome de Down e as Práticas Pedagógicas traz diferentes meios para entender e oferecer um melhor processo educacional para as pessoas com Síndrome de Down, levando a refletir quanto ao uso contínuo de estímulos e incentivos sobre a capacidade de raciocínio dessas pessoas. É um livro que vai além das práticas ou reflexões acerca do processo educacional e da educação em si.
A obra se baseia em um trabalho de pesquisa com as práticas e teorias realizadas em uma instituição que trabalha com a Síndrome de Down do nascimento à fase adulta, que começa com a estimulação e vai até o preparo dessas pessoas para o mercado de trabalho. O trabalho alcançou êxito em aspectos como a mudança de comportamento, o desenvolvimento nas áreas como: cognição, socialização, desenvolvimento motor, linguagem e autocuidados.

Ana Cristina Dias Rocha Lima é pedagoga. Trabalha com crianças de 2 anos até a fase adulta nos mais diversos segmentos educacionais: Pré-escola, Ensino Fundamental, Médio, Superior e Educação de Jovens e Adultos. Ministra cursos, palestras, workshops, eventos relacionados à Educação e dedica-se às pesquisas em Educação Especial; Psicopedagoga pela Faculdade de Educação da Unicamp/SP; Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília/SP. É Professora concursada na Prefeitura de Jundiaí e tem diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre: necessidades educacionais especiais, práticas e teorias, aprendizagem, surdez, método, avaliação e intervenção, Sistema Braille e dificuldades, educação de jovens e adultos e formação de profissionais para atuar no trabalho com inclusão.

Nº DE PÁGINAS: 144

 

meditacao-internacionalMediação Internacional

Monica Herz, Maíra Siman e Paula Drumond (organizadoras)

Os textos selecionados e traduzidos para esta coletânea sobre mediação internacional foram produzidos por analistas de vários países e reúnem artigos que, didaticamente, sintetizam o que se deve saber sobre o assunto e ilustram sua complexidade com estudos de caso baseados em boa teoria e ampla pesquisa de campo. Não se trata de um manual. É muito mais que isso, pois questiona, instiga, expõe contradições e dificuldades… Em suma, faz pensar.
São, assim, um estímulo para a propagação da prática da mediação entre mediadores de diversos Estados e para a difusão do conhecimento sobre a mediação internacional ao redor do mundo, tanto entre países beneficiários da mediação quanto entre aqueles que atuam como mediadores.

Monica Herz é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, professora associada do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e vice-decana do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio. Ela publicou três livros e diversos artigos e capítulos de livros sobre segurança latino-americana e inserção internacional do Brasil.

Maíra Siman é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio onde também coordena, junto com a professora Monica Herz, a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). É mestre em International Studies no Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra) e doutora em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Maíra possui experiência docente na área de História das Relações Internacionais, Segurança Internacional, Resolução de Conflitos, Análise de Política Externa e Política Externa Brasileira.

Paula Drumond é doutoranda em Relações Internacionais/Ciência Política no Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID, Genebra) e pesquisadora da Unidade de Mediação para o Sul Global (GSUM). Paula é mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, onde também trabalhou como professora e coordenadora adjunta do curso de graduação. Suas áreas de concentração incluem segurança internacional, gênero, genocídio e metodologia.

Nº DE PÁGINAS: 456

 

educacao-profissionalEducação profissional brasileira

Vanessa Guerra Caires e Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira

Este livro, produto de uma longa dedicação ao estudo e pesquisa da temática, vem preencher, de forma didática e fundada, o acervo dos que se dedicam ao ensino da história da educação.

Conhecer a história é uma necessidade e um desafio para que aprendamos com ela, de modo que, reconhecendo as contradições como constituidoras do real, possamos captá-las em seus aspectos principais e agir para acirrá-las na direção do trabalho. Este livro é, sem dúvida, uma contribuição neste sentido e precisa ser lido por estudantes, educadores e gestores, assim como por todos aqueles que se preocupam com a educação de seus filhos.

Vanessa Guerra Caires é mestre em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET-MG, autora de artigos relacionados à área da educação, especialmente, educação profissional. Principais áreas de pesquisa: políticas educacionais, educação profissional e ensino integrado.

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira é mestre em Educação pela PUC-SP, doutora em Educação pela UNICAMP, pós-doutora em Educação pela Universidade do Porto e pela UNICAMP, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, autora de livros e artigos relacionados à área da educação, membro do NETE/FaE/UFMG. Principais áreas de pesquisa: políticas educacionais, trabalho docente e educação profissional.

Nº DE PÁGINAS: 208