Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

18/03/2016

Notícias

ano-liturgicoO ano litúrgico

Com reflexões homiléticas para cada solenidade, domingo e festa do Senhor

Frei Alberto Beckhäuser

Através do Ano Litúrgico a Igreja vive o mistério pascal de Cristo, celebrando a Páscoa de Cristo e as páscoas dos cristãos recapituladas na Páscoa de Cristo.

Esta obra é de grande utilidade para uma caminhada da Igreja no decurso de cada ano, vivendo o mistério pascal com os pregadores da Palavra de Deus, os ministros ordenados, com os dirigentes da Celebração da Palavra de Deus, os catequistas, os seminaristas, os religiosos e as religiosas, os candidatos e candidatas à vida religiosa, as Equipes de Celebração e os fiéis leigos em geral.

Frei Alberto Beckhäuser, franciscano, natural de Santa Catarina, é doutorado em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma. Desde 1967, acompanha de perto a grande caminhada pós-conciliar da renovação litúrgica no Brasil. Durante seis anos foi Assessor de Liturgia da CNBB e durante quase 20 anos foi Coordenador de Traduções e Edição de Textos Litúrgicos por parte da CNBB. Tem participado de Congressos internacionais sobre o tema da adaptação e inculturação da Liturgia, dando especial atenção à Religiosidade/piedade popular. Em numerosos livros e uma centena de artigos procura sempre levar os leitores a uma compreensão teológica da Liturgia e à participação dos mistérios celebrados. Continua lecionando Liturgia em várias Escolas Teológicas, particularmente no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis. Dá cursos e conferências sobre a Sagrada Liturgia ao clero e escreve sobre questões de Liturgia.

Nº DE PÁGINA: 360

 

Producao social da indiferenc...A produção social da indiferença

Explorando as raízes simbólicas da burocracia ocidental

Michael Herzfeld

Por que algumas pessoas parecem virar autômatos sem graça logo que postas atrás de uma mesa? Por que amigos gentis e vizinhos amáveis tornam-se racistas e intolerantes quando descobrem, ou (mais precisamente) decidem, que os outros não “fazem parte”? Como pode ser que, em sociedades reconhecidamente famosas por sua hospitalidade e simpatia, encontremos não raro as formas mais mesquinhas de indiferença burocrática às necessidades e sofrimentos humanos, ou que, em regimes democráticos designados para beneficiar todos os cidadãos, grupos inteiros de pessoas sofram com uma insensível negligência?

Essas são as questões que se agrupam em torno do tema deste livro. Elas podem ser resumidas mais genericamente: Como entidades políticas que celebram os direitos de indivíduos e de pequenos grupos podem, frequentemente, parecer tão cruelmente seletivas na aplicação de tais direitos? Muitas vezes, a indiferença às aflições de indivíduos e grupos coexiste com ideais igualitários.

Michael Herzfeld é professor de Antropologia na Universidade de Havard e autor de sete livros e numerosos artigos. Ex-presidente da Associação Modern Greek Studies, Society for the Anthropology of Europe e ex-diretor do American Ethnologist. Herzfeld foi premiado com o Staley Prize (1994), The Memorial Medal of the Royal Anthropological Intitute (1994) e com várias bolsas de estudos incluindo uma para IS Guggenheim Foundation. Nesta coleção é autor de: Antropologia – prática teórica na cultura e na sociedade (Vozes, 2014)

Nº DE PÁGINA: 208

 

toda-noiteToda noite escura tem um final de luz

Orientação e conforto em tempo de luto

Petra Franke

Somos sempre pegos de surpresa quando perdemos alguém que amamos – até mesmo quando sua morte iminente já era algo esperado. Após uma perda como essa, deparamo-nos então com algo comparável a uma estrada. Há dias em que ela nos parece eternamente longa, angustiante e penosa. Outros, em que mal a percebemos, tampouco o mundo à nossa volta, tão embotados parecem os nossos sentidos. Em algum momento, no entanto, chegamos ao seu fim. Não de súbito, nem rapidamente. Mas chegamos.

Este livro mostra como outra vez encontrar forças para, dia após dia, seguir o caminho do luto, até que estejamos prontos a nos libertarmos da dor. Petra Franke descreve os sete caminhos no enfrentamento do luto, correspondendo assim aos sete temas centrais dessa fase. A autora desenvolve temas como a força conciliadora do tempo, o enfrentamento das lembranças e da culpa, o poder da gratidão, os rituais que amenizam a despedida e, por fim, a coragem outra vez despertada para a vida.

Petra Franke passou a infância e a juventude como atleta de alta performance na antiga Alemanha Oriental. Depois de terminada sua formação, trabalhou inicialmente como fisioterapeuta em um hospital. Já naquela época, prestava apoio aos condenados de morte e seus entes mais próximos. Posteriormente, estudou teologia e trabalhou muitos anos como jornalista em diversas estações de rádio de emissoras públicas e privadas alemãs. Petra Franke é mãe de cinco filhas e três filhos. Vive com eles hoje em Bernburg e estabeleceu-se como especialista no apoio ao luto.

Nº DE PÁGINA: 216

 

caixa-premiumCaixa Premium

Pensar bem nos faz bem!

Mario Sergio Cortella

Com projeto gráfico e capas reformulados, caixa em material nobre e resistente e uma surpresa no interior, esta Caixa Premium para colecionadores, exclusiva e com tiragem limitada, reuni os 04 volumes da coleção “Pensar bem nos faz bem! – Pequenas reflexões sobre grandes temas”, elaborada pelo autor Mario Sergio Cortella.

Os textos são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano. Pensar bem nos faz bem! Pensar de maneira nova o que vivemos, nos propõe a Filosofia, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico, ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo.

O primeiro volume fala sobre Filosofia, Religião, Ciência e Educação. O segundo fala sobre Família, Carreira, Convivência e Ética. O terceiro fala sobre Fé, Sabedoria, Conhecimento e Formação. E o quarto volume fala sobre Vivência Familiar, Vivência Profissional, Vivência Intelectual e Vivência Moral.

Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina (PR) em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV- SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida (capital paulista as terças e quintas-feiras). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio! (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere! (Vozes), Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes (Cortez), Ética e Vergonha na cara!, com Clóvis de Barros Filho (Papirus), Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Nº DE PÁGINA: 560