Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

25/01/2016

Notícias

ano-santoAno Santo da Misericórdia
100 textos para meditação

Papa Francisco

O papa Francisco tem o coração voltado para os mais necessitados. Tem um coração aberto e acolhedor dos míseros: ele é misericordioso. Ser cordial para com todas as pessoas que precisam – quaisquer que sejam as suas necessidades – é uma característica de Deus, cuja misericórdia “não tem limites”, e algo essencial para quem deseja viver o Evangelho.

Francisco dedicou o Ano Santo ao tema da misericórdia, e desde o início de seu pontificado, vem expressando de maneira muito simples, sem rodeios, como a misericórdia se dá em nossa vida diária.

Os 100 textos do papa aqui selecionados são um convite a meditações diárias sobre a misericórdia, na consciência do amor de Deus, na alegria de saber-se acolhido por Ele e, ao mesmo tempo, nos convida a ter para com os outros a mesma misericórdia que Deus tem para com cada um de nós.

Nº DE PÁGINAS: 160

 

voltar-a-jesusVoltar a Jesus
Para a renovação das paróquias e comunidades

José Antonio Pagola

Desde os primeiros dias de seu ministério, o papa levantou a voz para sacudir a consciência de uma Igreja que ele vê muito fechada em si mesma, paralisada pelos medos e demasiado afastada dos problemas e sofrimentos vividos pelas pessoas. Por isso, poucos meses depois escreveu sua exortação apostólica A alegria do Evangelho, convidando todos os cristãos a promover “uma nova etapa evangelizadora” marcada pela conversão a Jesus Cristo.

É o momento de mobilizar-nos, reunir esforços e iniciar a reação. O papa nos convida a aplicar suas orientações “com generosidade e coragem”, “sem impedimentos nem receios”.

O objetivo deste pequeno livro é muito concreto: ajudar as paróquias e comunidades cristãs a responder ao chamado do papa de maneira lúcida, responsável e entusiasta. É muito importante a reforma das instâncias centrais do Vaticano, a renovação do ministério de Pedro ou a atuação das Conferências episcopais; mas a verdadeira conversão da Igreja se decidirá, sobretudo, nas paróquias e comunidades.

José Antonio Pagola cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Foi professor de Cristologia na Faculdade Teológica do Norte da Espanha (Vitoria). É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia e diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Há muitos anos se dedica exclusivamente a pesquisar e tornar conhecida a pessoa de Jesus, em obras como: Jesus – aproximação histórica, O caminho aberto por Jesus e Grupos de Jesus.

Nº DE PÁGINAS: 112

 

tratado-bolsoTratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

Louis-Marie Grignion

Nesta obra, no conhecido formato de bolso, mas agora sem orelhas, São Luís Maria Grignion de Montfort apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria.

Este pequeno livro é um devocionário mariano. Seu objetivo é anunciar às pessoas, em particular às famílias, e todas as nações que o caminho para encontrar Jesus Cristo passa por depositar a confiança no regaço acolhedor da Virgem Maria.

Aqui se encontram pensamentos, orações e meditações sobre Nossa Senhora.

Louis-Marie Grignion nasceu na França no ano de 1673. Após os estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 1700. Dedicou grande parte de sua atividade sacerdotal a difundir a devoção à Virgem Maria. Logo após seu falecimento em 1716, sua fama de santidade começa a se espalhar na França. Foi canonizado pelo Papa Pio XII no ano de 1947. Escreveu diversos textos mariológicos; o mais conhecido é o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.

Nº DE PÁGINAS: 320

 

tratado-normalTratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

Louis-Marie Grignion

Nesta obra, agora em formato americano e com uma diagramação mais arejada,  São Luís Maria Grignion de Montfort apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria.

Este pequeno livro é um devocionário mariano. Seu objetivo é anunciar às pessoas, em particular às famílias, e todas as nações que o caminho para encontrar Jesus Cristo passa por depositar a confiança no regaço acolhedor da Virgem Maria.

Aqui se encontram pensamentos, orações e meditações sobre Nossa Senhora.

Louis-Marie Grignion nasceu na França no ano de 1673. Após os estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 1700. Dedicou grande parte de sua atividade sacerdotal a difundir a devoção à Virgem Maria. Logo após seu falecimento em 1716, sua fama de santidade começa a se espalhar na França. Foi canonizado pelo Papa Pio XII no ano de 1947. Escreveu diversos textos mariológicos; o mais conhecido é o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.

Nº DE PÁGINAS: 224

 

os-multiplos-tesourosOs múltiplos tesouros da única palavra
Introdução ao Lecionário e à leitura litúrgica da Bíblia

Renato De Zan

Ao lado das metodologias exegéticas e da “leitura orante” há também a “leitura litúrgica”que, infelizmente, nem sempre é conhecida. Depois da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, aumenta a atenção para com a Escritura presente na liturgia. O autor, seguindo um itinerário breve e fácil, conduz o leitor a partir da história do Lecionário para a metodologia da leitura das perícopes bíblicas na Liturgia.

Esta obra pretende conduzir pela mão para dentro das riquezas do Lecionário até o momento em que o leitor, tornando-se independente do livro, penetrará espontaneamente nas riquezas ocultas na forma mais antiga e sempre nova que a Igreja possui, ao ler as Escrituras. A obra destina-se ao pastor, o clero, ministros da Palavra e dos Sacramentos, Teólogos, Catequistas, evangelizadores, cristãos e cristãs leigos comprometidos com a leitura e meditação das Sagradas Escrituras.

Renato De Zan, sacerdote da diocese de Concordia-Pordenone, após o doutorado em Liturgia feito no Pontifício Instituto Litúrgico, obteve também o doutorado em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico. É docente ordinário de exegese bíblica e hermenêutica litúrgica no Pontifício Instituto Litúrgico S. Anselmo (Roma), no Instituto de Liturgia Pastoral S. Giustina (Pádua), na Escola Teológica do Seminário de sua diocese e no ISSR de Portogruaro (Veneza). Participou da tradução da Bíblia em língua friulana, na nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Italiana, na tradução da terceira edição do Missale Romanum. Atualmente é consultor da Congregação para o Culto Divino e para a Doutrina dos Sacramentos, e é membro da comissão de peritos para a revisão vaticana do Missal Italiano. É autor de vários estudos e comentários exegéticos e bíblicos publicados na Itália.

Nº DE PÁGINAS: 160

 

jesus-de-nazareJesus de Nazaré
O que ele queria? Quem ele era?

Gerhard Lohfink

Jesus de Nazaré viveu distante dos centros culturais e políticos do mundo antigo. Sua aparição na vida pública durou no máximo um ano e meio. Depois foi executado. Mas esses poucos meses desencadearam uma história abrangente, que continua a ampliar-se. Como foi possível tal coisa? Quem foi ele? Um Rabino inteligente? Um profeta de palavras poderosas? Um curador de sucesso? Um revolucionário social radical? Um carismático? Ou era mais que isso?

Este livro, do estudioso do Novo Testamento Gerhard Lohfink mostra que, mesmo utilizando um método puramente historiográfico, é possível aproximar-nos de tal modo do Jesus no qual crêem os cristãos a não haver abismos insuperáveis.

Esse interessante livro sobre Jesus não exige qualquer conhecimento prévio específico, mas nos leva a penetrar profundamente nas questões com que se ocupam os especialistas. Por fim, o leitor se vê colocado frente à questão decisiva: será que a Igreja divinizou a Jesus posteriormente – ou interpretou corretamente seu mistério? E aquilo a que Jesus deu início foi uma utopia – ou o começo de um novo mundo ou a única esperança para as feridas de nosso planeta?

Gerhard Lohfink foi professor de exegese neotestamentária na Universidade de Tübingen. Atualmente vive e atua como teólogo na Comunidade Católica Integrada. Suas diversas publicações abordam o início das comunidades cristãs, a formação da Igreja primitiva, a interpretação da pessoa e da mensagem de Jesus e a figura de Maria, entre outros temas.

Nº DE PÁGINAS: 488

 

guia-de-leituraGuia de leitura Jesus – Aproximação histórica

Pedro Ignácio Fraile Yécora

Pagola tem recebido notícias de diferentes grupos de pessoas que utilizam seu livro “Jesus – Aproximação histórica” para aprofundar-se no conhecimento de Jesus e de sua fé. Muitos cristãos em comunidades eclesiais de base, em pequenos grupos de reflexão organizados em paróquias, amigos que se reúnem para ler e estudar a bíblia, participantes de encontros de casais cristãos e de diversos movimentos e pastorais tem se reunido periodicamente para aprofundar-se nas páginas do seu livro e compreender melhor o conteúdo e o significado da sua fé. Foi daí que surgiu a idéia de fazer este Guia de Leitura.

O Guia foi elaborado pelo biblista Pedro Fraile, com supervisão de José A. Pagola, e ajudará muitos leitores não só a aprofundar-se nas páginas do livro “Jesus – Aproximação histórica”, mas, sobretudo, a conhecer mais a Jesus, a sintonizar melhor com sua mensagem e a colaborar com mais entusiasmo no projeto do reino de Deus.

Pedro Ignácio Fraile Yécora (Tarazona, 1960). Licenciado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Especialista no mundo bíblico: Terra Santa, Jordânia, Sinai…Ele foi professor de Antigo e Novo Testamento.  Divulgador da Bíblia. Entre sua obras destacam: Para mi la vida es Cristo (2008), sobre a vida e a obra de São Paulo, e Shemá. Lee, escucha, ama (2010), uma introdução à Bíblia como Palavra de Deus.

Nº DE PÁGINAS: 144

 

grupos-de-jesusGrupos de Jesus

José Antonio Pagola

A proposta desta obra de José A. Pagola é fomentar nas paróquias a criação de Grupos de Jesus, pequenos grupos cristãos que se reúnam para ler, refletir e meditar o Evangelho, e extrair desses encontros a seiva espiritual para alimentar sua vida comunitária e sua fé. O autor mostra como se podem organizar, quais são os passos, as etapas, os cuidados e as orientações necessárias para que funcionem bem e tragam crescimento na vivência comunitária.

Trata-se de um livro vibrante, marcado pelo desejo de fortalecer as comunidades e evangelizar, orientar e fazer com o que o trabalho pastoral seja frutífero e se harmonize com a ação evangelizadora da Igreja local e universal.

José Antonio Pagola cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Foi professor de Cristologia na Faculdade Teológica do Norte da Espanha (Vitoria). É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia e diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Há muitos  anos se dedica exclusivamente a pesquisar e tornar conhecida a pessoa de Jesus, em obras como: Jesus – aproximação histórica, O caminho aberto por Jesus e Voltar a Jesus.

Nº DE PÁGINAS: 328

 

ginastica-mentalGinástica mental
101 jogos para melhorar e reforçar a memória e a atenção

Jorge Batllori

Em qualquer idade nosso cérebro precisa de um pouco de “ginástica”. Há atividades específicas que são tão benéficas para a mente como é o exercício físico moderado para nosso corpo. Mas não existe atividade melhor do que o jogo, para tornar essa “ginástica mental” atraente e estimulante.

Ginástica mental – 101 jogos para melhorar e reforçar a memória e a atenção é uma proposta para estimular o cérebro de maneira eficaz e divertida por meio de jogos. Com estes é possível cuidar, melhorar e reforçar capacidades cognitivas básicas como a memória, a atenção e o raciocínio.

Este livro pode servir também aos monitores de atividades e educadores nas residências para a terceira idade, quanto àqueles que tenham sob sua responsabilidade uma pessoa idosa em seu lar, como às próprias pessoas idosas.

Jorge Batllori é Doutor em Geologia pela Universidade de Barcelona, mestre em Engenharia e Gestão Ambiental e Professor de Meio Ambiente. Lecionou cursos para diretores e monitores de recreação e participou de diferentes seminários sobre a importância do jogo e suas possibilidades educacionais, assunto ao qual dedicou várias de suas publicações. Colaborou com a Catalunya Ràdio no programa El Suplement, onde apresentava seus Jocs Mentals, sucesso de audiência. É autor da obra Jogos para Aguçar a inteligência – 111 enigmas surpreendentes e muito divertidos (Vozes, 2014).

Nº DE PÁGINAS: 144

 

eu-sou-assim-mesmoEu sou assim mesmo!
Manual de instruções pessoal

Stefanie Stahl e Melanie Alt

As pessoas são diferentes umas das outras. Sabemos disso. E sabemos que, por serem diferentes, também agem, pensam e sentem de modo diverso. E apesar da diversidade ser uma das maiores obviedades, o que de fato sabemos sobre nós mesmos? Mesmo que cada um de nós já tenha constatado um dia “Sou assim!” ou “Não sou assim!” seríamos muito ingênuos ou muito arrogantes se quiséssemos afirmar que nos conhecemos por inteiro.

O que me determina? Por que sou como sou? Por que ajo, sinto e penso desse modo e não de outro? Sou normal ou, quem sabe, não “regulo muito bem”? Sou alguém especial ou totalmente comum? Meus pais são responsáveis pelo que sou ou já nasci assim? Por que razão me sinto atraído por algumas pessoas e com outras simplesmente não há química? Quase todo mundo se pergunta coisas como essas.

Na verdade o ideal seria haver um manual de instruções para entendermos os outros e a nós mesmos! Mas é possível um manual de instruções dessa espécie? – Pode existir algo assim?

Sejamos honestos não há manual de instruções que faça inteiramente jus à individualidade, à história pessoal e às possibilidades de desenvolvimento de alguém. Mas existe este manual de instruções que, apesar de não abranger tudo, é de grande ajuda, muito informativo e, até mesmo, divertido. O leitor se surpreenderá com este livro!

Stefanie Stahl, nascida em 1963, e Melanie Alt, nascida em 1974, são formadas em psicologia com especialização em psicoterapia e avaliações judiciais familiares.

Nº DE PÁGINAS: 296