Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

09/06/2015

Notícias

buscando-deusBuscando Deus em momentos difíceis

Orações para confortar o coração e fortalecer a alma
Joan Guntzelman

Este é um livro maravilhoso para aqueles que estejam enfrentando qualquer tipo de dificuldade na vida. Respeitoso, porém instigante, apresenta a sabedoria fundamental de que podemos, se assim optarmos, não apenas sobreviver ao sofrimento, mas de fato usá-lo para crescer em amor, compaixão e generosidade.  Ao abrirmos o nosso coração e mente para Deus, ele nos confortará e sustentará nos momentos difíceis da vida.

Buscando Deus em momentos difíceis – orações para confortar o coração e fortalecer o espírito traz cem reflexões para ajudar aqueles que gostariam de buscar uma conexão com Deus. Cada reflexão começa com um ou dois versículos da Bíblia, apresenta uma pequena meditação e finaliza com uma oração. O objetivo da oração é estimular uma conversa particular do leitor com o Senhor. Ao decidir, nos aquietar e entrar na presença de Deus somos capazes de encontrar a força e a coragem de que precisamos para enfrentar as nossas provações.

Joan Guntzelman é escritora e conferencista, e já realizou várias oficinas sobre cuidados médicos, luto e interação humana. Enfermeira com doutorado em psicologia de aconselhamento, Joan trabalha como orientadora do Centro de Câncer da Universidade de New Mexico. Nos últimos dez anos ela atuou também como diretora do centro de Ring Lake Ranch em Wyoming. É autora também de Vencendo o estresse – orações para acalmar e fortalecer o espírito.

Nº DE PÁGINAS: 120

 

iniciacaoIniciação à atividade intelectual e motora pelos jogos educativos

Dr. Ovide Decroly e Srta. Eugénie Monchamp

Os jogos apresentados nesta obra são, na sua maioria, exemplos de modelos suscetíveis para guiar os educadores desejosos de constituir ferramentas para uso pessoal. Eles são o fruto de uma experiência de mais de trinta anos com crianças com e sem deficiências de diversas categorias. Concebidos em um intuito psicológico, baseados nas noções adquiridas no que diz respeito ao papel do instinto lúdico no desenvolvimento da criança, eles têm sido validados pela prática. O seu valor confirmou-se por terem sido usados nos jardins de infância, nas classes primárias de crianças com e sem atraso mental, em vários países.

Esta obra, voltada para educadores de crianças pequenas e com deficiência em algum grau, foi elaborada visando atender às seguintes características mentais dos alunos: Energia vital e/ou a força da atenção; Afetividade; Aspecto sensório-moto; Aspecto intelectual; Memória; Linguagem e Atividades da conduta e do caráter. Os exercícios aqui apresentados, para uso dos profissionais, constituem um método válido para auxiliar no processo educativo.

Jean-Ovide Decroly,  médico, psicólogo, professor e pedagogo nascido em Renaix, na Bélgica, foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Criou uma Instituição para o cuidado de deficientes mentais chamada “Instituto Decroly” e fundou também  “l´Ecole de l” em Bruxelas, com o lema “Uma escola para a vida e pela vida”

Eugénie Monchamp foi uma das colaboradoras na árdua tarefa científica e educativa de ensinar e observar a evolução das crianças com deficiências motoras e mentais, e ajudou Decroly a formular princípios educativos que puderam ser aplicados mais tarde às crianças com alguma deficiência.

Nº DE PÁGINAS: 152

 

oqueeliteraturaQue é a Literatura?

Jean- Paul Sartre

Em Que é a Literatura? Jean- Paul Sartre se propõe a refletir e fornecer elementos de resposta às críticas dirigidas por escritores contra o princípio do engajamento proposto na Apresentação da revista Tempos Modernos.

Autor estimado por seus ensaios literários e filosóficos, Sartre nunca deixou de ser um escritor engajado politicamente e sempre entendeu a literatura como estreitamente relacionada, cúmplice, testemunha ou crítica da condição humana em sociedade.

Jean- Paul Sartre nasceu no dia 21 de junho de 1905 em Paris. Desde muito jovem critica os valores e as tradições de sua classe social, a burguesia. Lecionou durante algum tempo no Liceu de Havre, seguindo depois sua formação filosófica no Institut Français de Berlim. Desde seus primeiros textos filosóficos, aparece a originalidade de um pensamento existencialista. Sartre sempre foi muito preocupado em abordar os problemas de sua época, e manteve até o fim de sua vida uma intensa atividade política. Ele morreu e Paris em 15 de abril de 1980.

Nº DE PÁGINAS: 256

 

sociedadeSociedade do cansaço

Byung-Chul Han

Byung-Chul Han, uma das vozes filosóficas mais inovadoras da atualidade, descreve neste ensaio como o Ocidente está se tornando uma sociedade do cansaço.

Em trecho da obra o autor diz: “O sujeito de desempenho está livre da instância externa de domínio que o obriga a trabalhar ou que poderia explorá-lo. É senhor e soberano de si mesmo. Assim, não está submisso a ninguém ou está submisso apenas a si mesmo. É nisso que ele se distingue do sujeito de obediência. A queda da instância dominadora não leva à liberdade. Ao contrário, faz com que liberdade e coação coincidam. Assim, o sujeito de desempenho se entrega à liberdade coercitiva ou à livre coerção de maximizar o desempenho. O excesso de trabalho e desempenho agudiza-se numa autoexploração. Essa é mais eficiente que uma exploração do outro, pois caminha de mãos dadas com o sentimento de liberdade. O explorador é ao mesmo tempo o explorado. Agressor e vítima não podem mais ser distinguidos. Essa autorreferencialidade gera uma liberdade paradoxal que, em virtude das estruturas coercitivas que lhe são inerentes, se transforma em violência. Os adoecimentos psíquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa liberdade paradoxal.”

Byung-Chul Han nasceu na Coreia, mas fixou-se na Alemanha onde estudou filosofia na Universidade de Freiburg e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Freiburg com uma tese sobre Martin Heidegger. Atualmente é Professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim e o autor uma dezena de ensaios sobre a sociedade e o ser humano.

Nº DE PÁGINAS: 80

 

vendendoVencendo o estresse

Orações para acalmar a alma e fortalecer o espírito
Joan Guntzelman

Todos nós lidamos com o estresse na vida e nos debatemos sobre o modo de superá-lo. As breves reflexões e orações deste livro ajudarão você a se voltar para Deus e encontrar a paz necessária para viver de uma maneira serena. Essas reflexões sensibilizarão você quando estiver se sentindo sobrecarregado e oprimido, ajudando-o a reconhecer as causas frequentemente ocultas da sua tensão e exaustão. E, a cada meditação e oração sincera, você chegará mais perto de Deus, fonte de toda a nossa paz. É um amável presente!

Vencendo o estresse – orações para acalmar a alma e fortalecer o espírito pretende nos ajudar a examinar a nossa própria vida e discernir como podemos estar tropeçando em nós mesmos, mesmo quando não temos consciência. Podemos nos surpreender ao discernir quais são as nossas fontes de estresse. Ao ficarmos mais conscientes delas, poderemos achar as nossas reações e formas de enfrentamento úteis em algumas situações e não tão úteis em outras. Poderemos encontrar novas maneiras de administrar o estresse que não havíamos considerado antes e descobrir que o momento de orar é um jeito maravilhoso de crescer em meio às lutas da vida.

Joan Guntzelman é escritora e conferencista e já realizou várias oficinas sobre cuidados médicos, luto e interação humana. Enfermeira com doutorado em psicologia de aconselhamento, Joan trabalha como orientadora do Centro de Câncer da Universidade de New Mexico. Nos últimos dez anos ela atuou também como diretora do centro de Ring Lake Ranch em Wyoming. É autora também de Buscando Deus em momentos difíceis – orações para confortar o coração e fortalecer a alma.

Nº DE PÁGINAS: 120