Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançado o Dicionário do Pacto Educativo Global (veja o e-book neste site)

27/05/2021

Notícias

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou no último dia 24 de maio, o Dicionário do Pacto Educativo Global, em português e espanhol, que ajuda a compreender bem o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. O documento é uma parceria da instituição com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), universidades e escolas católicas.

“O Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco em 2019, tem por objetivo construir uma aliança entre escola, família e sociedade. Essas três instâncias não são categorias estanques ou dissociadas umas das outras, mas realidades interligadas e indispensáveis para o desenvolvimento integral do ser humano e o cuidado do planeta Terra, nossa Casa Comum. O objetivo geral de toda educação é a sobrevida do planeta, mediante uma pedagogia do cuidado, do amor fraterno e do respeito mútuo a todos os seres da criação”, explica Frei Mário Knapik, diretor responsável pelo Setor de Animação Pastoral da ANEC.

Segundo Frei Mário, além dessas instituições, também professores da educação básica e superior, religiosos, agentes de pastoral e educadores em geral participaram deste projeto, composto por 72 verbetes e seus significados. “O objetivo é oferecer aos educadores e agentes de pastoral um texto de referência para a missão evangelizadora”, enfatiza Frei Mário.

“Em muitos sentidos, este dicionário ressoa a proposta do pacto, desde a sua concepção, passando pela sua construção colaborativa com o envolvimento de muitos/as educadores/as – o que expressa o desejo de que a educação seja um instrumento transformador das realidades sociais e emancipador. Aliás, a emancipação que almejamos não é a do indivíduo isolado, mas de sujeitos abertos, disponíveis, afinal, o verdadeiro poder é o da solidariedade”, acredita Frei Mário.

Segundo Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, o Dicionário é um serviço “que nos alerta e compromete a sermos protagonistas de uma educação católica que toque em profundidade a vida das pessoas e transforme as formas de ver, julgar e agir, neste mundo em profundas e rápidas transformações, cujo cerne é a cultura”. Para Ir. Maria Inês, a Vida Religiosa Consagrada sempre esteve comprometida com a Educação de qualidade.

Frei Mário pede a proteção de Maria, Mãe Imaculada, nesta missão: “Assim, assumimos o pacto educativo global e o terno cuidado da casa comum, por meio de uma educação humanista, solidária e sustentável, para o bem de todas as criaturas do planeta Terra”.


CONFIRA AQUI  O E-BOOK DO DICIONÁRIO

Baixe neste link o arquivo gratuito e aproveite!