Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens fazem 1º retiro no Eremitério Frei Egídio

09/09/2015

Notícias

sav-820

Entre os dias 05 e 07 de setembro, o Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição promoveu o primeiro retiro para jovens, no eremitério Frei Egídio, em Rodeio-SC.

Ao chegar em Rodeio, na noite do dia 04 de setembro, o grupo de onze jovens foi acolhido no Noviciado São José, onde, na manhã seguinte, foram dados os primeiros passos para esta experiência de interiorização e de silêncio para encontrar “o caminho que leva ao lugar do coração”. Os instantes de contemplação da bela pintura do altar da igreja Matriz São Francisco de Assis, tão rica em símbolos da espiritualidade franciscana, foram apenas primícias daquilo que nos aguardava no topo da montanha, no eremitério.

eremiterioApós 12 km de caminhada até o Eremitério Frei Egídio, a primeira surpresa: a grandiosidade e, ao mesmo tempo, a singeleza e singularidade do lugar, a casa toda construída de pedras, cercada pela grande beleza da criação. As noites e dias que se seguiram foram marcados pela reflexão, silêncio, contemplação, oração e partilha. Tendo como base para reflexão o subsídio da Ordem dos Frades Menores para o cultivo do Espírito de Oração e Devoção: O caminho que leva ao “lugar do coração”, achegas para descobrir interioridade e silêncio na vida franciscana, os retirantes, motivados por Frei Alberto Eckel Junior, Frei Diego Melo e Ir. Isabel Simeoni, puderam, no silêncio e na partilha, buscar o caminho interior para chegar a Deus, o caminho da abertura do coração para sentir a presença do Criador. Entre as trilhas e grutas, a proximidade com a natureza e as criaturas, favoreceu imensamente o aprofundamento na espiritualidade e carisma franciscano. Nosso grupo vivenciou nestes três dias uma grande experiência de fraternidade, motivada pelo silêncio, as falas objetivas, a alegria e a simplicidade vivida em conjunto.

eremiterio_2Para Elidia Viana, de São Paulo, “o Retiro foi maravilhoso, pois tive uma experiência única em que pude silenciar o meu coração e minha mente para ouvir a voz de Deus. Nesses três dias pudemos viver em fraternidade, um ajudando o outro, num lugar de muita paz e que me trouxe muita alegria. Tudo foi muito marcante, mas destacaria o momento em que tivemos a oportunidade de fazer, com nossas próprias mãos, o pão, que depois seria consagrado e repartido no momento da missa. Nunca vou esquecer desta experiência.”

“Esse final de semana foi incrível. Nunca pensei que silenciar seria um momento tão forte e tão profundo. O silêncio fala mais forte e muito mais alto que uma pregação, mexeu comigo me deu lições para a vida toda. Eu abri as portas do meu coração para Deus, para silenciar e contemplar. Isso nunca vou esquecer!” disse Adriano Alexandre, de Santo Amaro da Imperatriz-SC.

Na tarde da segunda-feira, deixamos o Eremitério Frei Egídio enviados, ungidos com bálsamo nas frontes e nas mãos, para levar e espalhar o perfume de Cristo, o perfume da experiência cristã e franciscana nas nossas vidas, nas nossas realidades e comunidades. Louvado sejas meu Senhor por esta experiência!