Jovens da Paróquia Santo Antônio se reúnem no 3º Caná
29/04/2015
O retiro encerrou o cronograma de um ano na preparação dos jovens para a confirmação da Crisma
Nos dias 18 e 19 de Abril, 118 jovens crismandos da Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba, participaram do III Caná, no Centro de Pastoral Frei Aquilles Kloekner. O retiro é o encerramento das atividades realizadas em conjunto com a catequese e o grupo de jovens Geração Força Jovem/ Santa Mônica (GFJ), que implantou, juntamente com o Frei Gilberto Piscitelli, o processo do Caná na Paróquia em 2013, com o objetivo de manter esses jovens ativos em suas comunidades.
Durante todo o ano, membros do GFJ acompanharam as reuniões de crisma para motivá-los a participar de um calendário cheio de atividades, que começaram no mês de agosto com um concurso de redação; em seguida, no mês de setembro, o “Torneio Bíblico”; em fevereiro, o “Apaixonados pela Vida”, evento aberto à comunidade e que reuniu mais de 300 jovens, e, por último, o Caná. “Este ano o Caná superou todas as nossas expectativas, trabalhamos com um número de pessoas superior a todos os anos anteriores e conseguimos alcançar o objetivo graças ao amor que nossa Paróquia tem por este retiro, que reanima em todos nós o sacramento da crisma. A cada jovem transformado, nossa fé também é confirmada”, acredita Fabrício Amorim, 37 anos, idealizador do GFJ.
No último domingo, os crismandos foram convidados a participar da Missa de pós- encontro na comunidade Santa Mônica, e lotaram a reunião. Todos tiveram a oportunidade de contar suas experiências no Caná e dar seus testemunhos.
Entre os 118 jovens, 14 deles foram convidados especiais da Paróquia São Francisco de Assis. Esta foi a primeira vez que o retiro recebeu jovens de outra Paróquia. “Cheguei em casa no domingo e encontrei minha mãe na maca sendo levada ao hospital. Participar do Caná me fez enfrentar essa situação de outra forma e me deu forças para entender que Deus está cuidando de nós e unindo nossa família nesse momento difícil. Tive a certeza nesses dois dias que Deus cuida de mim e não me deixa nunca”, revelou Giovanna Rodrigues, 15 anos, crismanda da Paróquia São Francisco.
Segundo os organizadores do retiro, mais de 1.200 pessoas foram envolvidas direta e indiretamente, entre elas: jovens, servos, pais e familiares. “O objetivo é documentarmos todo o processo de elaboração do Caná, inspirado no modelo de organização do Encontro de casais com Cristo (ECC), e levarmos o retiro para outras paróquias”, espera Lucas Paes Estevão, 21 anos, coordenador Geral do III Caná.
Karina Arruda, especial para este site