Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ituporanga: 14 jovens fazem Estágio Vocacional

29/10/2018

Notícias

estagio_291018_2

A Fraternidade de Acolhimento Vocacional do Seminário São Francisco de Assis, na cidade catarinense de Ituporanga, acolheu, de 26 a 28 de outubro, o Estágio Vocacional 2018 para jovens que desejam ingressar nas etapas de formação desta Província da Imaculada, visando oferecer a oportunidade de conhecerem melhor as realidades cotidianas de uma casa de formação e da vida fraterna, para que fortaleçam  o discernimento vocacional.

Os jovens que participaram deste encontro no seminário são provenientes do Paraná e de Santa Catarina, mas o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província ainda vai promover o Estágio Vocacional para jovens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, de 1º a 4 de novembro, em Guaratinguetá (SP) . No total, 14 jovens manifestaram o desejo, já no ano que vem, de ingressarem nas etapas do  seminário menor e  aspirantado.

estagio_291018

O estágio vocacional começou na noite de sexta feira (26). Frei Marx, que atua no Serviço de animação vocacional (SAV) junto com Frei Diego Melo, foi quem conduziu durante os três dias toda a dinâmica com os jovens. Em um primeiro momento, esses jovens foram levados a conhecerem os aspectos do carisma franciscano, como a vida em fraternidade,  o cuidado diário para com o chamado que receberam. “Foi um momento muito oportuno e valioso para nós, frades, escutarem o relato vocacional de cada um e perceber que o Senhor continua a inquietar o mundo com os apelos da vida fraterna, ecoando o seu chamado por todos os cantos e realidades, que não é um chamado especifico para uns, mas sim um chamado e uma adesão de vida aberta a todos”, acrescentou Frei Marx.

Os jovens foram também levados a conhecer um pouco mais  a história da Ordem dos Frades Menores, perpassando a vida e os tempos de Francisco de Assis, o seu grande amor e zelo pelo Evangelho e também a história da Província, das suas Frentes de Evangelização e das etapas de formação. Também puderam experimentar, de forma ativa, como será futuramente a rotina no seminário, participando, com os seminaristas e aspirantes que já estão na formação, dos trabalhos fraternos, da prática de esportes e das apresentações da noite cultural. Além dessa convivência diária com os seminaristas, os candidatos também foram apresentados à comunidade local durante a Celebração Eucarística, quando receberam o incentivo para perseverarem em suas vocações, encerrando assim este encontro.