Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

ITF passa a oferecer curso de Teologia EAD

17/12/2018

Notícias

Em 2019, o Instituto Teológico Franciscano (ITF) será polo da Educação a Distância (EAD) da Universidade São Francisco (USF). No total, serão 21 cursos oferecidos na modalidade, incluindo a Teologia. Para realizar a inscrição, o candidato pode utilizar a nota do ENEM ou prova agendada, sendo isento de taxa de inscrição.

Com 122 anos de história, a abertura do polo EAD em Petrópolis é um marco para o Instituto. Para o diretor do ITF,  Frei Antônio Everaldo Palubiak Marinho, a iniciativa é vista como uma forma de oferecer a mesma excelência de ensino para os estudantes que optam pela modalidade não presencial. “O ITF tem como missão oferecer a seus estudantes uma formação acadêmica de boa qualidade humano-teológica, na linha da evangelização e da perspectiva franciscana. Ao mesmo tempo, atendendo aos sinais dos tempos, corpo docente e corpo discente sabem que necessitam buscar novas formas para corresponder aos anseios atuais. Neste sentido, a EAD chega para somar e agregar mais valor à nossa Instituição. A abertura de 21 novos cursos na modalidade EAD, aqui, pela Universidade São Francisco (USF), visa a formação da pessoa humana e a capacitação profissional de um modo flexível, atendendo à demanda daqueles estudantes que não dispõem de tempo para frequentar um curso presencial”, assegura o diretor.

Atualmente no Brasil, mais de 1,8 milhão de estudantes optam pela EAD, o que representa 21% do total de alunos no país, segundo o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Há 4 anos, a USF oferece cursos EAD, porém, com a nova regulamentação do Ministério da Educação (MEC), que amplia a possibilidade das universidades oferecerem cursos nesta modalidade, a instituição decidiu aumentar a oferta e o número de polos de apoio presenciais. “A oferta de EAD responde, de modo muito feliz, à própria missão da USF de promover e difundir o conhecimento, sendo a EAD uma plataforma para isso, já que consegue atingir uma capilaridade bastante significativa. Consegue oferecer um ensino com forte traço de acessibilidade e democratização”, garante o coordenador do Núcleo de Educação a Distância da USF, Renato Adriano Pezenti.

Para Frei Everaldo, a oferta supre uma demanda dos estudantes do país. “Atualmente, a grande importância da EAD no Brasil é a de possibilitar acesso à educação, quebrando várias barreiras (de locomoção, de distância geográfica, de morosidade), que dificultam ou até impedem a uma grande parte de nossa população ter acesso a uma educação de qualidade e com um investimento acessível”, afirma. A meta é atingir 100 estudantes até fevereiro.

Os cursos que serão oferecidos no ITF na modalidade EAD são: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, História, Letras – Inglês/Português, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social e Teologia.

Para mais informações e inscrição, acesse: usf.edu.br/vestibular

Foto: Equipe da USF visita ITF para implementação do EAD.