Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãs Catequistas Franciscanas celebram jubileus em Rodeio

14/01/2024

Notícias

Rodeio (SC) – A Fraternidade de Rodeio e os Noviços deste ano participaram, neste domingo (14/01), da Celebração Eucarística,às 10 horas, em Ação de Graças pelos 109 anos do carisma da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas e os jubileus das Irmãs: 25 anos – Darlene Franciscana Lima -; 50 anos – Adilma Mezzari, Aurélia Dalmago, Leda Corso, Marilete Jorgina Rover, Miriam Stolf, Nair Izoton -; 60 anos – Edite Nardelli e Maria Salvador -; e 70 anos – Lurdes Bet (que se encontra com a saúde debilitada).

Este momento de alegria e gratidão reuniu irmãs de todo o Brasil na Casa-Mãe em Rodeio (SC). A Ministra Provincial da Província Imaculado Coração de Maria, Ir. Ivonete Gardini, acolheu, como anfitriã, as irmãs que vieram de quase todas as seis Províncias da Congregação, especialmente a Ministra Geral, Ir. Ana Pereira de Macedo, da Província Santa Teresa do Menino Jesus.

Frei Claudino Dal’Mago foi presidente da Celebração Eucarística, tendo como concelebrantes Frei João Miguel da Cruz, o pároco da Paróquia São Francisco de Assis; Frei José Bertoldi e o diácono Sebastião Nunes. Para Frei Claudino, foi um momento especial por estar celebrando o jubileu de 50 anos de sua irmã Aurélia Dalmago.

Segundo o celebrante, nas leituras da liturgia se revelam a vida das jubilandas.

Tomando a primeira leitura, Frei Claudino lembra que são chamadas ao serviço do Reino de Deus: “Ouvir o que o Senhor disser, seguir com fidelidade os passos de Jesus, indicá-lo presente entre nós, e anunciá-lo com a palavra e o testemunho de vida, eis a grande graça que o Senhor nos dá”, diz o celebrante”

Explicando, Frei Claudino destaca que, ao chamado, tem a resposta “Aqui estou”: “Quem chama é o Senhor, tantas vezes quantas ele quiser; ele repete o chamado e nos chama todos nós no dia a dia, do lugar onde estamos, do lugar onde vivemos, o lugar onde ele nos ama e quer que o sigamos com alegria e fidelidade, perseverantes no amor a ele e no serviço ao próximo”.

No Evangelho, os dois discipulos de Jesus, ouvindo o testemunho de João Batista (eis o Cordeiro de Deus) seguiram a Jesus. “Esse testemunho não é só uma prova, mas permanecem nele. As jubilandas continuam ouvindo o Senhor que lhes fala, veem sua presença, seguem-no por todo o lugar que ele está. E permanecem nele todos os dias”, observou o celebrante.

Frei Claudino destacou: Uma vida assim, diz aos ouvidos do coração: só pode ser de ação de graças, pela graça da concretização dessa vocação, a da inteira doação de si, a Deus e ao próximo, como forma generosa de restituir a ele o dom da vida consagrada no serviço que ele nos confiou, para o bem da fraternidade, para o bem da Igreja e para o bem de todo o povo de Deus.

Com a “Alegria do Evangelho” e o Papa Francisco, estamos celebrando o dom gratuito de Deus que, no seu amor, nos chama, consagra, e envia em missão na entrega generosa das irmãs jubilandas e nos 109 anos de vida e missão da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.

“Cada uma delas, e também cada um de nós, poderá dizer: ‘O Deus que me criou, me quis, me consagrou'”.

Em seguida à homilia, houve a renovação da Consagração das Irmãs.

Além do mestre Frei Samuel, junto com os nove postulantes que serão admitidos ao Noviciado da Província da Imaculada Conceição, nesta segunda, às 7 horas, estava presente o guardião da Fraternidade, Frei Josemberg Aranha e o bispo emérito Frei Luiz Flávio Cappio.

Irmã Ivonete, em sua mensagem, destacou a palavra gratidão. “Nosso sentimento é de gratidão. O canto já diz: Gratidão ao Deus da vida pela nossa história, pelos 109 anos, amor e a alegria presente na memória. Gratidão ao ‘sim’ generoso às nossas três irmãs – Amábile Avosani, Maria Avosani e Liduína Venturi -, mas também ao “sim” generoso de tantas irmãs que fizeram e continuam fazendo história ao longo desses 109 anos”, disse.

NOVO TEMPO

No início de janeiro, em Itapema (SC), duas equipes congregacionais se reuniram para traçar os rumos da vida e missão da congregação diante do processo de reorganização. A Equipe Jurídico-Administrativa, com assessoria do Jacó Benincá, trabalhou intensamente na proposta do Mapa Jurídico Administrativo da congregação pós-incorporação, além de estabelecer as diretrizes comuns às províncias no processo de reorganização jurídica.

A Equipe da Reorganização Canônica continuou no árduo trabalho de elaborar a proposta de alteração das Constituições Gerais da Congregação, além de desenvolver um esboço do Regulamento Geral.
egundo explica a Ministra Provincial da Província Imaculado Coração de Maria, Ir. Ivonete Gardini, esse processo já começou em 2018 e terá dois sexênios para ser concluído (2018-2024, 2024-2030).


Moacir Beggo