Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãos Leigos: por uma Fraternidade de Menores

15/03/2015

Notícias

irmaos1

Frei Vagner Sassi

Agudos (SP) – A celebração da Eucaristia, às 8 horas, abriu o segundo dia do Encontro dos Irmãos Leigos da Província da Imaculada, incluindo a memória da vida e doação de Frei Orlando Bernardi. Em sua homilia, Frei Estêvão Ottenbreit destacou a primazia da minoridade fazendo referência ao relato do Evangelho que contrapõe a humildade do cobrador de impostos à autossuficiência do fariseu. “Irmãos e menores” aponta para o diferencial do modo franciscano de ser fraterno: a minoridade como condição para a fraternidade.

irmaos3Essa temática foi retomada, às 9 horas, quando da leitura do Instrumentum Laboris do Capítulo Geral da Ordem, no trecho que traz como título “Menores frente ao aburguesamento/secularização”. Provocados pelo texto, vários irmãos manifestaram suas impressões sobre o estilo de vida excessivamente burguês e acomodado que, por vezes, predomina na maioria das fraternidades da Província e da Ordem.

A partir da participação dos irmãos leigos presentes, verificou-se o consenso de que a qualidade minorítica de nosso modo de ser e estar no mundo geralmente muito deixa a desejar. Isso se reflete em relações pouco fraternas porque fundadas em mútua desconfiança e descontentamento. Fôssemos contentes em sermos mais simples e menos possessivos, somente assim poderíamos ser uma presença profética no mundo de hoje.

irmaos4

Frei Estêvão ao lado de Ir. Concepcionista

A segunda parte da manhã foi reservada para trabalhos em grupos, com o objetivo de apontar procedimentos bem concretos que ajudem o Governo Provincial e os frades da Província da Imaculada a valorizarem mais o caráter laico de nossa vocação franciscana. As contribuições dos irmãos foram acolhidas no plenário, realizado a partir das 14h30. Dentre as frentes de evangelização assumidas como prioridade pela Província, temos quatro que não são de caráter pastoral-paroquial e que possibilitam um maior engajamento do irmão leigo.

Deixando o ambiente do Seminário, os irmãos se dirigiram ao Mosteiro das Irmãs Concepcionistas Franciscanas, em Piratininga. Depois de serem acolhidos generosamente, frades e irmãs se dirigiram à igreja para a oração das Vésperas. Retornando ao Seminário, o segundo dia do Encontro dos Irmãos terminou com a confraternização de todos, contando com o churrasco oferecido pela fraternidade local.

VEJA COMO FOI O PRIMEIRO DIA

 

IMAGENS DO SEGUNDO DIA E DA CELEBRAÇÃO NO MOSTEIRO DAS CONCEPCIONISTAS EM PIRATININGA

 

irmaos2