Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Inscrições para Missões Franciscanas da Juventude terminam dia 18

09/06/2019

Notícias


Pela primeira vez no Rio de Janeiro/RJ, as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) – evento organizado anualmente pelo Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores, acontece de 17 a 21 de julho, com a expectativa de reunir 500 jovens de várias localidades do Brasil que visitarão as comunidades que compõem as nove paróquias franciscanas do Estado, além do histórico Convento Santo Antônio de 411 anos, do Largo da Carioca.

O objetivo desse evento é proporcionar aos jovens dias de encontro, reflexão, formação, oração e espiritualidade, baseados no carisma franciscano, bem como propor uma experiência concreta de missão a ser desenvolvida de acordo com a demanda de cada cidade. De modo geral, os jovens são divididos em pequenos grupos para realizarem trabalhos voluntários, visitas às famílias, enfermos, hospitais, presídios e prostíbulos. Também ajudam na construção e recuperação de escolas e capelas, plantio de mudas de árvores e o cuidado com a natureza.

Anunciada no encerramento da última edição, em Agudos/SP, esta edição terá como temática central “Profetas do diálogo e do respeito: ternura que acolhe a paz, com o vigor que supera a violência”.


LOGOMARCA DA MFJ 2019

Os traços da logomarca da MFJ já indicam: o Rio é Franciscano. No fundo encontra-se a união entre o Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e a silhueta da Cruz de São Damião, símbolo franciscano.

Os dois estão “em um só coração” que já indica um novo elemento na logo: as escritas “Paz e Bem” inspiradas no Profeta Gentileza, que deixou suas marcas de paz e otimismo pelas ruas da Cidade Maravilhosa.

Nesta comunidade, uma criança corre livre empinando a sua pipa, pois esta brincadeira revela o modo de ser infantil, que neste aspecto combina com o missionário: ambos estão na terra, mas sonham alto, sentem-se numa liberdade profunda de quem vê a vida com leveza e alegria, características puramente franciscanas.

A pipa também nos revela a dimensão da oração, nossos olhos se voltam para o céu, mas é na terra que estamos pisando.

A arte foi desenvolvida pelos jovens frades Frei Gabriel Dellandrea e Frei Roger Strapazzon, que residem na Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis/RJ.

 


SERVIÇO:

DATA 
17 a 21 de julho, com início na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro (Av. Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro/RJ).
DESPESAS 
Devido aos custos de hospedagem e alimentação, pedimos a colaboração de R$ 50,00 por participante.
INSCRIÇÕES 
Somente até o dia 18 de junho, através do link http://lets.li/vimfj-2019
APLICATIVO:
Para mais informações baixe o aplicativo ‘Missões Franciscanas’ no seu smartphone.
ACOMPANHE:
Instagram: https://www.instagram.com/juventudesdaprovincia/
Facebook: https://www.facebook.com/missoesfranciscanasjuventude/
MAIS INFORMAÇOES:
Pelo e-mail sav@franciscanos.org.br ou pela WhatsApp (11) 96607-3441

VEJA O VÍDEO DA V EDIÇÃO DAS MISSÕES FRANCISCANAS DA JUVENTUDE