Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Infância e Adolescência Missionária (IAM) de Pato Branco: 180 anos

10/07/2023

Notícias

Sábado (08), a Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco recebeu a vela em comemoração aos 180 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em todo o mundo. A celebração presidida por Padre Rudinei Willers, Assessor Diocesano da IAM, concelebrada por Frei Gabriel Alves, foi preparada e animada com a presença de representantes das IAMs de diversas paróquias.

O Celebrante iniciou a missa saudando os presentes e recordando a importância dessa celebração dominical e do recebimento da vela comemorativa da Infância e adolescência em todo o mundo.

Após a proclamação do evangelho foi lida uma mensagem sobre a ação e o envio do Espírito Santo e a história da IAM iniciada com o Dom Carlos Forbin-Janson. Neste momento foram acolhidos símbolos que a representam e auxiliam na reflexão sobre e agir de Deus e atualizando a missão aos dias atuais. Onde é necessária a resposta de crianças e adolescentes da IAM e, com isso, foi trazida a Vela comemorativa pelos 180 anos da IAM, pela paróquia Senhor Bom Jesus de Vitorino, simbolizando unidade e comunhão  entre todos os grupos de missionários no Brasil e o próprio Cristo, luz que ilumina e sustenta no caminho da missão.

Na homilia, o celebrante, Padre Rudinei  associou o evangelho à missão da IAM, dizendo que a vela, Cristo Luz é o que faz sentido na nossa vida e que a obra é conduzida pelos pequenos. É Criança que evangeliza criança, é criança que impelida pelo seu batismo evangeliza outra criança. É criança que se permite ser instrumento de Deus, é criança que anuncia Jesus aos seus amigos que pela oração e pela oferta mensal auxiliam aquelas que nada tem.

Ao final da homilia o Padre convidou a todos, diante da Vela dos 180 anos, a rezar pela obra da infância e adolescência Missionária e por todas as crianças e todos os missionários.

“Rezamos Senhor por todos os missionários e missionárias, por todas as crianças pela obra desta diocese. Nossa luz é Jesus, ele é que nos conduz em nossa vida e em nossa caminhada. Vamos pedir que essa luz que nos ilumina que é Jesus possa nos guiar no nosso batismo na nossa fé”.

Ao final da celebração, Frei Gabriel, responsável pela IAM na paróquia fez os agradecimentos: “Agradecemos a presença do padre Rudinei, nosso assessor Diocesano da Infância Missionária. Louvamos aos nossos irmãos, aos assessores, a Onélia e a todos que dedicam a sua vida a essa obra que há 180 anos ajuda crianças a evangelizar outras crianças eles que são futuro da igreja o futuro do mundo, que Deus possa continuar  conduzindo e abençoando o trabalho e as famílias de cada um de vocês”

Padre Rudinei também agradeceu a todos e fez uma homenagem à Onélia, coordenadora diocesana da IAM e que pertence à paróquia Sâo Pedro Apóstolo, pedindo para que rezassem uma Ave Maria por ela e sua família.

A celebração do recebimento da vela de 180 da fundação da IAM no mundo contou com representantes de diversas paróquias da região, Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção e de Santa Izabel do oeste a Paróquia Santa Isabel da Hungria e da Paróquia São João Batista de São João e Imaculada Conceição de Mangueirinha e foi animada pela Grupo de Canto de Adolescentes da Paróquia Imaculada Conceição do Munícipio de Dois Vizinhos.

Sobre a IAM

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou-se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal.


 Frei Marcelo Tadeu e Cristiel Balbinot, pela  Pascom da Paróquia São Pedro (fotos)