Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Igreja de São Sebastião da Tijuca será elevada a Santuário

20/01/2015

Notícias

sebastiao

Restaurada, imagem original de São Sebastião volta a sair às ruas do Rio em procissão

A bela igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, será elevada hoje, dia do santo Padroeiro, à condição de Santuário Arquidiocesano em celebração eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, às 10 horas.

A igreja que guarda os restos mortais de Estácio de Sá e é o marco de fundação da cidade foi inaugurada em 15 de agosto de 1931. Trazida da Igreja do Morro do Castelo, edificada em 1567, foi reconstruída por Salvador de Sá em 1583.Para o local foram transportados o que chamamos de “Relíquias Históricas da Cidade”: os restos mortais do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, morto em 1567; o marco zero da cidade fundada em 1565, e a pequena imagem de São Sebastião de 1563.

igreja_ssSão Sebastião viveu nos primeiros séculos do cristianismo. Prestou serviço militar em Milão, na Itália. Por sua fidelidade e valor, foi nomeado Capitão pelo Imperador Diocleciano. Na posição de chefe, aproveitava para melhor confortar os cristãos quando denunciados ou condenados à morte.
Diocleciano, identificando Sebastião como verdadeiro cristão, o detém e força-o a renegar sua fé. Sendo grande a sua estima por Sebastião, tudo fez, através de promessas, para que desistisse de sua fé cristã. De vontade inflexível, não voltou atraz, sendo destituído da função oficial, torturado, amarrado a uma árvore e alvejado com flechas.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião,/ soldado de Cristo e exemplo de vida cristã, / que deste a vida em testemunho do Evangelho/ perseverando até o fim,/ rogai por nós para que, inspirados pelo teu exemplo/ e sustentados pela tua proteção, / sejamos também nós testemunhas do amor de Deus. / Tu, que esperaste com firmeza nas palavras de Jesus, / intercede junto ao Senhor para que aumente a nossa esperança na ressurreição./ Tu, que viveste a caridade para com os irmãos, / pede a Jesus que aumente o nosso amor para com todos./ Enfim, glorioso mártir São Sebastião, / protege-nos contra a peste, a fome e a guerra; / protege nossa cidade, tão marcada pela violência e pela maldade, /e defende-nos do pecado, / que é o maior de todos os males./ Assim seja.