Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

I Encontro de Catequistas das Paróquias do Regional Rio de Janeiro

15/07/2025

Notícias

Uma Oportunidade de Formação, Integração e Partilha

No dia 12 de julho, o Instituto Teológico Franciscano (ITF) foi palco do I Encontro de Catequistas do Regional Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 250 catequistas provenientes das paróquias da região. O evento, que ocorreu das 9h às 17h, promoveu um valioso momento de troca de experiências e atividades formativas, fortalecendo a união entre as sete paróquias presentes em cinco diferentes dioceses (Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Petrópolis; Santa Clara, São Francisco e São João, Diocese de Duque de Caxias; Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Nova Iguaçu; Nossa Senhora da Boa Viagem, Arquidiocese do Rio de Janeiro e Porciúncula de Santana, Arquidiocese de Niterói). Este encontro é parte de uma programação prévia que busca fortalecer os laços entre fraternidades do Regional, buscando uma maior aproximação e apoio mútuo nas atividades evangelizadoras desempenhadas pelas nove fraternidades.

As atividades foram enriquecidas pelas palestras do Pe. Thiago Faccini Paro, um dos assessores da CNBB para a Catequese, e de Frei João Fernandes Reinert, que abordaram temas relevantes para a formação dos catequistas. Frei Volney José Berkenbrock, Definidor Provincial, e Frei Francisco Morás, Coordenador do Regional, conduziram o encontro, garantindo um ambiente de aprendizado e partilha significativa.

O momento se destacou não apenas pela quantidade de participantes, mas também pela qualidade das interações e a profundidade das reflexões apresentadas, reafirmando a importância da catequese na formação espiritual e no crescimento das comunidades, destacando o seu papel fundamental no processo de amadurecimento do itinerário formativo do discipulado cristão.

Destacou-se também a importância da interação entre a vida litúrgica e a formação catequética, que são incentivados, sobretudo, a partir de documentos como o RICA e o Diretório para a Catequese. Foi lembrado que essa interação proporciona um profundo mergulho na vida da Igreja, fazendo com que o catecúmeno perceba a importância de transformar a sua fé em uma prática cotidiana dos ensinamentos de Jesus Cristo e os levando a uma adesão mais consciente e profunda dos valores do Reino.

A partir das reflexões feitas e do diálogo entre os catequistas, alguns elementos foram destacados como a questão da transmissão da fé, onde a catequese não deve ser vista somente como um momento que prepara para recepção dos  sacramentos, mas, sobretudo como o lugar onde são transmitidos e vivenciados os princípios e valores da fé cristã garantindo que novas gerações compreendam e vivam os ensinamentos do evangelho, através da adesão ao projeto do Reino.

A busca de uma maior profundidade espiritual, onde o ser humano é convidado a viver a integralidade de sua vocação através de uma formação onde a catequese busca ajudar no aprofundamento da relação pessoal com Deus, promovendo um entendimento mais rico sobre a espiritualidade e os sacramentos.

Também a integração comunitária aparece como uma dimensão importante dentro do itinerário catequético, buscando promover a união e o fortalecimento dos vínculos entre os membros da comunidade, criando um ambiente de partilha e apoio mútuo. Para isso a formação de lideranças conscientes de sua fé ajuda a guiar e inspirar outros em seu caminho de crescimento e amadurecimento, promovendo valores éticos a partir de uma perspectiva na qual ao falar da mensagem de Jesus Cristo se percebe que ela compromete com o Reino e com a construção de um mundo mais fraterno e justo, incentivando a prática de valores cristãos como a solidariedade, o respeito e a justiça.

Esse momento de partilha e reflexão culminou na Celebração Eucarística, na qual foi possível colocar em prática diversos elementos discutidos durante as palestras, especialmente no que se refere à importância da interação entre catequese e liturgia. A participação ativa dos presentes destacou a relevância desse vínculo. Como avaliação do encontro, foi evidenciada a importância de dar continuidade a uma maior interação e comunhão entre as atividades catequéticas das diferentes paróquias, pois atividades que se destacam em uma comunidade podem servir como inspiração e apoio para fortalecer aspectos mais fragilizados em outras.


Frei José Antonio dos Santos, OFM
Secretário do Regional