Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação São Francisco de Assis da Rússia faz Capítulo virtual para eleger novo Conselho

26/06/2020

Notícias

Nos dias 13 e 20 de junho, a Fundação “São Francisco de Assis da Rússia” celebrou seu Capítulo seguindo um formato “virtual” através de vídeochamadas. Essa Fundação depende diretamente do Ministro Geral, que deveria ter participado da celebração do Capítulo durante o mês de maio na cidade de São Petersburgo, mas infelizmente, devido à pandemia de coronavírus, isso não foi possível. Assim, os frades se encontraram, sob a presidência de Frei Marco Gongalo, Visitador Geral.

O Ministro Geral esteve presente neste encontro com uma mensagem enviada aos frades e sua bênção. No início do Capítulo, Frei Marco leu o Decreto do Ministro Geral oficializando, assim, a eleição do novo Governo da Fundação pelo Definitório Geral, segundo o qual foram eleitos Frei Stefano Invernizzi e os conselheiros Frei Juliusz Basznianin e Frei Bernardin Turmann. Os trabalhos capitulares continuaram com a apresentação dos relatórios do Visitador Geral sobre a Visita Canônica, do Presidente e do Ecônomo, do Moderador da Formação Permanente, do Responsável pelo Diálogo Ecumênico e da Pastoral Vocacional sobre a situação da Fundação no último triênio. Durante esta reunião virtual, os frades também votaram o novo Estatuto da Fundação, que será submetido à aprovação do Definitório Geral.

Se, obviamente, foi a primeira vez que os frades se reuniram em Capítulo neste formato, isso não é novidade, já que “virtualmente” se desenvolve parte do caminho da formação permanente devido às enormes distâncias que separam as Fraternidades da Fundação. De fato, ela é composta por oito frades de várias províncias da Ordem e nações e três Fraternidades que estão em São Petersburgo, Novosibirsk e Ussurijsk.

Os frades estão comprometidos, seguindo suas “Diretrizes”, na “Implantatio Ordinis”, com o cuidado pastoral dos católicos de rito latino e no diálogo ecumênico e inter-religioso. Celebrado o “Capítulo Virtual”, agora no mesmo formato se celebrará o “Congresso Capitular”, na esperança de que em breve os frades possam experimentar de novo a alegria de se conhecer “fisicamente”.


Fonte: ofm.org