Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frente reflete os desafios e riscos da Comunicação

25/10/2017

Notícias

comunica_251017g
Frei Augusto Luiz Gabriel e Érika Augusto

Rondinha (PR) – Nesta quarta-feira, 25, os participantes reunidos para o Encontro Ampliado da Frente de Evangelização da Comunicação refletiram os desafios da comunicação, tendo sempre em vista a juventude, tema que norteou as palestras desde a manhã de ontem.

Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, deu continuidade às palestras do dia anterior , falando sobre os desafios e os riscos da comunicação e da convergência de mídias.

Ele animou os participantes a olharem com esperança para as novas tecnologias. Segundo ele, muitas vezes tem-se a falsa visão de que a tecnologia afasta as pessoas, quando na verdade o que surgiu foi uma mudança no modo de se relacionar. “Por trás dos aparatos tecnológicos, está presente a relação, a comunicação. Talvez precisamos mudar nossa concepção da cultura, das relações para poder enxergar isso com outros olhos”, afirmou Sbardelotto.

Um dos riscos apontados pelo gaúcho foi o tecnicismo, ou seja, imaginar que a tecnologia resolverá todos os problemas. “Se a gente não tem uma perspectiva comunicacional por trás, a tecnologia não vai servir para nada”, afirmou. E apontou três riscos no modo de se relacionar com a tecnologia: absolutismo, fetichismo e solucionismo. O palestrante ressaltou a importância de perguntar-se: por que investir em tecnologia? Para quê? “Quando a gente entende os porquês e os para quês, a gente vai ter uma presença muito mais eficaz e efetiva”, acrescentou.

Outro desafio apontado por Moisés Sbardelotto foi a sobreinformação, o excesso de informação recebido diariamente através dos smartphones, sites, etc. “A gente é inundado de dados e informações. A gente se satisfaz com a mera informação, não damos um salto para o conhecimento, muito menos para a sabedoria”, afirmou. Para ele, a sobrecarga de informação recebida diariamente impede o receptor de relacionar estas informações, gerando uma opinião pessoal.

Para encerrar, o palestrante apontou quatro desafios para os comunicadores:
1. Desafio da boa informação:
Como comunicar uma boa informação? O Papa Francisco apontou três grandes pecados da mídia, que servem a todos os comunicadores: fugir da desinformação, da difamação e da calúnia.
2. Desafio da boa nova:
Ler os fatos do presente com a lente de uma boa notícia, ter esperança diante dos acontecimentos, perceber a ação de Deus diante da realidade.
3. Desafio de Aparecida:
Assim como os pescadores fizeram há 300 anos, transformar a ação comunicacional em comunidade. Os pescadores não saíram com peixes nas redes, mas a imagem de Nossa Senhora, formando a partir desta ação uma nova comunidade. Muitas vezes a ação comunicacional não vai render audiência, “likes”, mas vai transformar a realidade daquele que recebe.
4. Desafio de Santo Ambrósio:
Nunca perder as raízes, a tradição. Buscar as coisas novas sem perder as coisas antigas. Uma árvore sem raízes não sobrevive, uma árvore sem flores, sem colorido, não chama a atenção. As flores são passageiras, a raiz é permanente. Assim deve ser a comunicação, com valores sólidos.

Apresentação das 5 Frentes de Evangelização da Província
comunica3_251017Frei César Külkamp, Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, fez uma fala apresentando o Plano de Evangelização da Província. Ele explicou cada uma das 5 frentes: Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento; Educação; Comunicação; Solidariedade com os empobrecidos e Missão, destacando de modo especial a Comunicação. Ele apresentou um breve histórico da comunicação na Província, desde as primeiras ações em 1901, com a fundação da Tipografia da Escola Gratuita São José, hoje Editora Vozes; também com a fundação de jornais em Lages (Cruzeiro do Sul, em 1902), em Curitiba (Der Kompass, 1902) e Rodeio (L’Amico, 1902). Ele salientou que todas as ações feitas em todas as frentes têm como horizonte o serviço da vida evangélica e da missão.
O Secretário falou ainda da importância dos leigos em todas as Frentes de Evangelização e dos apelos da Ordem dos Frades Menores. “Nos nossos trabalhos, o leigo não é compreendido como um suplente. Ele compartilha da missão, porque o nosso modo de estar, de trabalhar, já é anúncio, já é evangelização. Os leigos nos ajudam a compreender o carisma e, na atuação, a desenvolverem melhor como deve ser a nossa presença franciscana no mundo de hoje”, acrescentou.

Frei César destacou ainda a importância de olhar além da realidade provincial, ampliando o horizonte para outras necessidades, como a questão ambiental, sobretudo na Amazônia, com o desmatamento e assoreamento dos rios, a questão dos refugiados e a mineração.
O frade afirmou a importância do trabalho em rede dentro de cada uma das Frentes de Evangelização e também a necessidade da integração entre as Frentes. Para ele, o Encontro fortalece o trabalho em rede e faz com que os participantes se tornem multiplicadores do modo de ser franciscano, não se detendo na ação, no como fazer, mas refletindo o como e o porquê. “A gente não quer simplesmente ter mais uma rádio, mas se é um mecanismo de evangelização, de estar no meio da cultura, é válido. Não só transmitindo uma programação religiosa, mas no modo de transmitir notícias, no modo de estar em cada um destes lugares, ser sinal de fraternidade, de minoridade, de valores do Evangelho”, concluiu.

Ao final, Frei Gustavo Medella, coordenador de Frente de Evangelização da Comunicação e Definidor Provincial, agradeceu os presentes e animou todos nos trabalhos locais.

Memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão
comunica2_251017
O dia começou cedo, às 7h15, com a Celebração Eucarística. A missa, presidida por Frei César Külkamp e concelebrada por Frei Rodrigo Silva, mestre e coordenador de Formação Inicial e Frei Ary Pintarelli, recordou a memória de Frei Galvão, santo celebrado neste 25 de outubro. Em sua homilia, Frei César recordou a vida e obra de Frei Galvão e destacou a proximidade dos frades com o santo, que nasceu em Guaratinguetá e morou muitos anos em São Paulo, no Convento São Francisco.

CONFIRA O VÍDEO: