Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paz, fraternidade e cuidado da criação inspiram a Festa de Frei Galvão 2025

13/08/2025

Notícias

O Santuário de Frei Galvão está se preparando para acolher milhares de fiéis em mais uma edição da tradicional festa em louvor ao primeiro Santo brasileiro, que será realizada entre os dias 16 e 26 de outubro deste ano.

Nesta terça-feira, 12 de agosto, foi apresentada a identidade visual que marcará a memória dos fiéis devotos. Com o tema “Com Frei Galvão cultivemos a Paz com toda a criação” e o lema inspirado na passagem do Evangelho: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos do Altíssimo” (Mt 5,9), os filhos e filhas de Deus irão refletir, durante a novena e celebrações, sobre aspectos da vida, da caridade e do amor de Deus por todas as suas criaturas.

Seguindo os passos de São Francisco de Assis, assim como fez Frei Galvão, a Festa de 2025 destacará a íntima conexão entre paz, fraternidade e cuidado da criação. Frei Galvão, reconhecido como o “Homem da Paz e da Caridade” desde sua beatificação, em 1998, por São João Paulo II, é exemplo de vida pacificadora, caridosa e profundamente ligada à espiritualidade franciscana.

Inspiração franciscana para a celebração

A escolha da temática deste ano foi iluminada por duas comemorações que marcam 2025: os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 10 anos da Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco. Os dois textos convidam à contemplação e ao respeito pela criação, elementos centrais da espiritualidade franciscana, vividos com intensidade por Frei Galvão.

O Cântico das Criaturas, também conhecido como Cântico do Irmão Sol, exalta a beleza e a harmonia da criação como expressão do amor divino. Este louvor ecoa na proposta da Festa: viver em paz com o próximo, com Deus e com toda a criação.

Um hino que nasce da espiritualidade da Paz

Em sintonia com esse espírito, o Santuário também está preparando o hino oficial da Festa de Frei Galvão 2025, que terá como base os ensinamentos do Cântico das Criaturas e da famosa Oração da Paz, atribuída a São Francisco de Assis:

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz…”

Essa oração, conhecida mundialmente e rezada inclusive por pessoas de outras crenças, reforça o chamado para sermos instrumentos da paz onde houver ódio, discórdia, tristeza ou desespero. É esse espírito que se deseja vivenciar e propagar durante toda a programação da Festa.

Paz e Bem: saudação e missão

A saudação “Paz e Bem”, tão presente na vida e nos encontros franciscanos, será um dos gestos concretos de acolhida a todos os devotos que visitarão o Santuário. Acredita-se que Frei Galvão assim saudava os irmãos e irmãs que cruzavam seu caminho. É também um convite para que, ao celebrarmos sua memória, sejamos construtores da verdadeira paz, aquela que nasce do diálogo, da partilha, do perdão e da fraternidade com toda a criação.


Fonte: https://www.santuariofreigalvao.com/post/festa-de-frei-galvao-2025