Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Toni Michels escreve sobre a Igreja organizada a partir das CEBs

11/03/2013

Notícias

“Entre vós seja assim” é o título desta cartilha que, segundo o autor, Frei Toni Michels, teve como ponto de partida o documento “Que todos sejam um”, nascido de um processo sinodal da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, de cuja caminhada “tive a graça de participar durante 14 anos”.

Para Frei Toni, o texto não tem a pretensão de ser uma receita. É apenas mais um humilde quadro de referência, nascido de experiências já feitas em contexto de periferia urbana. “Quiçá possa servir para algumas Igrejas locais, com suas comunidades e paróquias, neste processo de concretizar novos jeitos de ser Igreja que levem a sério a participação e a comunhão efetivas de todos os consagrados e consagradas pelo batismo”, diz o autor.

“Uma Igreja assim, além do respaldo bíblico-reológico e de ter atrás de si o melhor do Concílio Vaticano II e do Magistério da Igreja Latino-americana, é uma exigência da própria sociedade, hoje já mais pluralista, descentralizada, participativa, democrática, respeitosa da liberdade e da subjetividade”, continua o frade.

Segundo Frei Michel, “optamos por partir da pequena comunidade até o âmbito diocesano, como também das instâncias menores e mais cotidianas para as instâncias maiores da Igreja. Assim se respeita o princípio da subsidiariedade, tão essencial para o exercício do poder-serviço. Abordamos as instâncias participativas da Igreja com o cuidado de quem tem consciência de tratar de uma questão decisiva, pois o modo como nos relacionamos, nos organizamos, tomamos as decisões e exercemos os ministérios, já precisa ser testemunho da Boa Nova e ensaio do mundo novo. O modo não pode contradizer o conteúdo. O modo já é a mensagem. Se nos organizamos, tomamos as decisões, planejamos e agimos do jeito de Jesus, experimentamos a alegria de estar no caminho do Evangelho”, explica Frei Toni.

Frei Toni Michels hoje é coordenador da Fraternidade de Venda das Pedras. Lá ele trabalha com comunidades que surgiram ao redor de uma antiga colônia de hansenianos. Frade desta Província da Imaculada, Frei Toni é natural de Forquilhinha (SC) e se ordenou presbítero em 1983. Exerceu seu ministério sobretudo no pastoreio das comunidades da Baixada Fluminense. Esta cartilha é uma publicação da Iser Assessoria e Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Com ilustrações de Frei Dito, desta Província, esta cartilha pode ser adquirida pelo email: vendas@cebi.org.br