Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Roberto será ordenado presbítero sábado

24/03/2019

Entrevistas

“Estou entre vós como servo”

Moacir Beggo

No dia 30 de março, às 18 horas, Frei Roberto Aparecido Pereira será ordenado presbítero pelas mãos do franciscano Dom Caetano Ferrari, bispo emérito da Diocese de Bauru, durante a Celebração Eucarística na Paróquia Cristo Ressuscitado, na avenida Orígenes Lessa, 780, em Lençóis Paulista (SP).

Frei Roberto escolheu como tema de sua ordenação o versículo 27, do capítulo 22 de Lucas: “Estou entre vós como servo”. É com esta missão de servo que Frei Roberto quer iniciar o seu ministério sacerdotal no dia 31 de março, às 9 horas, quando celebrará a sua Primeira Missa.

Frei Roberto nasceu no dia 1º de agosto de 1987 e vestiu o hábito franciscano em 12 de janeiro de 2010. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 28 de agosto de 2016. Foi ordenado diácono em 8 de abril de 2018, na cidade de Ituporanga (SC).

ACOMPANHE O TRÍDUO NA PÁGINA DO FACEBOOK

Site Franciscanos – Como se deu seu discernimento vocacional?

Frei Roberto – Não saberia dizer ao certo quando começou meu discernimento vocacional, já que muito cedo, com cerca de 10 anos, ajudava em minha Paróquia de origem, como coroinha, por influência dos colegas da escola, pois todos faziam parte desta pastoral. E ali fui crescendo e discernindo a vocação, sem ainda pensar em ser padre ou algo do gênero. Só tinha conhecimento da vocação diocesana. Com os encontros vocacionais para jovens, que as irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria realizavam em Lençóis Paulista, pude ali conhecer melhor a espiritualidade franciscana e, com o convite da Irmã Fátima, fui conhecer os franciscanos de Agudos. Ali, na companhia de Frei Rafael Spricigo e depois com Frei Nazareno J. Lüdtke, pude ver de perto a vocação e a vida dos franciscanos.

Site Franciscanos – Você sempre quis ser franciscano?

Frei Roberto – Não, ser franciscano foi uma descoberta. Na minha cidade existem seis paróquias e todas administradas pelo clero diocesano. A única experiência de vida religiosa é das irmãs que lá residem. Ainda que Lençóis Paulista fique a 30 km de distância de Agudos. As cidades fazem parte de dioceses distintas. Por isto, falo que ser franciscano foi uma descoberta.

Site Franciscanos – Como você define o ministério sacerdotal?

Frei Roberto – Para nós, religiosos, o ministério sacerdotal é colocar-se a serviço da Igreja e da Ordem. Ao assumir a profissão solene abraçamos com ela toda a Fraternidade Provincial e colocamos nossa vida a serviço dela. Assim, posso definir que o ministério sacerdotal é colocar-se como servo, em especial, dos mais pobres, sendo presença franciscana, de doar-se na minoridade.

Site Franciscanos – Quais as suas expectativas como presbítero no Pontificado do Papa Francisco?

Frei Roberto – As minhas expectativas como presbítero no Pontificado do Papa Francisco são as melhores. Ele traz para a Igreja um novo olhar sobre o homem e sobre ela mesma, sendo um hospital de campanha, acolhedora e mãe. Ao mesmo tempo fico admirado com suas falas e exemplos, que chamam a atenção e que lançam-nos a dar uma resposta coerente e exemplar de nossa consagração.

Site Franciscanos – Quem é a sua fonte de inspiração? Onde busca alimento para sua espiritualidade?

Frei Roberto – Acredito que o cartão de visita da espiritualidade e inspiração é o próprio Francisco de Assis. Uma vez Frei Alberto Beckhäuser, em uma Solenidade de São Francisco no ITF, disse: “Toda vez que chego a uma festa de São Francisco de Assis, sinto-me um devedor, olhando para a sua vida e seu modo de ver Jesus e toda a humanidade, ainda percebo que preciso muito caminhar”. Acredito que seguir Francisco seja isto, um misto de orgulho e de dever, que é a inspiração para estar a caminho. Assim, busco alimento na fraternidade e nas celebrações diárias, tanto pessoais como comunitárias, pois, ali realizamos o nosso ser franciscano.

Site Franciscanos – O que diria para um jovem sobre a vida religiosa franciscana?

Frei Roberto – Eu diria que vale a pena e que São Francisco tem muito a dizer. Só é preciso haver pessoas com coragem e que levem o sonho e a mensagem de Assis a toda humanidade, que é uma vida segundo o evangelho de Jesus, na simplicidade, na pobreza voluntária, na sobriedade compartilhada, amando a todos, especialmente os mais pobres, e considerando a todos os seres da natureza irmãos e irmãs.