Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Roberto será ordenado diácono em Ituporanga

02/04/2018

Notícias

roberto-830

Com o lema “Servir os pobres em Cristo”, Frei Roberto Aparecido Pereira será ordenado diácono por Dom Onécimo Alberton, bispo da Diocese de Rio do Sul, no dia 8 de abril, às 10 horas, na Igreja Matriz de Santo Estêvão, em Ituporanga (SC).

Natural de Lençóis Paulista, onde nasceu no dia 1º de agosto de 1987, Frei Roberto é filho de Santina e João Donizeti Pereira e irmão de Leandro e Luana.

“Já participava dos encontros vocacionais do Seminário Arquidiocesano de Botucatu (SP) em 2002/2003, mas conheci as irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria (“irmãs do Egito”), que têm uma “creche” em Lençóis, e através delas soube da presença dos frades em Agudos. Nos encontros vocacionais dali, pude perceber a riqueza do carisma franciscano”, conta Frei Roberto, que ingressou no Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga em 2008. Em 2010 vestiu o hábito franciscano no Noviciado e depois cursou Filosofia e Teologia.

“O caminho formativo me ajudou a conhecer São Francisco de Assis e, a cada dia, o seu projeto de vida. Descobri onde deveria estar como frade menor, ou seja, buscar um mundo mais justo, onde todos se sintam abraçados pelo Cristo”, revela Frei Roberto, que depois de 10 anos retorna ao Seminário de Ituporanga para residir na Fraternidade Santo Estêvão.

Para Frei Roberto, o diaconato que vai receber no dia 8 de abril é uma forma de servir como frade menor, de mostrar o rosto do Senhor que se abaixa para beijar os pés, principalmente dos que nada têm para oferecer em troca. “Sei que é um caminho árduo e que todos os dias se faz necessário abaixar e colocar mais água na bacia”, observa o futuro diácono. “Por isso escolhi o desenho de Frei Pedro Pinheiro para o meu convite, retratando o abraço de Francisco a Cristo, mostrando o dever do diácono e assim de toda a Igreja no serviço na construção do Reino de Deus. O lema – “Servir os pobres em Cristo” – faz alusão ao capítulo da segunda da Carta de São Tiago (cf. Tg 2,5) para acentuar a quem somos chamados neste serviço”, explica o frade.

roberto-convite