Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Roberto faz o juramento de fidelidade no encerramento do Tríduo

20/10/2012

Notícias

Frei Diego Melo

São Paulo (SP) – Concluindo o Tríduo de preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Roberto Ishara, Frei Mário Tagliari presidiu a celebração eucarística de sexta-feira, ladeado pelos confrades que juntos se alegram pelo sim desse nosso irmão.

A partir do Evangelho do lava-pés, escolhido como tema para essa celebração que falava do Ministério Presbiteral, Frei Mário ressaltou a importância de o sacerdote ser o verdadeiro servidor da comunidade, além de lembrar o grande carinho e reverência que São Francisco nutria por aqueles que abraçavam essa vocação.

Após a comunhão, Frei Roberto fez o seu juramento de fidelidade e com o belo e emocionante gesto de lavar os pés dos seus próprios pais, Nely e Mário, demonstrou sua gratidão àqueles que foram os primeiros a lhe servirem e lhe ensinarem o que significa uma entrega constante e gratuita.

Por fim, procedeu-se à benção da nova estola sacerdotal e do novo cálice e patena, presentes dos pais de Frei Roberto e que serão usados para a celebração da sua primeira missa.

Hoje, o grande dia

Frei Roberto será ordenado presbítero neste dia 20 de outubro, às 15 horas, na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tomé Ferreira da Silva, recém-nomeado Bispo para a Diocese de São José do Rio Preto. Neste domingo, dia 21, às 9 horas, ele celebrará a sua Primeira Missa na mesma igreja, tendo como pregador Frei Paulo César Ferreira da Silva.

Frei Roberto Ishara nasceu no dia 3 de janeiro de 1970. É filho de Yuko Ishara e Nely Eiko Ishara e tem quatro irmãos: Sidnei, Sandra, Marcelo e Claudinei. “Sou o penúltimo”, conta Frei Roberto. Seu discernimento vocacional aconteceu quando morava no Japão trabalhando como dekassegui, onde teve o primeiro contato e leu toda a Sagrada Escritura. Na volta ao Brasil, tomou a decisão de ser padre. Escolheu ser religioso franciscano e ingressou na Ordem Franciscana por esta Província, quando vestiu o hábito em 2004 e fez a profissão solene em 5 de novembro de 2009.