Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Marx será ordenado diácono em São Paulo

05/03/2018

Notícias

ordenação_marx_050318

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9b). Este é o lema escolhido Frei Marx Rodrigues dos Reis para receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o diaconato, no dia 11 de março de 2018, às 10h30, no Convento São Francisco, em São Paulo (SP). Ele será ordenado por Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar de São Paulo.

Filho de Heloíza e Marco Aurélio Ribeiro dos Reis, Frei Marx nasceu em São João de Meriti (RJ) no dia 28 de setembro de 1989. Tem duas irmãs: Amanda Rodrigues dos Reis (33 anos) e Yolanda Rodrigues dos Reis (30 anos). Ingressou no Aspirantado de Ituporanga em 2008 e vestiu o hábito franciscano em 2010. Cursou Filosofia e Teologia e atualmente reside no Convento São Francisco, onde está a serviço da Animação Vocacional Provincial.

Para Frei Marx, ser diácono hoje é estar atento ao clamor dos povos para se fazer presença de Cristo. “Já na origem do diaconato, descrita em Atos dos Apóstolos 6, 1-7, é narrada aos irmãos, a necessidade de servir de modo mais específico as viúvas e a mesa do Senhor. Assim, é preciso entender que o serviço prestado faz eco às necessidades das pessoas. Hoje, essas viúvas são também os empobrecidos, os ribeirinhos, os jovens aliciados pelo poder do tráfico, os negros discriminados e todos os pequeninos de nosso tempo”, acredita. Para ele, sem o desejo de ser servidor não há fidelidade ao que se abraça.

O futuro diácono explica a escolha do seu lema: “Para estar unido a Deus é preciso estar no amor de Deus. Ao mesmo tempo é preciso entender que Cristo amou o mundo de tal modo que as suas atitudes como um todo revelam a sua forma de amar, e porque foi amor profundo, a cruz veio como consequência. A cruz de Cristo é consequência de um amor que não tem limites. Deus é amor e nos criou para o amor. Assim, seu desejo é que todos, sem exceção, sejam nutridos nesse amor, um amor que desejo servir por toda a vida”, explicou.

Marx-convite