Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Leandro será ordenado diácono hoje

13/03/2018

Notícias

leandro-830

“A ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias” (Lc 1,74-75). Tirado do Cântico de Zacarias, este é o lema escolhido por Frei Leandro Costa Santos para a sua ordenação diaconal no dia 17 de março em Vila Velha (ES). Frei Leandro será ordenado por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano de Vitória, às 17 horas, no Santuário Divino Espírito Santo.

Filho de Francisca e Francisco Moisés dos Santos, Frei Leandro nasceu na capital paulista e é o terceiro dos seis filhos. Ingressou no Seminário de Agudos em 2005 e vestiu o hábito franciscano em 2009. Cursou em seguida Filosofia e Teologia e, no ano passado, passou a residir na Fraternidade Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES). Sobre o serviço que vai assumir, explica: “Na Igreja, a vida dos cristãos tem as mais diversas tonalidades, ou seja, os variados carismas e dons. De modo que cada qual percebendo-os, faz deles serviço e doação aos outros, contribuindo eficientemente na construção do Reino de Deus”.

Do seu período de formação, destaca a forte experiência vivida entre os anos de 2014-2015 em Duque de Caxias, na Paróquia São Francisco, nas suas 24 comunidades; em 2016, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora no Bingen, Petrópolis. E agora, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, junto às 10 comunidades. “A vida pastoral me encanta. Possuo um particular interesse em contribuir para a vida pastoral de nossos irmãos e irmãs engajados na vida eclesial. Com as falhas e limites, mas também com o esforço sincero, desejo servir nossa Igreja por meio do diaconato”, promete.

“Confio que, sendo uma ‘graça e um compromisso’, o diaconato assumido, tanto molda o coração de quem o exerce (pessoal), como também contribui com os que nele confiam (povo). Sendo assim, quero, por meio deste serviço, entregar-me nas mãos de Deus e fazer de meus dias uma dedicação plena aos homens e mulheres de boa vontade, contribuindo nessa tarefa de semear a Palavra, junto aos demais irmãos que se dedicam na evangelização”, completa.

Acompanhe as notícias do Tríduo em preparação para a Ordenação Diaconal

leandro-convite