Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Josiélio renova os votos na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora

09/12/2022

Notícias

Colatina (ES) – Na noite do dia 8 de dezembro, a Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina (ES), celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição com seus fiéis. Diante da alegria expressa nos olhares e sorrisos de todos, reverenciamos a Mãe de Deus e nossa em um dia especial para o povo e para a Província Franciscana da Imaculada Conceição. A celebração, ocorrida na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, a igreja mais antiga de Colatina, trouxe presente a espiritualidade franciscana e o zelo e devoção à Virgem Imaculada.

Nessa mesma alegria, a Fraternidade presente nesta paróquia celebrou o rito de renovação dos votos de Frei Josiélio Oliveira, OFM, pedindo a Maria que neste dia consagrado a ela, também ela fosse a guia e protetora na caminhada de Frei Josielio. A celebração tornou-se ainda mais especial porque, além de celebrarmos a Padroeira da Província, o povo se colocou em escuta atenta ao compromisso assumido por ele por mais um ano diante deles, de viver em castidade, obediência e sem nada de próprio.

Frei Josiélio, em um breve agradecimento, destacou rapidamente que os votos renovados são um compromisso diante de Deus, que o chamou ao serviço, e diante dos Anjos e Santos e de Maria, o que se torna mais especial quando se recorda que sua caminhada está segura, sobre a poderosa proteção da Imaculada. Recordou também que no dia 8 de dezembro de 1991, nesse mesmo dia, recebia seu batismo em sua comunidade de origem, o Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Vinhático, Montanha (ES). Disse ainda que essa Mãe (Maria) tem suas maneiras de acompanhá-lo e ampará-lo sempre que preciso, desde o início de sua caminhada como cristão, no batismo e em sua especial devoção a ela, aprendida e moldada dia a dia em sua caminhada. Agradeceu também ao povo reunido, pelo tempo de aprendizado e acolhida na paróquia e pelo exemplo de fé, esperança e caridade que eles demonstraram nesse tempo de ano pastoral. Pediu a oração de todos eles a cada dia, por ele e pelos irmãos de caminhada.

          (toque nas imagens acima para ampliá-las)

Após o rito de renovação de votos, os cantores entoaram o cântico “Quando o Fogo do Amor Ardeu no Peito”, relembrando a Frei Josiélio e aos presentes, que o exemplo de caminhada é o Cristo Pobre e Crucificado, tendo Francisco de Assis e a Imaculada Mãe de Deus como exemplo de dedicação e serviço. O momento de oração e devoção terminou com grande alegria e gratidão do povo e dos frades, com um lanche partilhado, oferecido pela Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, que assim como outras três comunidades, teve Frei Josiélio à frente dos trabalhos pastorais.


Maria Júlia Lyrio, pela Paróquia Santa Clara