Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Jean será ordenado diácono neste sábado

05/06/2015

Notícias

jean

O mineiro Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira será ordenado diácono neste sábado, no dia 6 de junho, pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, D. José Antônio Peruzzo. A celebração será às 17h15 na Igreja Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba.

Frei Jean é natural de São José da Barra, em Minas Gerais, onde nasceu no dia 8 de julho de 1979. Fez a profissão temporária no dia 22 de maio de 2010 e a profissão solene no dia 6 de dezembro de 2014.

Frei Jean escolheu como lema “Se alguém quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo.” (Jo 12, 26). Atualmente reside na Fraternidade São Boaventura, em Rondinha.

Sobre este serviço que vai assumir, Frei Jean escreve o seguinte:

“Se alguém quer servir, siga-me” (Jo 12, 26)

Nestes dias que antecedem a ordenação diaconal, de forma ainda mais intensa tenho refletido sobre o significado deste ministério tão especial entre todos os ministérios instituídos por Cristo na Igreja, destinado ao bem de todo seu corpo. A Carta Apostólica de Paulo VI, estabelecendo normas referentes à ordem sacra do diaconado, na ocasião da renovação conciliar, tem me ajudado muito nesta reflexão.

Em poucas páginas, o Papa condensa de forma ímpar a teologia do diaconado em suas mais profundas raízes bíblicas, patrísticas e pastorais.

Me chamou particularmente a atenção quando, nesta carta, se recorda as palavras de Santo Inácio de Antioquia: “O ofício de diácono é o próprio ministério de Jesus Cristo”. São Policarpo de Esmirna, por sua vez, enriquece a reflexão quando, como que completando esta sentença de Santo Inácio, exorta os diáconos a serem sóbrios, misericordiosos, diligentes e a caminharem segundo a verdade do Senhor, que se fez servo de todos” . O Senhor Jesus é o grande diácono do Pai, e um bom diácono da Igreja será aquele que conseguir conformar-se quanto possível ao Senhor. Ser diácono é colocar-se de forma ainda mais autêntica no seguimento e na imitação do Mestre, que se fez servo de todos até dar sua própria vida – o auge de toda diaconia.

No lema que escolhi para ordenação, procurei contemplar esta reflexão ao citar do Evangelho de João o seguinte versículo: “Se alguém quer servir, siga-me; e onde eu estiver, estará ali também meu servo”. O diácono, antes de tudo, deve se empenhar no seguimento, estar onde o Mestre está, onde estão os seus preferidos, aprender do Senhor. Deste modo poderá desempenhar este ministério que é o ministério de Jesus Cristo, o que mais nos identifica com Ele.

Sem dúvida a grandeza do ministério e de suas exigências intimida, é uma graça exigente, mas é antes de tudo graça. Com todos os irmãos quero louvar a Deus que me vocacionou a este ministério, pedindo ao mesmo Deus que continue sempre derramando todas as graças necessárias para que eu possa permanecer fiel à este chamado e seguimento de Cristo. Que eu possa, acima de tudo, aprender d’Ele a servir, a “diaconar”. Conto sempre com o apoio de toda fraternidade e peço mais uma vez vossas orações.

Fraternalmente,

Fr. Jean Carlos Ajluni Oliveira.