Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gregório Martins falece aos 77 anos

11/09/2020

Notícias

*06/06/1943 +11/09/2020

Caros Irmãos,

Paz e Bem!
Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 11 de setembro de 2020, o confrade Frei Gregório Martins, carinhosamente chamado de “Frei Gregorinho”. Nos últimos meses, Frei Gregório vinha apresentando problemas graves de saúde. Fazia uso contínuo de insulina, tinha osteoporose, fazia acompanhamento cardiológico e tratamento oncológico para pele. Considerando o seu quadro fragilizado, Frei Gregório havia sido transferido, em junho deste ano, para Bragança Paulista, em vista de um melhor tratamento de saúde e cuidados mais efetivos. Na manhã de ontem, Frei Carlos Körber comunicou que Frei Gregório havia tido um mal-estar. Durante o almoço saiu do refeitório e caiu. Ficou sem respirar por um bom tempo e teve uma parada cardíaca. O SAMU veio e conseguiram entubá-lo mas ficou com arritmia. Na madrugada de hoje, em decorrência desse episódio, Frei Gregório veio a falecer.

A missa de corpo presente será amanhã, dia 12, às 7h30, em Bragança Paulista. Depois o corpo seguirá para o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, onde haverá a encomendação e enterro, programado para às 11 horas.

Dados pessoais, formação e atividades

– Nascimento: 06.06.1943 (77 anos de idade)
– Santo Amaro da Imperatriz, SC.
– Vestição na Ordem Terceira: 11.02.1960 (60 anos de Vida Franciscana)
– Primeira Profissão na Ordem Terceira: 12.02.1961
– Primeira Profissão na Ordem: 02.05.1965
– Profissão Solene: 26.05.1968
– 1965 – Seminário Santo Antônio/Agudos-SP – Serviços fraternos
– 22.02.1973 – Convento Santo Antônio/Rio de Janeiro – Porteiro
– 09.12.1977 – Ipanema/Rio de Janeiro – administração econômica e contábil
– 14.12.1982 – Convento Bom Jesus/Curitiba-PR – Porteiro
– 21.01.1986 – Convento São Francisco/São Paulo – Porteiro e contabilidade
– 21.01.1989 – Convento Santo Antônio do Pari/São Paulo – A serviço do comissariado da Terra Santa
– 14.04.1993 – Santo Amaro da Imperatriz-SC – administração do Conventinho
– 27.07.2001 – Seminário Frei Galvão/Guaratinguetá-SP – serviços gerais
– 17.12.2009 – Convento São Boaventura/Rondinha-PR – serviços gerais
– 17.06.2020 – Bragança Paulista-SP – tratamento

O frade menor
Frei Gregório Martins nasceu e cresceu na cidade de Santo Amaro da Imperatriz-SC. Sua família trabalhava na lavoura, seus pais eram agricultores. Era o quinto filho de oito irmãos. Atribuía a sua vocação ao exemplo de religiosidade e fé convicta dos pais. A presença dos franciscanos e a evangelização realizada na região de Santo Amaro também motivaram o seu ingresso na Ordem Franciscana. Frequentou ainda a chamada “Casa Azul” em Rio Negro-PR, lugar para a formação de irmãos leigos. Na Província desenvolveu serviços fraternos como alfaiate, sacristão, hortelão, porteiro. Em muitas ocasiões trabalhou na administração e contabilidade das fraternidades; serviço pelo qual tinha um zelo desmedido e um gosto especial. Colocava, assim, em prática o curso de técnico contábil que, ainda jovem, havia feito. Em 1977, transferido para a Paróquia Nossa da Paz, em Ipanema, jocosamente, dizia-se o próprio “garoto de Ipanema”!

Na sua autobiografia, Frei Gregorinho se descreve como um frade simples e preocupado com a Província. “Não entendo o frade que faz sua vida própria e não procura participar da vida da Província. Não se deve criticar sem ser responsável pela Província ou pela comunidade onde mora”, dizia.

Entre seus maiores sonhos, falava sobre o desejo de santificação. Embora dissesse ainda não ter conquistado, acreditava que se adquire a santidade através da busca diária e renovada. As maiores dificuldades encontradas são aquelas do cotidiano, das quais ninguém pode escapar.

Nas suas devoções particulares rezava pelas almas do purgatório, pelo Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e São José. Acreditava firmemente que Deus é quem dá forças e orienta na caminhada. Sobre a vida religiosa e sobre a ação evangelizadora dizia que o frade menor deve ser simples e humilde. Não deve ter pretensões para promoção pessoal. O religioso deve ser menor entre os menores, sem diminuir ninguém, valorizando todos da mesma maneira.

Quando se estiver numa situação de conflito, por uma transferência, uma difícil mudança de trabalho ou mesmo uma dificuldade corriqueira, Frei Gregório tinha como inspiração os próprios ensinamentos da Palavra de Deus: “Se Deus é por nós quem será contra nós” e “Tudo posso naquele que me conforta”!

Que o Bom Deus acolha na felicidade eterna esse nosso irmão!

R.I.P.
Frei Jeâ Paulo Andrade