Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gentil e Frei Jorge celebram a graça dos Jubileus  de Vida Religiosa

08/12/2023

Notícias

“Quero fazer da minha presença neste mundo um louvor de ação de graças ao Senhor”

Essas foram as palavras proferidas pelos jubilados Frei Gentil Avelino Titton e Frei Jorge Paulo Schiavini a Frei Gilberto da Silva, presidente da celebração e Ministro Regional, ao término do ato simbólico em comemoração ao Jubileu de Vida Religiosa. Este evento ocorreu durante a Celebração Eucarística na manhã de sexta-feira, 8 de dezembro, dia da Solenidade da Imaculada Conceição, diante da Fraternidade e dos fiéis reunidos para essa liturgia.

A CELEBRAÇÃO

Nesta ocasião, celebraram-se os 65 anos de vida religiosa e 60 anos de ministério presbiteral de Frei Gentil, os 25 anos de vida religiosa de Frei Jorge e também os 50 anos de vida religiosa de Frei José Clemente Schafaschek, este último ausente no ato, mas lembrado desde o início daCcelebração e nas orações da comunidade.

Concelebraram também nesta cerimônia os frades da Fraternidade São Francisco de Assis do Instituto Teológico Franciscano, com destaque para o Coral dos Frades, que motivou os cânticos e a participação da assembleia nesse momento.

Durante a homilia, Frei Gilberto relembrou:

“A solenidade de hoje trata da familiaridade que Deus criou com a humanidade, onde a encarnação de seu Filho está no centro. A celebração da Imaculada Conceição de Maria é a celebração da familiaridade e da força de Deus entre nós. Maria foi preservada do pecado antecipando os méritos de Cristo. É Cristo, no alto da Cruz, que oferece a salvação à humanidade.”

Prosseguindo com a liturgia da Palavra, que nos apresenta as narrativas da queda do gênero humano, confundido pelo mal, no relato do Gênesis (3,9-15.20), vemos a humanidade separada de Deus. Por meio do sim de Maria, o ser humano pôde se reaproximar de seu Criador a partir da encarnação do Verbo. Essa proximidade se estende nos gestos de Maria, que acompanha seu filho até a Cruz e perpetua sua entrega à humanidade em sua valorosa intercessão e maternidade para com todos os filhos de Deus.

OBRIGADO PELO VOSSO SIM!

Dirigindo-se aos seus confrades, Frei Gilberto afirmou:

“Nossa família está reunida aqui e agradece a Deus por vocês. Obrigado pelo sim dado à Igreja, à Ordem dos Frades Menores e à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ser Franciscano é um dom e uma vocação que se descobre a cada dia, com erros e acertos. O mais importante é se conformar, seguir e imitar a Cristo.”

Ao concluir a homilia, Frei Gilberto agradeceu novamente a Frei Gentil e Frei Jorge por suas contribuições individuais, generosos dons que enriquecem a fraternidade. Ele agradeceu também por compartilharem suas vidas e dons com todos os outros irmãos.

A CELEBRAÇÃO DOS JUBILEUS

Em seguida, deu-se início ao breve rito de Celebração dos Jubileus dos confrades.

O presidente da celebração os interpelou: “Caríssimos confrades, qual é o pedido de vocês?”

Respondendo humildemente ao presidente da celebração e à Ordem dos Frades Menores, expressaram o desejo de celebrar a graça do jubileu e agradecer a Deus por todas as graças recebidas ao longo de suas jornadas vocacionais.

“É graça sobre graça que vocês recebem”, continuou o diálogo. “Por isso, com alegria renovada, são chamados a bendizer o Deus de misericórdia que os escolheu e consagrou, concedendo-lhes a abundância de seu coração. E para que suas vidas estejam cada vez mais incorporadas à vida daquele que foi e é a razão de nossos passos, convido-os a depositarem-se nas mãos daquele em quem sempre confiaram, e a renovarem, assim, os seus votos, com o apoio de nossas orações e amor fraterno”.

Então, os frades jubilados expressaram sua gratidão e confirmaram mais uma vez sua adesão a este estado de vida por meio de uma fórmula que expressava agradecimento a Frei Gilberto, na qualidade de Ministro Regional, e aos irmãos da Província por permitirem dedicar os anos de suas vidas ao Senhor em prol do Reino dos céus. Agradeceram pelo serviço na Igreja, pelas experiências de alegria e sofrimento que moldaram suas existências. Renovaram seus votos de viver em obediência, desapego material e castidade, comprometendo-se com a Regra dos Frades Menores. Solicitaram a graça da perseverança e pediram ajuda aos irmãos para acolherem com alegria o que o Senhor determinar para suas vidas. Expressaram, por fim, o desejo de fazerem de suas presenças no mundo um louvor de gratidão ao Senhor.

Este momento foi concluído com a prece do presidente sobre os dois frades, desejando que o Senhor continue sendo seu amparo em todas as situações, luz em seu caminho, mantendo-os em seu santo modo de operar, até a vida eterna.

A celebração eucarística prosseguiu conforme o costume. Após a comunhão, membros do conselho paroquial entregaram aos frades jubilados vasos de flores em sinal de gratidão pelo generoso sim que deram ao Senhor e pelo testemunho de vida à comunidade através de seus serviços.


Frei Bruno Cezário, OFM