Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastoral da FAE promove Missão Franciscana ‘on-line’

26/10/2020

Notícias

A Pastoral Universitária da FAE promoveu a Missão Franciscana FAE, no formato on-line, no dia 24/10. A ação teve dois momentos: de manhã, uma palestra formativa e um bate-papo com  Frei Gilberto da Silva, com o tema “Como a Espiritualidade Franciscana contribui com a nossa Formação Integral”. De tarde, um encontro missionário com funcionários e professores da FAE Centro Universitário, de Curitiba/PR. Participaram desses dois momentos, a equipe e voluntários da Pastoral Universitária da FAE,  Frei Ruan Sguissardi e  Frei Gabriel Nogueira, do Convento São Boaventura.

Frei Gilberto abordou algumas possíveis definições sobre a espiritualidade, como por exemplo, uma transformação que a mística produz na pessoa. E, essa mística é o encontro com o Sagrado. Logo em seguida, explicou a função prática da espiritualidade, que ajuda o ser humano a fazer um caminho de reflexão, discernimento e ressignificação. O frade exemplificou, a partir da espiritualidade do Novo Testamento. Na sequência, discorreu sobre a espiritualidade de Francisco de Assis que nasce de uma crise humana e religiosa. A partir de então há uma busca por uma resposta e o encontro com o Evangelho, que levou a inúmeros gestos concretos. Frei Gilberto evidenciou alguns valores da espiritualidade franciscana e como podem contribuir para nossas relações com todas as criaturas, sobretudo para ressignificar determinados sentimentos. Nesse sentido, a espiritualidade franciscana contribui para uma formação integral, pois nos ajuda a compreender que não somos seres acabados, mas seres em caminho e em relação. Assim, acontecimentos e experiências enriquecem a nossa vida. Essa percepção contribui para sermos apaixonados pela criação e para um processo de ressignificação de nossas atitudes, a partir do Sagrado.

No período da tarde, um grupo de 9 voluntários e 2 frades realizaram um gesto concreto. Realizaram visitas on-line para 9 colaboradores da FAE Centro Universitário, entre funcionários e professores. Como dito na palestra do período da manhã, com o Frei Gilberto, a tecnologia pode dificultar ou facilitar a Formação Integral. A experiência realizada nessa tarde do dia 24 de outubro, contribuiu para facilitar. Foi um momento de muita expectativa por estar sendo realizada pela primeira vez de forma totalmente on-line.


Frei Ruan Sguissardi, Frei Gabriel Nogueira e Wellington Kihara, pela Pastoral Universitária FAE