Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gabriel será ordenado presbítero neste sábado

10/01/2020

Notícias

Pato Branco (PR) – Com o juramento de fidelidade na Celebração Eucarística, nesta sexta-feira (10/01), às 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR), foi encerrado o Tríduo Preparatório para a ordenação presbiteral de Frei Gabriel Vargas Dias Alves, que será realizada neste sábado, 11 de janeiro, às 18 horas, pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), Dom Edgar Xaxier Ertl. No domingo, 12 de janeiro, Frei Gabriel celebra a Primeira Missa na Matriz São Pedro Apóstolo, às 9h30.

O pároco local, Frei Alex Sandro Ciarnoscki, presidiu a Celebração, que contou com a presença do Vigário Provincial Frei Gustavo Medella; de Frei Gabriel, que participou como diácono da última Missa antes de ser ordenado; de Frei Alisson Zanetti, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Franciscana da Imaculada Conceição; de confrades de toda a Província;  dos pais de Frei Gabriel – Fábio Vicente Alves e Elisabete Vargas Alves – e dos fiéis paroquianos.

Frei Gabriel convidou seu confrade Frei Vanderlei da Silva Neves, guardião da Fraternidade São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), para fazer a pregação neste último dia do Tríduo. Frei Vanderlei ressaltou a importância de o sacerdote ser o verdadeiro servidor da comunidade, além de lembrar que ele é presbítero na Ordem dos Frades Menores em que o fundador, São Francisco de Assis, tinha reverência por aqueles que abraçavam essa vocação.

“É através do presbítero que temos a possibilidade de termos Cristo em nossas vidas e em nossos corações. Temos a oportunidade de reconciliarmos com Deus, abrirmos o nosso coração e dizer o que nos distancia do projeto de Deus. É através do presbítero que temos a graça de termos nossos doentes ungidos. E essa unção é um sinal da presença de Deus em nosso meio. Com certeza, é uma missão que vai requer de Frei Gabriel uma dedicação, um carinho, um amor muito grande”, disse. “E como presbítero franciscano somos convidados a vivermos nosso ministério como Frades Menores”, lembrou.

Citando o Evangelho do dia, Frei Vanderlei frisou que Jesus se deixa comover pelo sofrimento humano. “É justamente com essa característica que nós somos convidados a exercer o nosso ministério. É com essa característica que cada pessoa que se faz presente é convidada a perceber que Jesus se faz presente em nossas vidas”, ensinou, lembrando que tudo depende de como se assimila a Palavra de Deus. “Não devemos assimilar como peso ou como uma exigência que Deus impõe a cada pessoa, não!”, destacou.

Infelizmente, segundo Frei Vanderlei, hoje em dia muitos segmentos não mais têm essa preocupação com o sofrimento humano. “As relações são virtuais, passageiras e superficiais”. Referindo-se ao tema que Frei Gabriel escolheu para sua ordenação – A água que eu lhe der será nele uma fonte que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14) -, o pregador disse que esse tema nos convida a termos Jesus como modelo de vida. “Ele nos convida a fazer com que a Palavra de Deus faça parte de nossa vida. E aí somos convidados a termos Jesus como modelo de vida. Quando olhamos para Jesus, vamos ver alguém que tem compaixão pelo outro, que se coloca no lugar do outro, que experimenta a dificuldade e a dor do outro”, disse.

No final, citou Maria como modelo para o presbítero. “Ela soube confiar em Deus. Com certeza, em nossas vidas, podemos experimentar a tristeza, que é comum para qualquer pessoa. Quando isso acontecer, Frei Gabriel, lembre-se do Cristo acolhedor; lembre-se de Maria, que se coloca nos braços de Deus. Somos convidados a nos inspirarmos em Cristo e Maria”, ensinou, pedindo orações ao povo.

Logo após a reflexão de Frei Vanderlei, Frei Gabriel fez o juramento de fidelidade com as mãos sobre o livro do Evangelho. Frei Alisson explicou o significado deste gesto, onde Frei Gabriel declarou conhecer a obrigação e encargos que decorrem do ministério ordenado. No final, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, deu a bênção às vestes de presbítero que Frei Gabriel vai usar neste sábado.

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu no dia 14 de outubro de 1985, Frei Gabriel ingressou na Ordem dos Frades Menores em 2009, quando vestiu o hábito franciscano em Rodeio. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia. Para ele, as experiências missionárias em Angola, na Amazônia e na Rocinha marcaram sua vida. Foi ordenado diácono em 2018 e foi transferido para prestar serviço na Frente de Educação da Província, residindo na Fraternidade Bom Jesus da Aldeia. Reside atualmente na Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco.

Comunicação da Província da Imaculada Conceição

VEJA A ENTREVISTA DE FREI GABRIEL


VEJA MAIS IMAGENS DO ENCERRAMENTO TRÍDUO PREPARATÓRIO PARA A ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE FREI GABRIEL ALVES