Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gabriel será ordenado diácono neste domingo

28/02/2018

Notícias

Gabriel-830

Com o lema “Cada manhã Ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo” (Is 50,4b), Frei Gabriel Vargas Dias Alves será ordenado diácono por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, no dia 4 de março, às 9h30, na Igreja Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR).

Filho de Elisabete Vargas e Fábio Vicente Alves, Frei Gabriel nasceu no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1985. É irmão de Vanesa Vargas Dias Alves.

Em 2006 iniciou o acompanhamento vocacional no Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro. Ingressou no Aspirantado de Ituporanga em 2007 e vestiu o hábito franciscano em 2009. Cursou Filosofia até 2012 e seguiu para a Missão de Angola, onde viveu o seu Ano Missionário. Retornou ao Brasil para cursar Teologia em Petrópolis e atualmente reside na Fraternidade Bom Jesus da Aldeia, em Curitiba, onde está a serviço da educação.

Para Frei Gabriel, ser diácono é, antes de tudo, encarnar o traço mais característico de Jesus: o do serviço. “Desde a encarnação, todas as dimensões e momentos de sua vida revelam e tornam presente um amor que não é um conceito ou uma emoção volúvel, mas algo que, sendo-lhe intrínseco, faz-se concreto num modo de ser que é doação. Esse sentido tão simples e, ao mesmo tempo tão profundo, como é próprio das coisas simples, é um grande desafio. Num tempo onde em muitas instâncias o que se afirma é o ‘ser-para-si’ mesmo, em detrimento do outro, ser ordenado diácono é participar da diaconia do Cristo. De um modo próprio, mostrar que o projeto do Reino vai na contramão do individualismo e do utilitarismo e que isso não é uma negação de si mesmo, mas é parte da criação. Verdadeiramente é ‘ser-para-o-outro’”, complementa o futuro diácono.

Confirme sua presença!

Gabriel-830-convite