Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Fidêncio escreve sobre o processo eletivo

22/05/2013

Notícias

Em conformidade com os Estatutos Gerais da Ordem dos Frades Menores, foram convocados os presidentes e vice-presidentes das Conferências que, em comunhão com o Definitório Geral, iriam escolher o novo Ministro Geral para substituir a Frei José Rodríguez Carballo…

1. Retiro de preparação

No dia de ontem, 21 de maio, os 34 frades convocados para eleger o Ministro Geral se recolheram para um dia de reflexão e partilha. No período da manhã, após a celebração eucarística, ouvimos uma belíssima reflexão de Frei Paolo Martinelli, OFMCap, tendo como tema “A Missão do Ministro Geral segundo as Fontes Franciscanas”. Esta reflexão não apenas serviu para termos critérios na escolha do novo Ministro Geral, mas serviu, e muito, a todos nós que também exercemos este ministério nas nossas entidades provinciais.

Frei Fidêncio e Frei Michael

Frei Fidêncio e Frei Michael

Depois da reflexão de Frei Paolo, todos nos reunimos na igreja da Cúria para uma hora de oração e adoração pessoal diante do Santíssimo.

No período da tarde, o Secretário Geral da Ordem, Frei Aidan McGrath, apresentou um relatório acerca das atividades do Definitório Geral já desenvolvidas, em especial os mandados do último Capítulo Geral e aqueles mandados que ainda estão por serem executados. E, na sequência, votamos o “Regimento para a eleição do novo Ministro Geral, ad complendum sexennium“. Além de votarmos o regimento, também elegemos o “Presidente do Colégio de Eleitores”, Frei Vicenzo Brocanelli.

Ainda no período da tarde ouvimos uma síntese do trabalho e estudo encomendado pela Ordem à equipe de pesquisa dos Salesianos em vista de uma leitura indisciplinar sobre a situação da Ordem, organizado pela equipe do Pe. Renato Mion. Esta pesquisa deverá ser assunto de estudo e análise da Ordem em sua preparação para o próximo Capitulo Geral e, sem dúvida, uma das tarefa que o novo Ministro Geral terá pela frente nos próximos dois anos.

E ao término deste dia de preparação, antes da Oração das vésperas, foi feita a primeira prévia para a eleição do Ministro Geral.

2. A eleição

Nesta manhã, do dia 22 de maio de 2013, o Definitório, os presidentes e vice-presidentes das Conferências e mais a fraternidade da cúria Geral nos reunimos para a celebração eucarística, onde pedimos a graça Daquele que, segundo São Francisco, é por excelência o “Ministro Geral da Ordem”: o Divino Espírito Santo.

Depois da Eucaristia e do café matinal, às 9 horas, nos recolhemos na sala para iniciarmos o processo de eleição do novo Ministro Geral. Seguindo a votação segundo o regimento para a eleição do novo Ministro Geral, não demorou muito para que os sinos da Basílica da Cúria Geral anunciassem que tínhamos um novo Ministro Geral: FREI MICHAEL ANTHONY PERRY.

Ao soar dos sinos, todos os frades presentes na Cúria se reuniram  numa caminhada processional, entoando o TE DEUM, para a celebração de posse do novo Ministro.

Frei Michael, muito simples e seguro, emocionado e sereno, sabedor das suas próprias limitações, pediu a todos os frades para que, de mãos dadas e unidos em Deus, nos ajudássemos na edificação da nossa Ordem. Para tanto, ele nos deu a bênção de São Francisco.

Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil