Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Veja como foi o primeiro dia dos capitulares

23/09/2014

Notícias

Moacir Beggo

AGUDOS (SP) – Até o final do dia da quinta-feira (25), o Seminário Santo Antônio de Agudos será a “Porciúncula” da Província da Imaculada Conceição. Começou nesta terça-feira (23), oficialmente, o Capítulo das Esteiras, um encontro que reúne cerca de 250 frades da Província da Imaculada para celebrar simplesmente a vida fraterna, assim como faziam os primeiros frades da Ordem Franciscana ao se reunirem com o seu fundador São Francisco de Assis na igreja de Santa Maria dos Anjos, a pequena e querida Porciúncula.

fidencioA Capela do Seminário voltou a ‘se vestir’ de marrom, revivendo os momentos inesquecíveis do último Capítulo das Esteiras, em 2009. Às 8 horas, numa bela manhã de sol e céu azul em Agudos, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel deu início à Celebração Eucarística que abriu o Capítulo das Esteiras. Frei Almir Guimarães fez uma emocionante e poética acolhida dos capitulares. “Ei-nos no limiar do Capítulo das Esteiras 2014! Um sentimento de alegria profunda quase nos paralisa a voz. Eles esses tantos, que não vemos a toda hora, estão aí… Esses novos, bem novos, esses seres na maturidade da vida física e mentalmente, esses mais idosos caminhando com dificuldades, até com uma bengada e os joelhos cambaleantes, estamos aqui. E estamos no esplendoroso espaço do Seminário que tanto nos fala. Um sentimento de alegria quase nos paralisa a voz. São muitos e diversos… Com estes e aqueles fizemos caminhada na Penha, no Convento Santo Antônio do Rio, na cidade de Amparo, nas terras da África… Eles estão aí com seus mistérios, suas sombras e luzes, seu desejo de buscar as estrelas e a convicção de que o homem velho custa a morrer… Estão aí com o rosto aberto, com um sorriso sereno dançando nos lábios. A presença de tantos frades quase paralisa a voz…”, falou, emocionado, Frei Almir.

Frei Fidêncio também colocou como destaque de sua homilia a fraternidade. “Caríssimos confrades, se neste primeiro dia do Capítulo das Esteiras desejamos evidenciar o nosso ‘ser-irmão’, o “ser-fraternidade’ como núcleo fundamental do nosso carisma, também a Palavra de Deus que acabamos de ouvir no Evangelho vem ao nosso encontro para dizer-nos que somos verdadeiramente irmãos quando juntos, reunidos em torno do mesmo Senhor e Mestre, nos dispomos a ‘ouvir a Palavra de Deus e a colocá-la em prática’ (Lc 8, 19-21)”, disse o Ministro Provincial.

geralSegundo Frei Fidêncio, faz parte dessa fraternidade aquele ou aquela que realmente deseja estar próximo do Senhor. E fraternidade é fraternidade quando ela se predispõe a escutar/ouvir a Palavra, que se organiza a partir da Palavra e consequentemente percebe que é a Palavra do Senhor que confirma e autoriza a Fraternidade para que ela realmente seja uma fraternidade evangelizadora”, enfatizou.

Segundo o Ministro Provincial, a fraternidade não tem vigor se não houver esforço pessoal e comunitário de querer caminhar ao encontro do Senhor. “A fraternidade não se sustenta quando ela, acomodada do ‘lado de fora’, apenas espera que o Senhor venha ao encontro (‘tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem ver-te’)”, observou. Frei Fidêncio deixou uma mensagem aos capitulares: “Por isso, creio que todos nós, com muita facilidade e astúcia, sabemos identificar nossas dificuldades que nos colocam ‘lado de fora do espírito da verdadeira fraternidade’”.

Terminada a celebração eucarística, os frades se reuniram no Salão Nobre do Seminário, onde assistiram um vídeo com o tema “O Sentido do Capítulo das Esteiras”, partindo da primeira comunidade franciscana até os capítulos das Esteiras realizados em Agudos. Três frades fizeram as seguintes reflexões que servirão de base para as atividades em grupo na parte da tarde: Frei João Mannes abordou o tema “Frades entre nós”; Frei Atílio Battistuz falou sobre “Frades entre as criaturas”; e Frei Evaristo Spengler encerrou a parte da manhã com o tema “Frades em estado permanente de missão” (veja matéria à parte).