Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Evaristo: “Eu quero caminhar com vocês!”

08/06/2016

Notícias

evaristo_820

Nomeado bispo pelo Papa Francisco no último dia 1º de junho para a Prelazia do Marajó, Frei Evaristo Spengler teve o seu primeiro contato com o povo da Ilha do Marajó, ao chegar na capital Soure na manhã desta quarta-feira, 8 de junho.

evaristo_450Recebido com alegria e carinho pelo povo no Trapiche Municipal de Soure (pequeno porto de onde partem as barcas), Frei Evaristo saiu em carreata pelas principais ruas da cidade e fez o seu primeiro discurso na Prefeitura da cidade.

Como era de se esperar de Frei Evaristo, bastaram poucas palavras para conquistar o povo com o seu carisma. Agradeceu a recepção do povo “alegre, corajoso e acolhedor”, e conquistou a simpatia de todos ao revelar que sua primeira missão em Belém, capital do Pará, foi visitar o bispo emérito Dom Frei José Luiz Azcona, que se recupera de várias cirurgias depois de ser atacado por um búfalo quando participava de uma procissão em Soure. “Fiquei feliz de vê-lo se recuperando bem das cirurgias. Primeiro convite que fiz a ele foi para que volte a Marajó para morarmos juntos”, revelou, sendo ovacionado pelo povo. “Assim, ele estará conosco na Ilha de Marajó. Aqui é o seu lugar, aqui ele passou a sua vida inteira e me disse que gostaria de passar ‘o resto de seus dias com o meu povo do Marajó’. Vamos continuar rezando por sua recuperação para que seja rápida e total. E que, em breve, ele possa estar conosco no Marajó!”, desejou.

Frei Evaristo se apresentou explicando que é um “bispo franciscano”. “Eu sou frade menor. Eu vim aqui para conhecer esse povo, para caminhar com esse povo e conhecer a história dessa Igreja. Eu quero caminhar junto com vocês e trabalhar pela Igreja de Deus”, prometeu, elogiando mais uma vez a religiosidade do povo. “Já sei que têm um coração maravilhoso e cheio da misericórdia de nosso Bom Deus”, completou.

Segundo a Pascom de Soure, Frei Evaristo preside Missa de Ação de Graças às 20 horas na Catedral.

marajoFrei Evaristo viajou ainda no sábado, 4 de junho, para Brasília, onde visitou o seu confrade Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB. Na segunda-feira, viajou para Belém, onde pôde visitar Dom José Luis Azcona e fez a seguinte confissão: “D. José, não sei ser bispo. Só sei ser frade menor”. D. Azcona respondeu a ele: “Também não sabia. Aprendi com o Espírito Santo e com o povo”.

Na terça-feira, Frei Evaristo se reuniu com os bispos do Regional Norte II, que é presidido pelo também seu confrade D. Bernardo Johannes Bahlmann. Desta reunião participaram os bispos Dom Alberto Taveira Corrêa e Dom Irineu Romanconpo.

Bem-humorado como sempre, Frei Evaristo chegou nesta quarta a Soure e brincou com a Fraternidade de São Paulo via WhatsApp: “Parece que vou ter que dispensar a carteira de motorista”, disse, referindo-se ao fato de se usar os búfalos como meio de transporte na Ilha.

Veja mais no Facebook da Pascom de Soure

Fotos: Facebook de Dilcineia Silva

Veja mais sobre a nomeação de Frei Evaristo.