Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Evaldo é convidado a ser “sal e luz” como presbítero

16/02/2020

Notícias

Moacir Beggo e Diogo Rossoni (fotos)

 Xaxim (SC) – As qualidades do verdadeiro discípulo, descritas nos símbolos do sal e luz, esteve no centro da mensagem do bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ, ao novo presbítero da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Evaldo Ludwig. Tendo como lema – “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” – Frei Evaldo foi ordenado presbítero neste sábado, às 19 horas, na Matriz São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), no Oeste Catarinense.

“Ser sal e ser luz. Isso que queremos continuar celebrando agora com a ordenação de Frei Evaldo, que já foi luz e sal, mas hoje, como presbítero, fazendo com que esse ser sal e ser luz seja mais forte, significativo e firme na sua vida pessoal e daquelas pessoas que fizerem parte de sua caminhada”, pediu Dom Odelir.

A Matriz lotou para ver esse momento histórico na vida de Frei Evaldo. A celebração teve como testemunhas paroquianos, familiares (Evandro e Maristela, irmãos), e amigos. Além do Definidor Provincial, Frei Alexandre Magno, representando o Governo Provincial, a Fraternidade local e confrades de diversos Regionais da Província marcaram presença. Também vieram partilhar da alegria de Frei Evaldo diferentes comunidades da região, como os paroquianos de Lages, Curitibanos e Gaspar, onde Frei Evaldo residiu antes.

 

“Motivado pelo desejo de fazer da sua própria vida um testemunho que seja motivo de louvor e glória a Deus, Frei Evaldo assume seu ministério presbiteral com o desejo de ser verdadeiro sal da terra e luz do mundo, assim como o foi Frei Bruno Linden, modelo de vida e santidade para todos nós”, anunciou o comentarista da celebração, Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província.

Frei Evaldo, que é natural de Gaspar, preferiu ser ordenado em Xaxim, já que sua família reside em São Lourenço, cidade próxima a Xaxim. Ele aproveitou os grandes momentos celebrativos do Ano Jubilar da Paróquia São Luiz Gonzaga para partilhar sua ordenação. Tanto que ela fez parte do último dia do Tríduo preparatório para a 8ª Festa de Frei Bruno, que se encerra neste domingo, às 10 horas, quando estará celebrando a sua Primeira Missa.

O RITO

Frei Evaldo teve ao seu lado, na procissão de entrada, o pai Arno Inácio Ludwig e a mãe Doralina Rodrigues Ludwig, que permaneceram com ele até ser chamado para se aproximar do bispo. Teve início, então, o rito da ordenação, que obedeceu a seguinte ordem: a eleição do candidato; homilia, propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice (VEJA MAIS SOBRE O RITO DE ORDENAÇÃO).

Frei Alexandre Magno, Definidor Provincial, apresentou Frei Evaldo a Dom Odelir e deu o testemunho, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição, e a senhora Nilza Conradi, liderança da Paróquia Nossa Aparecida, de Lages, deu o seu testemunho em nome do povo de Deus, que ele “era considerado digno” para o ministério sacerdotal.

Na homilia, Dom Odelir disse que a mensagem maior desse momento é ver esse jovem que poderia ter escolhidos outros caminhos, mas fez esse discernimento e hoje se consagra de modo definitivo no ministério presbiteral. Confessou sua alegria por estar ordenando um filho da terra de Campo Erê (SC), onde é natural.

Emoção para os pais de Frei Evaldo, D. Doralina e o sr. Arno Ludwig

Falando com os pais de Frei Evaldo, Dom Odelir destacou que a vocação nasce na família. “E o Papa Francisco tem aquela mensagem bonita que fala que a vocação nasce na família e cresce na comunidade”. Segundo o bispo, aquilo que Frei Evaldo está fazendo hoje é um passo mais radical. “Ele assume o seu batismo de um modo mais radical, no carisma franciscano e no seguimento de Jesus Cristo”, disse.

Dom Odelir também fez referência às Missões Franciscanas da Juventude, dizendo que era uma alegria celebrar a ordenação na Paróquia que nos últimos dias teve um movimento missionário. “E depois vieram outros momentos de celebração, como a Festa de Frei Bruno”, ressaltou, perguntando quem conhecia Frei Bruno. Um bom número de pessoas levantou a mão. “O tema da festa que escolheram, ‘Oração e Caridade’, resume esse testemunho bonito do frade que vai em saída, que visita as famílias, os doentes e se encaixa na mensagem do Papa Francisco de uma Igreja Missionária que vai ao encontro dos mais necessitados. Tudo isso inspira muitos vocacionados (as)”, destacou.

Como é uma característica sua, o bispo pediu ao ordenando para explicar por que ele escolheu esse lema: “Vós sois o sal da terra – vós sois a luz do mundo”. “Eu escolhi ser um simples presbítero por cumprir o meu batismo e o que Jesus pede a todos nós que sejamos ‘sal da terra’ para dar gosto à vida. E quem dá gosto à vida das pessoas, torna-se luz automaticamente”, explicou Frei Evaldo.

Dom Odelir lembrou que, ao longo da história, tantas pessoas foram dando sabor, sendo sal. “São Francisco do seu jeito, Frei Bruno do seu jeito. E assim por diante, cada um de nós, do nosso jeito”, disse, pedindo: “Seja um sacerdote com o coração de Jesus”.

No propósito do eleito, diante da Igreja e no diálogo com o bispo, Frei Evaldo manifestou seu consentimento a respeito de seu chamado ao ministério presbiteral, suas funções e seu modo de vida.

Em seguida, foi cantada a Ladainha de todos os Santos, quando o eleito se prostrou, como sinal de sua total entrega a Deus. Veio, então, o momento central da ordenação com a imposição das mãos, um gesto de tradição bíblica e apostólica, e a prece da ordenação. O bispo e todos os presbíteros impuseram as mãos sobre Frei Evaldo, a fim de que o Espírito Santo possa iluminar e renovar o seu coração no serviço a Deus em favor de todo o povo de Deus.

Terminada a oração consecratória, os pais trouxeram a estola e a casula, vestes que representam o trabalho assumido pelo neo-sacerdote. Pela Fraternidade, Frei Vanderlei Neves e Frei Jacir Zolet, ajudaram Frei Evaldo a se vestir com os paramentos e, na sequência, pôs-se de joelhos diante do bispo para que este ungisse suas mãos com o Óleo do Crisma e as atasse com uma fita que foi desamarrada pelo pais Arno Inácio e Doralina. Eles tiveram a graça de receber a primeira bênção do filho agora presbítero, num momento de sempre muita emoção.

As oferendas do Pão e do Vinho foram trazidas pelo casal Leonor e Suzana Cuprinski, amigos de Frei Evaldo e membros da Comunidade Ary Lunardi. Dom Odelir as entregou a Frei Evaldo como sinal da oferenda do povo que de agora em diante ele irá apresentar em cada Eucaristia: “Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”, rezou. Num gesto de comunhão fraterna, representando a acolhida do neo-sacerdote entre os presbíteros, Frei Evaldo recebeu o abraço da paz de Dom Odelir, de seus confrades e dos sacerdotes presentes.

Ordenado, Frei Evaldo concelebrou no altar: “Inicia-se, agora, a Liturgia Eucarística. As oferendas do Pão e Vinho, que já estão sobre o altar, são apresentadas juntamente com a oferenda da vida e vocação de Frei Evaldo, que celebra pela primeira vez como presbítero”, explicou Frei Diego. Neste domingo, 16 de fevereiro, o ordenado presidirá a sua Primeira Missa nesta Paróquia.

AGRADECIMENTOS

A duas turmas de Frei Evaldo (a do noviciado e a de Teologia), entregaram um presente ao novo presbítero e deram um afetuoso abraço coletivo. “Saiba que você não está sozinho, estamos contigo neste serviço! Seja feliz e seja fecundo no seu ministério”, disse Frei Leandro Costa.

O Definidor Provincial, Frei Alexandre Magno, em nome da Província da Imaculada, agradeceu a Frei Evaldo pela sua perseverança e a todo o povo de Xaxim, especialmente pela acolhida dos frades e dos jovens nas Missões Franciscanas da Juventude. Agradeceu a Dom Odelir: “Obrigado pelo carinho para conosco e por esse apoio sempre constante, nos lembrando essa vocação primordial de estarmos sempre obedientes ao seu pastor”, disse. “A vocês, povo de Deus, um pedido para continuarem rezando pelos frades, rezando pelas famílias e abrindo as portas para que as vocações possam nascer na casa de vocês. Essa Paróquia tem uma longa tradição franciscana. A gente respira o clima franciscano nesta cidade”, observou.

O pároco Frei Gilson Kammer agradeceu, em nome da Paróquia São Luiz Gonzaga, a Frei Evaldo por permitir participar de sua vida nesta ordenação. “Obrigado pela presença de cada um de vocês e obrigado Dom Odelir por aceitar presidir esta celebração. Que Deus abençoe nossas famílias e que a gente possa ser sal e luz na vida de nossos filhos e de tantas pessoas”, enfatizou.

Frei Evaldo começou seus agradecimentos lembrando o título de uma matéria de Dom Odelir no Jornal Diocesano: “Se o coração não arder os pés não andam”. Segundo ele, durante toda a sua caminhada procurou cultivar esse ardor por onde passou. Agradeceu a Dom Odelir, a todos seus familiares e amigos que se juntaram nesta família. “A    vocês os meus mais sinceros agradecimentos”, disse, lembrando também as duas turmas que teve na etapa formativa. Muito obrigado pela presença de todos os confrades que vieram de longe”.

“Ainda estamos anestesiados com as Missões Franciscanas da Juventude”, disse, pedindo a todos os jovens para se aproximarem do presbitério. “Sem dúvida nenhuma, as Missões não marcaram nosso coração, mas continuam marcando. Eu disse numa entrevista que essas Missões foram o momento mais forte da minha vida franciscana. As missões desafiam a ter coragem, desafiam a sair do nosso conforto”, enfatizou.

Os jovens, contudo, não esqueceram de agradecer e homenagear às comunidades que acolheram os jovens nas Missões, levantando cartazes com os dizeres “Obrigado, Comunidades!”. Segundo eles, as missões não poderiam ter acontecido sem as comunidades. “Somos eternamente gratos por cada um de vocês que ajudaram a realizar esse sonho de muitos jovens. Que São Francisco esteja sempre intercedendo por vocês junto a Deus!”, pediram. Os jovens terminaram fazendo uma homenagem emocionante a Frei Evaldo e dando um abraço coletivo.

Ao término da celebração, Frei Evaldo deu sua primeira bênção ao povo e Dom Odelir estendeu suas mãos sobre o ordenado, dizendo: “Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprir com fidelidade os deveres de presbítero”.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA