Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Estêvão: Que lugar Deus ocupa em nossa vida?

13/06/2015

Notícias

Moacir Beggo

Santos (SP) – O Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit, apresentou na celebração Eucarística das 12 horas, no Santuário Santo Antônio do Valongo (Santos),  dois grandes ensinamentos que Santo Antônio nos deixa para a nossa vida: acolher Deus como se acolhe uma criança, com todo cuidado, com todo carinho, dando a Ele o lugar mais importante na vida, e se colocar na escuta do coração de Deus.

Frei Estêvão chegou a estes dois pontos em sua pregação depois de escolher dois símbolos muito significativos de Santo Antônio: o Menino Jesus em seus braços e a Bíblia Sagrada.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A HOMILIA

missa_homiliaCaros irmãos, caras irmãs

Quando nós nos despedimos de pessoas queridas – pais, avós, bisavós etc – que partiram antes para a eternidade, quanto mais distante ficamos delas, parece que mais simples fica a mensagem que eles nos deixaram. Às vezes um gesto, uma palavra, que foi importante na vida deles.

Assim também é na nossa vida de cristãos. Caminhantes na fé, sabemos que antes de nós muitas outras pessoas professaram essa fé, sustentaram essa fé, viveram dessa fé, dando testemunho de Jesus Cristo. E assim surgiu um costume entre nós, cristãos, de fazer uma imagem daqueles que são modelos de fé, a fim de não esquecê-los. É apenas uma imagem, mas nos recorda que viveram antes de nós testemunhando a sua fé.

Assim é com Santo Antônio. Outro dia dizíamos que no mundo inteiro a gente encontra imagens de Santo Antônio. Isso é curioso, é significativo. Mas nós já refletimos um pouco sobre isso. Hoje, gostaria de convidá-los a olhar novamente a imagem de Santo Antônio e observar alguns  símbolos que o povo cristão criou e que nos falam muito, principalmente no dia de hoje.

Santo Antônio segura nas mãos símbolos que têm uma mensagem muito importante para nós, que resumem, por assim dizer, a vida do santo, mas ao mesmo querem nos lembrar a fé de Santo Antônio, alimentar a nossa fé, nós que caminhamos nessa fé dando continuidade a este testemunho de Santo Antônio.

missa_ouvir

Para Frei Estêvão, é preciso se colocar na escuta do coração de Deus

E a primeira pergunta é: que símbolos vocês descobrem na imagem de Santo Antônio?

A Sagrada Escritura, a imagem do Menino Jesus, o pão, o lírio. Ao menos esses quatro símbolos querem nos dizer alguma coisa muito importante e nos ajudar a entender a vida do santo, mas ao mesmo tempo querem nos dizer o que é importante na nossa vida.

Nós não vamos ter tempo para falar dos quatro símbolos. Eu só escolho dois. O mais frequente é o Menino Jesus, pois não há imagem de Santo Antônio sem ele. E aí está a primeira coisa que nos deve chamar a atenção. Pouquíssimas imagens de santos ou santas têm o privilégio de carregar o Menino nas mãos. Somente Nossa Senhora, São José, Santo Antônio e eventualmente São Benedito, que foi irmão de hábito de Santo Antônio.

Evidentemente, isso nasceu de uma visão enquanto Santo Antônio rezava. Ele viu a presença de Deus na forma do Menino Jesus. Mas essa visão vai muito além daquele momento que viu o Menino Jesus. Tornou-se significativa a presença do Menino na vida de Santo Antônio. Vamos pensar um pouco do por quê. Quantos de vocês são pais e mães? Quando tiveram os filhos, quando receberam essa graça de dar início a uma nova vida, de cuidar e acompanhar a criança, praticamente tiveram suas vidas transformadas. O que antes era de um jeito, agora tudo mudou e gira em torno daquela criança recém-nascida, que precisa de todos os cuidados.

Acho que aí encontramos a primeira mensagem do Menino Jesus nas mãos de Santo Antônio e que gostaria que levassem para a sua vida. Assim como os pais devem cuidar 24 horas deste recém-nascido, desta criança que lhes foi confiada, assim o Menino Jesus nos braços de Santo Antônio quer nos questionar: como é que nós cuidamos de Deus na nossa vida?

Será que Deus está presente 24 horas na nossa vida? Será que a nossa principal preocupação é ter Deus presente na nossa vida? Será que Deus é o centro de nossa vida? Ou só manifestamos nossa fé de vez em quando? O Menino Jesus, que representa Deus nos braços de Santo Antônio, quer nos revelar isso hoje. Como nós damos espaço, lugar, importância a Deus em nossa vida? Vamos levar essa mensagem de Santo Antônio para a nossa vida.

O segundo símbolo que nós vimos é a Sagrada Escritura. Não só porque Santo Antônio é um estudioso, não só porque Santo Antônio é um evangelizador. Não só porque depois que ele morreu a Igreja reconheceu o ensinamento dele e até o declarou Doutor da Igreja. Não! As Sagradas Escrituras nas mãos de Santo Antônio querem nos dizer outra coisa muito importante.

Novamente faço uma pergunta a vocês, principalmente às mães. Nós, seres humanos, temos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. E a pergunta que faço, com base científica, é qual o primeiro sentido que a criança, durante a gravidez, desenvolve? A ciência diz que é a audição. A primeira coisa que a criança, no ventre da mãe faz, é ouvir o coração da mãe pulsar. E assim também na nossa vida de fé.

Se este é o primeiro sentido, “ouvir o pulsar do coração da mãe”, viver a fé nada mais é do que também se colocar na escuta do coração de Deus, da presença de Deus na nossa vida. E muitas vezes fazemos o contrário: achamos que temos de encher o ouvido de Deus para ele nos atender, para ele fazer o que queremos. Mas Santo Antônio nos diz: “Não, minha gente, nós cremos num Deus que nos fala. E se Deus nos fala – e para isso tem a Sagrada Escritura na mão -, a grande tarefa da nossa fé é ouvir. Ouvir o que ele tem a nos dizer, não só a partir das palavras da Sagrada Escritura, mas ouvir em todos os momentos da nossa vida, principalmente nas dificuldades, nos conflitos, nas adversidades. Perguntar sempre o que Deus quer nos dizer, o que Deus quer de nós.

Vejam, dois grandes ensinamentos que Santo Antônio nos dá hoje para a nossa vida. Vamos acolher Deus como se acolhe uma criança, com todo cuidado, com todo carinho, vamos dar a Ele o lugar mais importante. E ao acolher Deus, a segunda mensagem é esta: vamos ouvir hoje o que Deus nos quer dizer.  Muitas vezes é melhor calar a boca, fazer silêncio, para se perguntar o que Deus quer de nós, o que Deus quer que eu façamos.