Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Estêvão é nomeado guardião em Roma

25/07/2016

Notícias

estevao

São Paulo (SP) – A Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, com sede em Roma, divulgou hoje (25 de julho) a nomeação de Frei Estêvão Ottenbreit como guardião da Fraternidade Antonianum de Roma, decisão que foi tomada na última reunião do Governo Geral da Ordem neste início de julho. Esta Fraternidade se compõe de duas comunidades: a do Colégio Internacional Santo Antônio, que reúne frades permanentes, e a Beato Gabriel Allegra, que reúne os estudantes de todo o mundo.

Segundo o Governo da Ordem, a experiência internacional de Frei Estêvão, como Vigário da Ordem – de 1997 a 2003 – e a função de Gerente Geral da Missionszentrale dos Franciscanos, em Bonn (Alemanha) – de 2003 a 2009 – levou a esta escolha, que Frei Estêvão aceitou “em nome da obediência”, já que estava muito envolvido como guardião no trabalho de recuperação do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro, função que assumiu neste ano. “Pretendo viajar a Roma no final de setembro”, adiantou Frei Estêvão, já que o início das atividades na Universidade será em outubro.

Frei Estêvão é natural de Grosswallstadt, na Alemanha, onde nasceu no dia 6 de setembro de 1942. Veio para o Brasil ainda jovem como missionário, onde recebeu o hábito franciscano no Noviciado de Rodeio em 1963. Desde então, Frei Estêvão vem acumulando sucessivamente funções e trabalhos pela Província da Imaculada e pela Ordem. Em 1982 era eleito Vigário Provincial e, logo em seguida, de 1985 a 1994, tornou-se Ministro Provincial. Nesses dois mandatos, não poupou esforços para ver a Missão de Angola se tornar uma realidade, mesmo em meio às enormes dificuldades, especialmente no período da guerra. No ano passado, celebrou com alegria e gratidão os frutos desta Missão com o Jubileu de 25 anos de fundação. Incansável, destemido, Frei Estêvão estava à frente da Província da Imaculada no segundo mandato como Ministro Provincial quando iniciou o processo para o envio dos missionários. “Ver a nossa Fundação celebrando 25 anos me enche, de certo modo, de alegria. Sem querer dizer agora que somos melhores do que os outros. Eu mesmo não tenho explicação para isso”, dizia em entrevista no ano passado. Em 1991, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebrou o centenário de sua restauração graças aos missionários alemães.

Depois do trabalho na Missão Central dos Franciscanos, Frei Estêvão foi eleito novamente Vigário Provincial para o sexênio 2010 e 2015 e, neste ano, assumiu como guardião da Fraternidade do Convento Santo Antônio, continuando a ser assistente da Federação das Irmãs Concepcionistas.

Antonianum

Na sua atual sede e com as relativas estruturas, o Antonianum teve início em 1887, graças à decisão e à iniciativa do então Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores de fundar em Roma um estudo geral para toda a Ordem.

A 20 de novembro de 1890, com a bênção do Papa Leão XIII, foram iniciadas a vida e a atividade acadêmica do Collegium Sancti Antonii Patavini in Urbe. A 17 de maio de 1933, a Congregação para a Educação Católica declarou canonicamente erigido o Athenæum Antonianum in Urbe, com as Faculdades de Teologia, de Direito canônico e de Filosofia, autorizando-o a conferir tais graus acadêmicos. A 4 de junho de 1938, o Sumo Pontífice Pio XI concedeu ao Ateneu o título de Pontifício e a 15 de Agosto do mesmo ano foram aprovados os seus estatutos.

A 4 de Setembro de 2001, a Congregação para a Educação Católica transformou o Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, até então seção da Faculdade de Teologia do Ateneu, erigindo-o como Faculdade de Ciências Bíblicas e de Arqueologia do mesmo Ateneu, com o poder de conferir os graus acadêmicos de bacharelado em sagrada Teologia, assim como a licença e o doutoramento em Ciências Bíblicas e Arqueologia.

O Pontifício Ateneu Antonianum, constituído por quatro Faculdades, viu-se assim em condições para ser distinguido com o título de universidade. Com um solene ato acadêmico se celebrou a elevação do Pontifício Ateneu Antonianum à categoria de Universidade, feita pelo Santo Padre João Paulo II a 11 de Janeiro de 2005.

Moacir Beggo